Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Teses e Dissertações
Início do conteúdo da página

Teses e Dissertações

Última atualização em Sexta, 20 de Agosto de 2021, 23h14 | Acessos: 17436

Dissertações e Teses

2021

O LADO INVISÍVEL DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA: DISCUTINDO A AUSÊNCIA DE MULHERES NA CIÊNCIA POR MEIO DA VISIBILIDADE DE MARIE CURIE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Natasha Obeid El Jamal. 2021. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andreia Guerra De Moraes.

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO MUSEU NACIONAL: ANÁLISE DAS ATIVIDADES APÓS O INCÊNDIO DE SETEMBRO DE 2018
Julia Beatriz Andrade Silveira. 2021. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Borges Rocha.

CONTRIBUIÇÕES DA EPISTEMOLOGIA DE BAS C. VAN FRAASSEN AO ENSINO DE CIÊNCIAS
Marcelo Gonzaga Rodrigues. 2021. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Juliana Machado.

AVALIAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS STEM: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE MATURIDADE APLICADO NA HORTA ESCOLAR URBANA DO CEFET/RJ- MARIA DA GRAÇA
Taciana Novello Gatto. 2021. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marco Antonio Barbosa Braga.

IMAGENS FIXAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: ENTRE CORPOS E PERCEPÇÕES
Renata Barbosa Dionysio. 2021. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Sheila Cristina Ribeiro Rego.

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Gisele Pereira de Oliveira Xavier. 2021. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alcina Maria Testa Braz da Silva.

PERFIL DE ENSINO CTS NO BRASIL ANALISADO A PARTIR DAS DISSERTAÇÕES DE MESTRADOS PROFISSIONAIS ENTRE OS ANOS DE 2005 A 2019 USANDO REDES SOCIAIS
Jonas da Conceicao Ricardo. 2021. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

CIÊNCIA E ARTE EM UM CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL: A CULTURA DA QUARTA DIMENSÃO NO INÍCIO DO SÉCULO XX E AS AMPLAS POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE ARTE E CIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA NA LICENCIATURA EM FÍSICA
Washington Luiz Raposo da Silva. 2021. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Jose Claudio de Oliveira Reis.

 

2020

ARTICULAÇÃO DOS ESTUDO CTS COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
Romulo Goncalves Paes Leme Baptista. 2020. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Tais Conceicao Dos Santos.

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES APONTADAS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÌPIO DE BELFORD ROXO (RJ)
Natalia Brasil Da Silva. 2020. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Giselle Faur De Castro Catarino.

TECNOLOGIA SOCIAL E MEIO AMBIENTE: TENDÊNCIAS EM DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS
Andre Luis Matos Dos Santos. 2020. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Borges Rocha.

O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (PCK) DO PROFESSOR DE QUÍMICA NO LABORATÓRIO DIDÁTICO: RELAÇÕES ENTRE NATUREZA DA CIÊNCIA (NDC) E QUESTÕES PEDAGÓGICAS E EPISTEMOLÓGICAS
Angela Vacaro De Souza. 2020. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Rogerio Lopes Vieites.

ANÁLISE DE PEÇAS PUBLICITÁRIAS DA CAMPANHA “AGRO: A INDÚSTRIARIQUEZA DO BRASIL”: REFLEXÕES SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
Joyce Pereira dos Santos. 2020. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Borges Rocha.

ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA EM UMA ESCOLA LOCALIZADA NA COMUNIDADE DA NOVA BRASÍLIA - COMPLEXO DO ALEMÃO
Clarissa de Oliveira Garcia Franca. 2020. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcilia Elis Barcellos.

CIÊNCIA E ARTE: UMA ALTERNATIVA PARA UM ENSINO SOBRE AS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Taina de Araujo Carvalho. 2020. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Jose Claudio de Oliveira Reis.

COMPREENSÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO SOBRE MODELOS EM BIOLOGIA 
Bruna Levy Pestana Fernandes. 2020. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Juliana Machado.

RELAÇÕES SOCIOCULTURAIS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS NOS PROCESSOS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DA CIÊNCIA NO BRASIL DURANTE A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX 
Douglas da Costa Cardinot. 2020. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andreia Guerra de Moraes.

IMAGENS EM MATERIAIS DIDÁTICOS IMPRESSOS DE ENSINO DE FÍSICA PARA SURDOS 
Suzana Regina Braga Queiroz. 2020. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Sheila Cristina Ribeiro Rego.

ANÁLISE CONCEITUAL DO TERMO CONTEXTUALIZAÇÃO NOS ARTIGOS SOBRE ENSINO CTS EM PERIÓDICOS BRASILEIROS 
Marcia Adriana Maroun. 2020. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Tais Conceição dos Santos.

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO OBJETO PARA FORMAÇÃO CIDADÃ: UM ESTUDO DE CASO BASEADO NO FILME AVATAR 
Amanda Ribeiro dos Santos. 2020. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Gloria Regina Pessoa Campello Queiroz.

METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 
Kleber Mendes Pereira Dias. 2020. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Daniel Guilherme Gomes Sasaki.

UMA PROPOSTA INICIAL DE CARACTERIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DO CONTEÚDO DA SUPERVISÃO DE ESTÁGIO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA 
Karoline Cristina Arruda Sanches. 2020. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Glauco dos Santos Ferreira da Silva.

PERFIL DE ESTUDOS CTS NO BRASIL ILUSTRADO PELAS DISSERTAÇÕES ACADÊMICAS DAS ÁREAS DE ENSINO E EDUCAÇÃO: ANÁLISES POR MEIO DE ACOPLAMENTO DE DADOS E DE MODELAGEM EM GRAFOS 
Camila Cristina Gomes Ferreira De Oliveira. 2020. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

ENSINO DE CIÊNCIAS E A VALIDAÇÃO DO SABER CIENTÍFICO: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA HISTÓRIA CULTURAL DA CIÊNCIA E DA SOCIOLOGIA E FILOSOFIA DE BRUNO LATOUR 
Thiago da Silva Peron. 2020. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andreia Guerra de Moraes.

REFORMISMO SOCIAL E AÇÃO POLÍTICA DE ANDRÉ REBOUÇAS: ENSINO TÉCNICO NO BRASIL EM FINAIS DO SÉC.XIX 
Wladimir Barbosa da Silva. 2020. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Tereza Maria Rolo Fachada Levy Cardoso.

 

2019

UM OLHAR PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ENCONTROS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEMs): DELINEAMENTO DE UMA TENDÊNCIA
Tiêgo dos Santos Freitas. 2019. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Tereza Maria Rolo Fachada Levy Cardoso.

QUANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA CHEGA À SALA DE AULA: ANÁLISE DA GENÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
Bruna Sarpa Miceli. 2019. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Borges Rocha.

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, HISTÓRIA CULTURAL DA CIÊNCIA E CURRÍCULO: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS
Cristiano Barbosa de Moura. 2019. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andreia Guerra de Moraes.

ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES SOBRE NATUREZA DA CIÊNCIA EM FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA
Amanda Pimentel Berk de Queiroz. 2019. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Borges Rocha.

AS TRILHAS ECOLÓGICAS COMO ESPAÇO EDUCATIVO PARA O ENSINO: UM ESTUDO SOBRE AS COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
José Renato de Oliveira. 2019. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Borges Rocha.

MOVIMENTO SURREALISTA E FÍSICA QUÂNTICA: UMA POSSÍVEL APROXIMAÇÃO PARA UM ENSINO DE FÍSICA COMO PROCESSO CULTURAL
Aline dos Santos Silva. 2019. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: José Claudio de Oliveira Reis.

A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO: O CASO DA EXPOSIÇÃO “SAUDÁVELMENTE”
Luiz Ney D´Escoffier. 2019. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marco Antonio Barbosa Braga.

DISCURSOS DOCENTES SOBRE O CURRÍCULO MÍNIMO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA E A FÍSICA MODERNA: CAMINHOS PARA UM ENSINO CONTRA-HEGEMÔNICO
Luciana Santana da Silva. 2019. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Gisele Faur de Castro Catarino.

COPÉRNICO E A CIÊNCIA ÁRABE NO ENCONTRO DE CULTURAS: UMA CONTRANARRATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Emanuel Martins Cardoso. 2019. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcília Elis Barcellos.

CONTRIBUIÇÕES DA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS PARA A SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL SOBRE LIXO, COLETA SELETIVA E RECICLAGEM COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Danielle Cristina Duque Estrada Borim. 2019. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Borges Rocha.

DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO DE CIÊNCIAS INTERCULTURAL CRÍTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
Aline Paixão Miranda Carvalho. 2019. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Gloria Regina Pessoa Campello Queiroz.

AMBIENTES EDUCATIVOS INOVADORES: APRENDENDO COM A REALIDADE PORTUGUESA
Clarice Parreira Senra. 2019. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marco Antonio Barbosa Braga.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA MATEMÁTICA E SEU ENSINO: O DISCURSO DE ALUNOS E PROFESSORES
Renata Gerhardt Gomes Roza. 2019. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alcina Maria Testa Braz da Silva.

DISCUSSÕES EM AULAS DE FÍSICA SOBRE A PARTICIPAÇÃO FEMININA A PARTIR DA OBRA DIÁLOGOS SOBRE A PLURALIDADE DOS MUNDOS
Juliana Cilento da Silva. 2019. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andreia Guerra de Moraes.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE UMA PROPAGANDA TELEVISIVA: SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Ingrid Valadares Carmona. 2019. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Sheila Cristina Ribeiro Rego.

GÊNERO E ENSINO DE CIÊNCIAS: COMO PROFESSORES DA DISCIPLINA ABORDAM O TEMA EM SALA DE AULA
Patrícia da Silva Barros. 2019. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Gloria Regina Pessoa Campello Queiroz.

A TRAJETÓRIA DE VICENTE COELHO DE SEABRA: política, ciência e sociedade no Império Português (1763-1804)
José Ilton Pinheiro Jornada. 2019. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Maria Renilda Nery Barreto.

EXPERIMENTOS HISTÓRICOS E O ENSINO DE FÍSICA: AGREGANDO REFLEXÕES HISTÓRICAS E CONTEMPORÂNEAS ATRAVÉS DA HISTÓRIA CULTURAL DA CIÊNCIA
Wagner Tadeu Jardim. 2019. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andreia Guerra de Moraes.

CIÊNCIA EM CENA: UMA PROPOSTA DE SEQUENCIA DIDÁTICA INTERATIVA SOBRE TEATRO CIENTÍFICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Barbara Doukay Campanini. 2019. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Borges Rocha.

ESTUDOS HISTÓRICOS DE PRÁTICAS CIENTÍFICAS EM AULAS DE FÍSICA A PARTIR DA LEITURA E ESCRITA DE NARRATIVAS: CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS A PARTIR DE UMA DESIGN BASED RESEARCH
Hermann Schiffer Fernandes. 2019. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andreia Guerra de Moraes.

AS TECNOLOGIAS NA CONTEMPORANIEDADE E A QUALIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O OLHAR DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Daniele da Silva Maia Gouveia. 2019. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alcina Maria Testa Braz da Silva.

A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE ANTÔNIO PACÍFICO PEREIRA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONCEPÇÃO DE MEDICINA E ENSINO NA BAHIA (1862-1922)
Anderson Gonçalves Malaquias. 2019. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Maria Renilda Nery Barreto.

ANÁLISE CONCEITUAL DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO CTS EM PERIÓDICOS BRASILEIROS
Ana Paula de Carvalho Silveira. 2019. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Tais Conceição dos Santos.

UM ESTUDO DE CASO SOBRE A GESTÃO DE COMPETÊNCIAS EM UM AMBIENTE EDUCACIONAL INOVADOR
Vitor Oliveira Fontes. 2019. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marco Antonio Barbosa Braga.

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA E O APRENDIZADO DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CEFET/RJ CAMPUS PETRÓPOLIS
Olga Eliana Severino Dick. 2019. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Glauco dos Santos Ferreira da Silva.

A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS HISTÓRICAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-FILOSÓFICA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR
Samuel Mariosa Gumiere. 2019. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: José Claudio de Oliveira Reis.

PROFESSORES DE FÍSICA E OS SABERES DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: ARGUMENTAÇÃO E REPRESENTAÇÃO
Thomas Barbosa Fejolo. 2019. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alcina Maria Testa Braz da Silva.

UMA VISÃO DOCENTE SOBRE AS MENSAGENS DE WHATSAPP DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: O QUE ELAS TÊM A NOS DIZER?
Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes. 2019. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Sergio Eduardo Silva Duarte.

ESTUDANTES COMO AUTORES DE JOGOS DIGITAIS: ASPECTOS DO PROCESSO DE CRIAÇÃO
José Jefferson Aguiar dos Santos. 2019. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Sergio Eduardo Silva Duarte.

DE COMUNIDADE EXTRATIVISTA À SOCIEDADE EDUCADORA: A TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO COMO MEIO DE MODIFICAÇÃO SOCIAL
Welton Marllos Neves Conceição. 2019. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marco Antonio Barbosa Braga.

2018

A CIÊNCIA, SEU ENSINO E SUAS REPRESENTAÇÕES: IMPLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Dayvisson Luís Vittorazzi. 2018. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alcina Maria Testa Braz da Silva.

A COLETIVIDADE COMO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA DOCENTE
Rodrigo Trevisano de Barros. 2018. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Glória Regina Pessoa Campello Queiroz.

A DIVULGAÇÃO CIENTIFICA NO BRASIL E EM PORTUGAL: UMA ANÁLISE SOBRE O TEMA AQUECIMENTO GLOBAL
Igor Leandro Alves de Carvalho. 2018. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Borges Rocha.

A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRJ: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE
Maria de Fátima dos Santos Galvão. 2018. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Glauco dos Santos Ferreira da Silva.

A MATEMÁTICA NA ESCOLA TÉCNICA NACIONAL (1942-1965): UMA DISCIPLINA DIFERENTE?
Paulo Roberto Castor Maciel. 2018. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Tereza Maria Rolo Fachada Levy Cardoso.

A MONTAGEM DE REDES HISTÓRICAS NO ENSINO: UMA VISÃO COMPLEXA DA CIÊNCIA
Marlon Cesar de Alcantara. 2018. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marco Antonio Barbosa Braga.

A TECNOLOGIA NA ABORDAGEM CTS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA EM DOIS PERIÓDICOS INTERNACIONAIS DE ESTUDOS DE C&T E BRASILEIROS NA ÁREA DE ENSINO
Bruno Stefoni Böck. 2018. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

AMBIENTES EDUCATIVOS INOVADORES: UM ESTUDO DOS FLUXOS DE INFORMAÇÃO ENVOLVENDO ATORES HUMANOS E NÃO HUMANOS
Gustavo Antonio Montenegro Guttmann. 2018. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marco Antonio Barbosa Braga.

CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E SAÚDE: EDGARD ROQUETTE-PINTO NAS REDES DE INTELECTUAIS ORGANIZADAS PARA A CONSTRUÇÃO DA NAÇÃO (1916-1932)
Teresa Raquel Dalta de Carvalho. 2018. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Maria Renilda Nery Barreto.

CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Priscila Regina Vilas Boas. 2018. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Giselle Faur de Castro Catarino.

CONTRIBUIÇÃO DE UMA CONTROVÉRSIA SOBRE TRANSGENIA PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Marcello Miranda Ferreira Spolidoro. 2018. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

CONTRIBUIÇÕES DE UMA EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA PARA A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES SOBRE A BAÍA DE GUANABARA
Ana Helena Grieco Gonzalez. 2018. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Borges Rocha.

CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO DO CEFET/RJ – UNIDADE MARACANÃ
Géza Roberto Brandão Szilágyi. 2018. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Tereza Maria Rolo Fachada Levy.

DISCUTINDO GÊNERO COM MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE: UM OLHAR DA HISTÓRIA CULTURAL DA CIÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA BOTÂNICA NOS SÉCULOS XVIII E XIX
Iamni Torres Jager. 2018. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andreia Guerra de Moraes.

ESTUDOS SOCIAIS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A CONSTRUÇÃO SOCIAL DE UMA DISCIPLINA E OS EFEITOS DE SUA APLICAÇÃO
Marco Aurélio Ferreira Brasil da Silva. 2018. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO DO DISCURSO DE PROFESSORES EGRESSOS DE UM MESTRADO PROFISSIONAL
Abigail Vital de Goes Monteiro. 2018. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andreia Guerra de Moraes.

O DISCURSO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A INFLUÊNCIA DO MESTRADO PROFISSIONAL NA CONSTRUÇÃO DAS SUAS IDENTIDADES
Lais Rodrigues da Silva. 2018. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Glória Regina Pessoa Campello Queiroz.

O MAKERSPACE NA PERSPECTIVA CRÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TRAJETÓRIA ETNOGRÁFICA EM UM LABORATÓRIO DE FABRICAÇÃO (FABLAB)
Milena Lopes da Rocha. 2018. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marco Antonio Barbosa Braga.

O PERFIL DOS ESTUDOS BRASILEIROS SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE BASEADO NAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Márcia Bengio de Albuquerque. 2018. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

O SERTANEJO FILÓSOFO E O FILÓSOFO DOS SERTÕES: PRESSUPOSTOS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS MODERNAS NO PENSAMENTO DO BISPO AZEREDO COUTINHO (1772–1836)
José Carlos Corrêa Andrades. 2018. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Maria Renilda Nery Barreto.

UTILIZAÇÃO DE IMAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO NÍVEL FUNDAMENTAL
Natália Vinhosa Bruno. 2018. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Sheila Cristina Ribeiro Rego.

2017

INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAR QUESTÕES AMBIENTAIS NO ENSINO MÉDIO
Mylena Guedes Passeri. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Dr. Marcelo Borges Rocha.

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira. 2017. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientadora: Glória Regina Pessôa Campello Queiroz.

A CONTRIBUIÇÃO DE JOSÉ ANTONIO ACEVEDO-DÍAZ PARA O CTS BRASILEIRO
Bárbara de Azevedo Bittencourt. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

PROBLEMATIZANDO O PAPEL DA CIÊNCIA NA SOCIEDADE: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-FILOSÓFICA NO ENSINO DE FÍSICA
Julliana Miguel Bomfim. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Prof. Dr. José Claudio de Oliveira Reis.

CTS NA IBERO-AMÉRICA E ENSINO CTS NO BRASIL: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NUMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Thiago Brañas de Melo. 2017. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

VEIAS ABERTAS: O ESTUDO DO CORPO HUMANO NO ENSINO FUNDAMENTAL, A PARTIR DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL
Catalina Ávila. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andreia Guerra.

UMA VISÃO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO NO BRASIL COMO RESPOSTA ÀS DEMANDAS DA CIBERCULTURA
Roni Costa Ferreira. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Sérgio Eduardo Silva Duarte.

ANÁLISE DOS TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA REFERENTES À BIOLOGIA ANIMAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO
Pedro Henrique Ribeiro de Souza. 2017. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Borges Rocha.

UM OLHAR SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, CULTURA E SOCIEDADE EM LARANJA MECÂNICA: UM CAMINHO PARA PROBLEMATIZAR A CIÊNCIA A PARTIR DO CINEMA
Bruno Jorge Barboza da Silva. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andreia Guerra de Moraes.

LINHA DO TEMPO VIRTUAL IMAGÉTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Luciana Fiuza de Castro. 2017. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andreia Guerra de Moraes.

PERFIL DOS ESTUDOS CTS NO BRASIL A PARTIR DAS TESES PUBLICADAS NAS ÁREAS DE ENSINO E EDUCAÇÃO
Carlos Eduardo Rosas de Toledo. 2017. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

A BIOLOGIA CELULAR EM REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Carlos Alberto Andrade Monerat. 2017. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Borges Rocha.

O USO DE VIDEOAULAS NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – O CASO UNIVERSIDADE PETROBRAS
Wellington de Oliveira Campos. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marco Antônio Barbosa Braga.

A CONSTRUÇÃO DE MODELOS NO ENSINO DE FÍSICA: DA REALIDADE À CONCEITUALIZAÇÃO
Juliana Machado. 2017. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marco Antônio Barbosa Braga.

O USO DE INTERNET E LIVRO DIDÁTICO NOS ESTUDOS NO INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS JUIZ DE FORA
Jacqueliny Souza Reis. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientadores: Marco Antonio Barbosa Braga e Alessandro Farage Figueiredo.

 

2016

UMA PROPOSTA DE ENSINO DE GRÁFICOS DE CINEMÁTICA COM USO DE VIDEOANÁLISE MEDIADO POR UMA METODOLOGIA.
Júlio Cesar Gallio da Silva. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Daniel Guilherme Gomes Sasaki.

A REPRESENTAÇÃO DA SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA NO ENSINO CTS BRASILEIRO.
Daratilde Batista Santana. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

A ANÁLISE DE DILEMAS MORAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: DAS ORDENS DE COMTE-SPONVILLE AO ENSINO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE.
Fernanda Costa da Cruz de Pontes. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino. 

O TEMA CTS DA INDÚSTRIA DA GUERRA USANDO A TÉCNICA DA CONTROVÉRSIA CONTROLADA NO ENSINO MÉDIO.
Cristiano da Silva Vidal. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS SURDOS: ANÁLISE DA LINGUAGEM NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS DE ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Vinícius Balbino Paiva. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Sheila Cristina Ribeiro Rego.

A UTILIZAÇÃO DA CONTROVÉRSIA MENDELIANO-BIOMETRICISTA NA QUESTÃO DA HEREDITARIEDADE NO INÍCIO DO SÉCULO XX: UM CAMINHO PARA SE TRABALHAR A HEREDITARIEDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA?
Mary Anne Marques da Silva. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andreia Guerra de Moraes .

CURSO DE ELETROMAGNETISMO PARA O ENSINO MÉDIO.
Rodrigo Caetano. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Tereza Maria Rolo Fachada Levy Cardoso.

HISTÓRIA DA CIÊNCIA, MUSEU E INTERNET: CONSTRUINDO UMA RELAÇÃO DE PARCERIA PARA O ENSINO DE FÍSICA.
Suelen Aparecida Bonoto Alves de Assis. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marco Antonio Barbosa Braga.

BOHR E O PRINCÍPIO DA COMPLEMENTARIDADE: SUBSÍDIOS PARA MATERIAIS EDUCACIONAIS NUMA ABORDAGEM HISTÓRICA.
Weiller Vilela Rodrigues. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andreia Guerra de Moraes.

Contribuições de Feyerabend ao ensino de ciências: seu anarquismo epistemológico, pluralismo cultural e uma proposta didática sobre a discussão entre Galileu e os aristotélicos.
Lincoln de Almeida Motta Filho. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: José Cláudio Reis.

ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA PROBLEMATIZAÇÃO DE QUESTÕES AMBIENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Barbara Doukay Campanini. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Borges Rocha .

 

2015

LABORATÓRIO DIDÁTICO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL: QUE VISÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA ESTÃO SENDO TRANSMITIDAS?
Kaíza Martins Porto de Hollanda Cavalcant. 2015. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Glória Regina Pessôa Campello Queiroz.

AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA E ARTE E SUA RELEVÂNCIA PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO FÍSICO DE COR.
Nathaly Barboza de Brito. 2015. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: José Cláudio de Oliveira Reis.

NATUREZA DA CIÊNCIA NA VISÃO DE RECÉM BACHARÉIS EM FÍSICA.
David Andrade Marques da Silva. 2015. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Glória Regina Pessôa Campello Queiroz.

SOBRE A METAFÍSICA ROMÂNTICA E A CONSTRUÇÃO DO PRINCÍPIO DE CONSERVAÇÃO DA ENERGIA.
IVAN LUIS MIRANDA TALON. 2015. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: José Claudio de Oliveira Reis.

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA AMÉRICA LATINA NAS DÉCADAS DE 60 E 70: ANÁLISE DE OBRAS DO PERÍODO.
Patricia Borges Coutinho da Silva. 2015. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

OS CONCEITOS DE ESPAÇO E TEMPO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO EM SALA DE AULA.
Ueslei Vieira dos Reis. 2015. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: José Claudio de Oliveira Reis.

A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO: UM OLHAR À COMPOSIÇÃO DA SUA ESTRUTURA SOCIAL NA AMÉRICA LATINA.
Mayer Lucía Sánchez Benítez. 2015. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marco Antonio Barbosa Braga .

A VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE C&T.
Marilyn Anderson Alves Bonfim. 2015. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino,.

HEREDITARIEDADE E NATUREZA DA CIÊNCIA: O USO DA ABORDAGEM HISTÓRICO-FILOSÓFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Priscila do Amaral. 2015. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andreia Guerra de Moraes.

MESTRADOS PROFISSIONAIS EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES E O ENSINO NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.
Sanderson Alcântara Moreira. 2015. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Glória Regina Pessôa Campello Queiroz.

ANÁLISE DO POTENCIAL DIDÁTICO DO LIVRO DE FICÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
Danielle Cristina Duque Estrada Borim. 2015. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Borges Rocha.

OS DOCUMENTÁRIOS AMBIENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ALTERNATIVA PARA TRABALHAR A TEMÁTICA UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Roberta Rodrigues da Matta. 2015. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Borges Rocha.

 

2014

DISCUTINDO A NATUREZA DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: UM CAMINHO A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DOS MODELOS ATÔMICOS.
Cristiano Barbosa de Moura. 2014. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andreia Guerra de Moraes.

PROBLEMATIZANDO A REALIDADE DOS MODELOS NA CIÊNCIA EM SALA DE AULA.
Carlos Eduardo Rosas de Toledo. 2014. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marco Antonio Barbosa Braga.

APAGUEM AS LUZES, O FILME JÁ VAI COMEÇAR! O USO DE FILMES COMO FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO DE UMA VISÃO CRÍTICA SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
CRISTIANE MENDES THOMAZ. 2014. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Borges Rocha.

TÉCNICA DE CONTROVÉRSIA APLICADA AO TABAGISMO.
MARCELLA ERMELINDA COVIELLO CARNEIRO. 2014. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CEFET-RJ SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
REGINA HELENA GRECO TORRES. 2014. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Borges Rocha.

CONTROVÉRSIA HISTÓRICA: UMA POSSIBILIDADE DE PROBLEMATIZAÇÃO ACERCA DE ELEMENTOS DE NATUREZA DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO.
Fabiano Fernandes de Oliveira. 2014. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andreia Guerra de Moraes.

HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO: OBSTÁCULOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES NA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS.
Abigail Vital de Goes Monteiro. 2014. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andreia Guerra de Moraes.

CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E ARTE? UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA E O ESTUDO DE CASO DE SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR COMO INTELECTUAL TRANSFORMADOR.
ROBERTO DALMO VARALLO LIMA DE OLIVEIRA. 2014. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Glória Regina Pessôa Campello Queiroz.

 

2013

AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS TELEMÁTICAS E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO ONLINE.
TERESA RAQUEL DALTA DE CARVALHO. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

A APROPRIAÇÃO DO TERMO "QUÂNTICO": DE QUE FORMA A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA É DIVULGADA POR OUTRAS ÁREAS DE CONHECIMENTO.
THIAGO TAVARES DA COSTA. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: José Claudio de Oliveira Reis.

OS ASPECTOS DA NATUREZA DA CIÊNCIA NOS TEXTOS SOBRE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NA REVISTA SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL.
Marana Vargas Bernardino. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Borges Rocha.

COMO UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO SOBRE ENSINO DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR.
MARCO VINICIO FIGUEIREDO DE AGUIAR. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima.

CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA CTS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.
LAÍS RODRIGUES DA SILVA. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Glória Regina Pessôa Campello Queiroz.

REFLEXÕES EM TORNO AO USO DIDÁTICO DAS TICs: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA O PROFESSOR PROBLEMATIZAR SUA CULTURA DIDÁTICA?
RICARDO JULLIAN DA SILVA GRAÇA. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andréia Guerra de Moraes.

CRENÇA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA: ESTUDO DO IMPACTO DE MATERIAL DE ENSINO CTS EM CURSO DE EAD.
CAIO JORDÃO FERREIRA. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA DO ENSINO DE QUÍMICA NO COLÉGIO PEDRO II (1837 – 1889).
JOSÉ ILTON PINHEIRO JORNADA. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Maria Renilda Nery Barreto.

UTILIZANDO A ABORDAGEM HISTÓRICA COM EXPERIMENTAÇÃO PARA TRABALHAR CONCEITOS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO.
GLEICI GUIMARÃES POPPOLINO. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: José Claudio de Oliveira Reis.

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: APRENDIZADO DE NOVAS ABORDAGENS PARA A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA.
ÚRSULA GOMES ROSA MARUYAMA. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marco Antonio Barbosa Braga.

HISTÓRIA DA IDEIA DE NATUREZA NA AULA DE FÍSICA: ATIVIDADES COM IMAGENS.
LUCIANA FIUZA DE CASTRO. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientadores: Andréia Guerra de Moraes e Sheila Cristina Ribeiro Rego.

ANÁLISE DA SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA NA REVISTA SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL.
PEDRO HENRIQUE RIBEIRO DE SOUZA. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Borges Rocha.

CTS NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA PARA UMA PERCEPÇÃO MAIS HUMANÍSTICA DA CIÊNCIA.
RODRIGO TREVISANO DE BARROS. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

 

2012

ANÁLISE DO IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES.
PEDRO ZILLE TEIXEIRA NASSER. 2012. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Glória Regina Pessôa Campello Queiroz.

ASTRONOMIA E A FRANÇA EQUINOCIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM SALA DE AULA.
FABRÍCIO NELSON LACERDA. 2012. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Maria Renilda Nery Barreto.

AS CONTRIBUIÇÕES DE TEMAS SOCIOAMBIENTAIS PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, SOB OS ENFOQUES CTS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
DANIELLE PAIVA FERREIRA. 2012. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

NARRATIVAS HISTÓRICAS: DISCUTINDO A NATUREZA DA CIÊNCIA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-FILOSÓFICA.
HERMANN SCHIFFER FERNANDES. 2012. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andréia Guerra de Moraes.

AS CONTRIBUIÇÕES DO ENFOQUE CTS E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA PARA A CONCEPÇÃO DE NÃO-NEUTRALIDADE DOS MODELOS MATEMÁTICOS EM ATIVIDADES NO ENSINO MÉDIO.
Thiago Brañas de Melo. 2012. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: O NASCIMENTO DA BACTERIOLOGIA NAS PÁGINAS DA GAZETA MÉDI.
Anderson Gonçalves Malaquias. 2012. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Maria Renilda Nery Barreto.

ABORDAGEM SOCIOCULTURAL DE SAÚDE E AMBIENTE PARA DEBATER OS PROBLEMAS DA DENGUE: UM ENFOQUE CTSA NO ENSINO DE BIOLOGIA.
Daniele Blanco Cavalcanti. 2012. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Jorge Luiz Silva de Lemos.

ATITUDES, VALORES E CRENÇAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA.
Patrick de Miranda Antonioli. 2012. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página