Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Internacionalização
Início do conteúdo da página

Internacionalização

Última atualização em Quinta, 03 de Julho de 2025, 17h26 | Acessos: 2317

Plano Institucional

O Plano Institucional de Internacionalização do CEFET/RJ foi concluído em 2018. Neste mesmo ano, foi elaborado o Plano Institucional de Capacitação Docente, definindo uma política de capacitação que normatiza o afastamento para pós-doutoramento, objetivando aumentar a mobilidade de docentes e técnicos administrativos para o exterior. Todas essas ações institucionais, portanto, vem contribuindo para ampliação das parcerias e colaborações internacionais do PPCTE.

O PPCTE vem consolidando suas atividades junto à comunidade científica internacional e atualmente mantém relações institucionais e acadêmicas, por meio de convênios ou por participação em Projetos de Cooperação Internacional com vários países e grupos de pesquisa/instituições.

 

Pesquisas

Em 2024, tivemos 2 docentes que começaram a atuar como colaboradores na pesquisa “Diversity in science: reflections for the historiography of science and for a democratic and inclusive education” (2024 – 2027) que conta com financiamento da Chamada Universal do CNPq. O projeto visa investigar questões a respeito da diversidade na ciência a partir da história, filosofia e sociologia das ciências e novas epistemologias, como as interseccionais e decoloniais, para subsidiar discussões de natureza da ciência e fomentar ambientes de EC mais democráticos e inclusivos. O projeto conta com a participação de 07 instituições nacionais além do CEFET/RJ e UFBA, como USP, UEFS, UFLA, UFABC, IFBA, UFPR e UFRB. Quatro instituições internacionais estão também vinculadas ao projeto, são elas: University of British Columbia, Vancouver, Canadá, Universidade Autónoma de Barcelona – Espanha, Universidade de Lausanne, Suíça e Universidade de Burgos, Espanha.

Durante o quadriênio, mesmo com a pandemia de COVID-19, tivemos 3 discentes em doutorado sanduíche em instituições estrangeiras, o que nos proporcionou a presença de professores estrangeiros em orientação dos trabalhos desenvolvidos por esses estudantes em seus estágios sanduíche.

O PPCTE também apresenta uma parceria com a Simon Fraser University (Canadá). Essa parceria nos proporcionou o desenvolvimento de pesquisas sobre perspectivas sociopolíticas na Educação em Ciências.

 

Produções Acadêmicas

A internacionalização dos resultados das pesquisas do PPCTE está também apontada em sua produção acadêmica. Temos investido também em publicações em línguas estrangeiras. No quadriênio, contamos com a publicação em periódicos de 15 artigos na língua inglesa e 1 na língua espanhola, além de 8 capítulos de livros na língua inglesa.

Além da publicação em periódicos e capítulos de livros, temos a internacionalização dos resultados das pesquisas produzidas no PPCTE indicada pela participação de seu corpo discente, docente e egressos em eventos científicos internacionais, tais como: International Research Symposium on PbL (Aalborg/Dinamarca), XIX IOSTE Symposium: Transforming Science & Technology Education to Cultivate Participatory Citizens (Daegu/ Coréia do Sul), XI Congreso Internacional en Investigación en Didáctica de las Ciencias 2021 (Lisboa/Portugal), 16th Biennial Conference International History, Philosophy and Science Teaching,  European Society of Engineering Education 2022 (Barcelona/Espanha), XX IOSTE International Symposium (Recife/Brasil), 15th ESERA - Conference of the European Science Education Research Association (Capadócia/Turquia), 5ª Conferência Latinoamericana do IHPST (Porto Alegre/Brasil), IX Seminário Ibero-Americano CTS (Aveiro/Portugal) e 17th International History, Philosophy and Science Teaching Conference (Buenos Aires/Argentina).

 

Parcerias

Durante o quadriênio, o PPCTE recebeu discentes estrangeiros. No período, tivemos três discentes de doutorado de outros países (Portugal, Cabo Verde e Uruguai).

Além disso, recentemente o Programa teve a aprovação de um Projeto de Cooperação Internacional - DINTER Internacional tendo como instituição receptora a Universidade de Púnguè (Moçambique). 

Esta parceria incidirá, especialmente, na troca de conhecimentos e experiências dos dois países e das duas instituições de ensino superior (de Moçambique e Brasil), alargando a base de conhecimentos no campo da ciência, tecnologia e educação. Para Moçambique, em particular para a Universidade Púnguè, essa cooperação é importantíssima por se ajustar às diretrizes do Ministério de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia do País, por via do Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior (CNAQ), que estabelece a necessidade de existência de memorandos de cooperação entre Universidades Moçambicanas e universidades internacionais, no que concerne à mobilidade e formação de docente. Com a formação de docentes da Universidade Púnguè por meio do DINTER será possível solidificar a parceria entre o CEFET/RJ e a Universidade Púnguè, conferindo internacionalização às nossas Universidades e ao quadro docente.

Fim do conteúdo da página