Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Linhas de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Linhas de Pesquisa

Última atualização em Terça, 03 de Setembro de 2024, 22h05 | Acessos: 14822

O Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) conta com 4 linhas de pesquisa organizadas em área de concentração única (“Ciência, Tecnologia e Educação”).

 

L1 - História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia no Ensino

Linha que visa investigar as relações entre ciência, tecnologia e cultura considerando a Natureza da Ciência e da Tecnologia, e a investigação de diversas dimensões relacionadas a abordagens histórico-filosófica-sociológicas na educação em ciências. Ainda relacionando ciência, tecnologia e cultura, é objetivo das pesquisas avaliar a participação de diferentes atores sociais na construção da ciência e tecnologia, investigar os papéis das culturas material e visual no processo de construção da ciência e tecnologia e suas implicações no ensino de ciências. É também propósito das pesquisas vinculadas a essa linha investigar as respostas dadas por diferentes epistemologias/saberes aos problemas de nosso tempo e suas implicações no ensino de ciências e as implicações de abordagens histórico-filosófica-sociológicas na formação de professores.

Professores: Andreia Guerra, Cristiano Moura, Giselle Faur de Castro Catarino, Marcília Barcellos, Paulo Roberto Castor Maciel, Sheila Cristina Ribeiro Rego.

 

L2 - Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino

Linha que visa investigar as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, considerando a Natureza da Ciência e Tecnologia; a apropriação e a construção social da ciência e tecnologia e seus impactos na sociedade; Questões Sociocientíficas (QSC) e tecnocientificas; articulações entre CTS no que tange a introdução de novas tecnologias no ensino e suas consequências para a formação de professores e o levantamento do perfil do ensino CTS brasileiro por meio de redes sociais. Em relação ao ambiente, a linha desenvolve projetos sob a perspectiva da educação ambiental crítica que vão desde contribuições de saídas de campo, tecnologias sociais, recursos audiovisuais até o uso de espaços não formais de ensino.

Professores: Alvaro Chrispino, Joao Paulo Fernandes, Marcelo Borges Rocha, Taís Conceição dos Santos, Thiago Brañas de Melo.

 

L3 - Novas Abordagens em Educação e Tecnologia

A linha visa compreender as relações entre Educação e Tecnologia em múltiplas abordagens: (1) Aprendizagem baseada em Projetos. Envolvimento de estudantes em projetos de inovação social e sustentabilidade como forma transformação de comunidades. Cidades Criativas. (2) Novas tecnologias na Educação. Realidades e simulações virtuais. Responsabilidade social e Teoria Crítica da Tecnologia. Pensamento computacional, robótica e novas metodologias. (3) Modelos e modelagem. Desenvolvimento de processos de apropriação de aspectos conceituais e epistêmicos dos modelos científicos na educação científica e tecnológica. (4) Metodologias de engajamento interativo. Investigação da dinâmica da colaboração/cooperação entre os estudantes e os seus possíveis impactos na aprendizagem e no desenvolvimento de competências e habilidades.

Professores: Daniel Guilherme Sasaki, Juliana Machado, Marco Antônio Barbosa Braga, Tarliz Liao.

 

L4 - Formação de Professores em Ciência, Tecnologia e Educação

A linha tem o objetivo de investigar a formação inicial e continuada de professores no enfoque da educação em ciências e matemática, suas práticas, teorias, epistemologias e políticas em diferentes espaços e níveis educacionais. Busca-se investigar a formação docente no âmbito das novas tendências da área, alinhadas às perspectivas socioculturais e dialógicas. Seus temas de pesquisa procuram responder às questões da seguinte natureza: O que é formar professores da área científica no Brasil? Como se dão esses processos formativos nos contextos de uma realidade complexa e em transformação? Em que medida e em quais dimensões a formação de professores, no campo da educação em ciências e matemática, contribui para a integração dos alunos na realidade científica, social e tecnológica atual e futura?

Professores: Alcina Maria Testa Braz da Silva, Giselle Faur de Castro Catarino, Glauco dos Santos Ferreira da Silva, Pedro Miguel Marques da Costa.

 


 

 

 

 

Fim do conteúdo da página