Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Corpo Docente
Início do conteúdo da página

Corpo Docente

Última atualização em Domingo, 28 de Julho de 2024, 17h27 | Acessos: 15883

Nesta página você encontrará informações sobre os docentes credenciados no programa. 

 

Alcina Maria Testa Braz da Silva (CEFET/RJ)
Docente Permanente | Bolsista de Produtividade CNPq - Nível 2
Pesquisa os processos e os contextos contemporâneos de formação docente e das práticas educativas, nas áreas de Educação em Ciências e de Educação Matemática, à luz de abordagens psicossocioculturais, como a Teoria das Representações Sociais.
Linhas de Pesquisa: L3 e L4
CV Lattes ResearchGate Google Scholar |  Website

 

 

Alvaro Chrispino (CEFET/RJ)
Docente Permanente | Bolsista de Produtividade CNPq - Nível 2
Pesquisa sobre Ensino CTS, especialmente o mapeamento das produções acadêmicas em artigos, teses e dissertações e o uso deste banco de dados para melhor entendimento do perfil do Ensino CTS brasileiro. Há também projeto em conclusão sobre Química Verde e CTS.
Linha de Pesquisa: L2
 CV Lattes |  ResearchGate |  Google Scholar 

 

Andreia Guerra (CEFET/RJ)
Docente Permanente | Bolsista de Produtividade CNPq - Nível 1D
Dedica-se ao estudo das relações entre história, cultura, educação e ciências, buscando compreender questões contemporâneas referentes à educação científica e formação de professores, orientando teses e dissertações nesses campos.
Linhas de Pesquisa: L1 e L4
 CV Lattes |  ResearchGate |  Google Scholar |  Website

 

Cristiano B. Moura (Simon Fraser University)
Docente Permanente 
Realiza pesquisas na interface entre a História da Ciência e Ensino, em uma perspectiva cultural. Busca relacionar esses estudos a questões curriculares contemporâneas, e à promoção da Educação em Ciências para a justiça social.
Linha de Pesquisa: L1
 CV Lattes |  ResearchGate |  Google Scholar |  Website

   

Daniel Guilherme Gomes Sasaki (CEFET/RJ)
Docente Permanente
Atua na pesquisa e difusão de metodologias de aprendizagem ativa associadas com tecnologias digitais e vídeo análise para o ensino de ciências.
Linha de Pesquisa: L3
 CV Lattes |  ResearchGate |  Google Scholar

 

Giselle Faur de Castro Catarino (UERJ)
Docente Permanente
Dedica-se à pesquisa na área de Formação e Prática Docente, com ênfase em Linguagem e Ensino de Ciências.
Linha de Pesquisa: L4
 CV Lattes |  Google Scholar

 

Glauco S. F. Silva (CEFET/RJ)
Docente Permanente
Pesquisa sobre formação de professores de ciências, especialmente, os processos de iniciação à docência no contexto do estágio supervisionado, com ênfase para os aspectos da codocência. Trabalha com o referencial da Teoria da Atividade e dos Grupos Operativos.
Linha de Pesquisa: L4
 CV Lattes |  ResearchGate |  Google Scholar |  Academia.edu

 

Joao Paulo Fernandes (CEFET/RJ)
Docente Permanente
Realiza pesquisas sobre a perspectiva CTS com um foco na abordagem de Questões Sociocientíficas voltadas para o Ativismo Social no Ensino de Ciências..
Linha de Pesquisa: L2
 CV Lattes |  Google Scholar

 

Juliana Machado (CEFET/RJ)
Docente Permanente | Vice-Coordenadora do PPCTE
Pesquisa sobre relações entre a filosofia da ciência e a educação científica e tecnológica, processos de aprendizagem de conhecimentos científicos, didática das ciências e o papel dos modelos e da modelização no ensino e na aprendizagem de ciências.
Linha de Pesquisa: L3
 CV Lattes |  ResearchGate |  Google Scholar

 

Marcelo Borges Rocha (CEFET/RJ)
Docente Permanente | Bolsista de Produtividade CNPq - Nível 2 | Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ
Pesquisa sobre o uso da divulgação científica em situações de ensino formal e não formal, em especial relacionado às questões ambientais sob a perspectiva da Educação Ambiental Crítica.
Linha de Pesquisa: L2
 CV Lattes |  ResearchGate |  Website

 

Marcília Elis Barcellos (CEFET/RJ)
Docente Colaboradora
Pesquisa sobre História e Filosofia da Ciência, Currículo e Formação de Professores, Tema Gerador, Perspectivas Criticas e Pós Críticas de Currículo.
Linha de Pesquisa: L1
 CV Lattes

 

Marco Braga (CEFET/RJ)
Docente Permanente | Bolsista de Produtividade CNPq - Nível 2
Desenvolvimento de pesquisas sobre novos ambientes de educação STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics). Relações entre Educação e Inovação em makerspaces, labs de robótica, Hackatons, STEAM labs. Cidades Criativas e Educação (Fabcities, Learning Cities). Redes de Conhecimento.
Linha de Pesquisa: L3
 CV Lattes |  ResearchGate |  Google Scholar

 

Paulo Roberto Castor Maciel 
Docente Colaborador 
Desenvolve pesquisas no âmbito da História da educação matemática. Tem como objetos de investigação: saberes profissionais de docentes que ensinavam matemática, ensino industrial, prosopografia de professores e matemática escolar.
Linha de Pesquisa: L1
 CV Lattes 

   

Pedro Miguel Marques da Costa 
Docente Colaborador 
Desenvolvimento de pesquisas com formação e prática de professores em espaços formais e não formais, avaliação de desempenho docente, estratégias de ensino e articulação da formação de professores com outras áreas, como a divulgação científica e área ambiental.
Linha de Pesquisa: L4
 CV Lattes |  ResearchGate 

   

Sheila Cristina Ribeiro Rego (CEFET/RJ)
Docente Permanente
Pesquisa sobre a produção e a leitura de imagens no ensino de Ciências, com ênfase na cultura visual de grupos sociais específicos.
Linha de Pesquisa: L1
 CV Lattes 

 

Taís dos Santos (CEFET/RJ)
Docente Permanente | Coordenadora do PPCTE
Desenvolvimento de pesquisas sobre Interdisciplinaridade e Contextualização no Ensino CTS, Levantamento sobre o perfil do Ensino CTS por meio de redes sociais, Educação Ambiental no Ensino CTS.
Linha de Pesquisa: L2
 CV Lattes

 

Tarliz Liao (UNIRIO)
Docente Permanente
Desenvolvimento de pesquisas com Contemporaneidade Digital, Tecnologia Social e Formação Docente. Compreensões a partir de realidades e simulações virtuais.
Linha de Pesquisa: L3
 CV Lattes

 

Thiago Brañas de Melo (CEFET/RJ)
Docente Permanente
Pesquisa em Ensino CTS. Análise de produção científica na área de Ensino de Ciências e Matemática usando mapeamento por redes. Educação Matemática Crítica.
Linha de Pesquisa: L2
 CV Lattes |  Google Scholar

 

Norma para avaliação docente do PPCTE: Link 

Fim do conteúdo da página