Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Internacionalização
Início do conteúdo da página

Internacionalização

Última atualização em Quinta, 22 de Fevereiro de 2024, 22h36 | Acessos: 1954

O PPCTE vem consolidando suas atividades junto à comunidade científica internacional e atualmente mantém relações institucionais e acadêmicas, quer por meio de convênios ou por participação em Projetos de Cooperação Internacional com vários países e grupos de pesquisa/instituições.

Durante o quadriênio de 2017-2020, tivemos 6 discentes em doutorado sanduíche em instituições estrangeiras, o que nos proporcionou a presença de professores estrangeiros em orientação dos trabalhos desenvolvidos por esses estudantes em seus estágios sanduíche.

A parceria com o Huygens Institut (Holanda) nos proporcionou o desenvolvimento de pesquisa sobre redes de conhecimento. Já a parceria com a York University (Canadá) gerou intercâmbios que resultaram em pesquisas em torno da Natureza da Ciência e Justiça Social, no formato remoto, que nos rendeu a publicação de dois capítulos de livros internacionais (um em 2020 e outro publicado em 2021). A parceria com a Universitat de Flensburg (Alemanha) possibilitou o desenvolvimento de pesquisa sobre experimentos históricos numa abordagem histórico-cultural da ciência.

A internacionalização dos resultados das pesquisas do PPCTE está também apontada em sua produção acadêmica. No quadriênio passado (2017-2020), tivemos 7 artigos completos publicados em periódicos com autores estrangeiros. Dois contaram com autores da Finlândia e quatro tiveram a presença de autores de Portugal. Além disso, em 2020, tivemos um artigo publicado na SCIENCE & EDUCATION (DORDRECHT), fruto da parceria desenvolvida no período de doutorado sanduíche do discente e um capítulo de livro fruto da parceria estabelecida com a Universidade de Krinstand (Suécia) e a Universidade do Líbano.

Temos investido também em publicações em línguas estrangeiras. No quadriênio (2017-2020), contamos com a publicação em periódicos de 15 artigos na língua inglesa e 3 na língua espanhola, além de 3 capítulos de livros na língua inglesa.

Além da publicação em periódicos e capítulos de livros, temos a internacionalização dos resultados das pesquisas produzidas no PPCTE indicada pela participação de seu corpo discente, docente e egressos em eventos científicos internacionais.

O PPCTE também está investindo na presença de pesquisadores estrangeiros em bancas de defesa de trabalho de conclusão. Durante o quadriênio, o PPCTE recebeu discentes estrangeiros, provenientes de países da América do Sul (Colômbia e Chile), da Europa (Portugal) e da . Além disso, o DP Marcelo Rocha autou como coorientador de uma tese de doutorado do Programa em Ciências Ambientais, da Universidad del Oriente (Cuba).

Fim do conteúdo da página