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Linhas de Pesquisa

Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2023, 00h17 | Acessos: 13874

O Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) conta com 4 linhas de pesquisa organizadas em área de concentração única (“Ciência, Tecnologia e Educação”).

 

L1 - História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia no Ensino

Linha que visa investigar as relações entre ciência, tecnologia e cultura considerando a Natureza da Ciência e da Tecnologia, e a investigação de diversas dimensões relacionadas a abordagens histórico-filosófica-sociológicas na educação em ciências. Ainda relacionando ciência, tecnologia e cultura, é objetivo das pesquisas avaliar a participação de diferentes atores sociais na construção da ciência e tecnologia, investigar os papéis das culturas material e visual no processo de construção da ciência e tecnologia e suas implicações no ensino de ciências. É também propósito das pesquisas vinculadas a essa linha investigar as respostas dadas por diferentes epistemologias/saberes aos problemas de nosso tempo e suas implicações no ensino de ciências e as implicações de abordagens histórico-filosófica-sociológicas na formação de professores.

Professores: Andreia Guerra, Cristiano Moura, Marcília Barcellos, Sheila Cristina Ribeiro Rego.

 

L2 - Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino

Linha que visa investigar as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, considerando a Natureza da Ciência e Tecnologia; a apropriação, a construção e avaliação social da ciência e tecnologia e seus impactos na sociedade; articulações entre CTS no que tange a introdução de novas tecnologias no universo do trabalho e suas consequências para a formação de professores e de trabalhadores da área técnica em geral e o levantamento do perfil do ensino CTS brasileiro por meio de redes sociais. Em relação ao ambiente, a linha desenvolve projetos sob a perspectiva da educação ambiental crítica que vão desde contribuições de saídas de campo, tecnologias sociais, recursos audiovisuais até o uso de espaços não formais de ensino.

Professores: Alvaro Chrispino, Joao Paulo Fernandes, Marcelo Borges Rocha, Taís Conceição dos Santos, Thiago Brañas de Melo.

 

L3 - Novas Abordagens em Educação e Tecnologia

A linha visa compreender as relações entre Educação e Tecnologia em múltiplas abordagens: (1) Aprendizagem baseada em Projetos. Envolvimento de estudantes em projetos de inovação social e sustentabilidade como forma transformação de comunidades. Cidades Criativas. (2) Novas tecnologias na Educação. Realidades e simulações virtuais. responsabilidade social e Teoria Crítica da Tecnologia. Pensamento computacional, robótica e novas metodologias. (3) Modelos e modelagem. Desenvolvimento de processos de apropriação de aspectos conceituais e epistêmicos dos modelos científicos na educação científica e tecnológica.

Professores: Marco Braga, Daniel Guilherme Gomes Sasaki, Juliana Machado, Tarliz Liao.

 

L4 - Formação de Professores em Ciência, Tecnologia e Educação

A linha tem o objetivo de investigar a formação inicial e continuada de professores no enfoque da educação em ciências, suas práticas, teorias e epistemologias em diferentes espaços e níveis educacionais. Seus temas de pesquisa procuram responder à pergunta: O que é formar professores de ciências no Brasil e como se dão esses processos formativos nos contextos de uma realidade complexa e em constante transformação?

Professores: Glória Regina Pessôa Campello Queiroz, Alcina Maria Testa Braz da Silva, Giselle Faur de Castro Catarino, Glauco dos Santos Ferreira da Silva.

 


 

Projetos de Pesquisa

Alinhados a cada linha de pesquisa, há projetos desenvolvidos individualmente ou em conjunto por professores do programa. O PPCTE conta com diversos projetos financiados pelos principais órgãos financiadores nacionais / do estado do Rio de Janeiro (CAPES, CNPq e FAPERJ). Alguns docentes fazem parte, ainda, de ações internacionais de pesquisa, financiadas por instituições de outros países. A seguir, listamos alguns desses projetos.

 

PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS CTS
Investigação sobre o impacto de Políticas Públicas, materiais didáticos e Sequências de Ensino nas relações CTS e no Ensino CTS.
Docentes: Álvaro Chrispino, Marcelo Borges Rocha , Thiago Brañas de Melo.

 

NOVAS ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Estudo de práticas não formais de educação ambiental
Docentes: Marcelo Borges Rocha, Taís Conceição dos Santos

 

EDUCAÇÃO PARA A INOVAÇÃO EM PROJETOS STEAM
Investigação sobre o desenvolvimento de competências ligadas à Inovação a partir de projetos (PbL) de Inovação Social.  Os projetos partem da observação e leitura da realidade, identificação de problemas da cidade (comunidade), investigação sobre os problemas, proposição de soluções (ideação), estudo da solução por meio de prototipagem, apresentação e implantação da solução. Os projetos ocorrem em longo prazo (bimestral, semestral, anual) ou em curto prazo (48h). Parceria com a Texas A&M University no evento Invent for the Planet.
Docentes: Marco Braga

 

MODELOS E MODELAGEM NO ENSINO STEM
Linha que visa investigar a construção de modelos explicativos por estudantes envolvidos em projetos de investigação STEM. A linha tem base na Teoria dos Campos Conceituais.
Docentes: Juliana Machado, Marco Braga

 

MAPEAMENTO DAS ABORDAGENS CTS POR REDES SOCIAIS
O presente projeto busca mapear as Abordagens CTS utilizando-se de softwares de Redes Sociais. Espera-se conhecer os autores, instituições, palavras chaves e referências utilizadas em artigos, teses e dissertações brasileiras, permitindo conhecer a área e propor ações de intervenção e gestão de conhecimento na área. A pesquisa será ampliada com a comparação de Redes Sociais sobre CTS na Ibero-América, América do Norte e outras bases de dados.
Docentes: Álvaro Chrispino, Marco Braga, Taís Conceição dos Santos, Thiago Brañas de Melo.

 

LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Tem por objetivo a realização de vários de projetos de pesquisa e de extensão inovadores e de colaborações interdisciplinares na linha de formação de professores de Ciências e a análise do papel de um locus interativo de formação docente.
Docentes: Gloria Queiroz, Alvaro Chrispino, Alcina Maria Testa Braz da Silva, Andreia Guerra, Giselle Faur Catarino, Glauco S F Silva.

 

IMAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Consideramos a imagem visual como uma forma de linguagem, abordando relações entre os textos verbal e imagético. Buscamos compreender essas relações através de análise de materiais utilizados no ensino de Ciências e da leitura desses materiais por professores e/ou estudantes.
Docentes: Sheila Cristina Ribeiro Rego, Andreia Guerra

 

HISTÓRIA DA CIÊNCIA E VISÕES DE MUNDO NA ESCOLA
Estudos referentes ao ensino de conteúdos científicos na escola e suas relações com as visões de mundo dos alunos. Pretende-se investigar que elementos a respeito do processo de construção da ciência são elencados numa sala de aula de ciências, quando se utiliza o aportes historiográficos específicos para discutir o conhecimento científico, considerando os contextos culturais dos alunos.
Docentes: Andreia Guerra, José Claudio Reis, Marcilia Elis Barcellos

 

HISTÓRIA, CIÊNCIA, CULTURA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
Esse projeto visa desenvolver pesquisas no âmbito da educação básica e formação de professores que busquem investigar as relações entre ciência e cultura através da história e na contemporaneidade e seus potenciais para a educação científica.
Docentes: Andreia Guerra, Cristiano Moura, Marcilia Elis Barcellos, Maria Renilda Nery Barreto, Sheila Cristina Ribeiro Rego

 

ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA E AS NOVAS MIDIAS: CONCEITOS E FERRAMENTAS CONTEMPORÂNEAS
O presente projeto busca conhecer mais sobre o uso de artefatos tecnológicos e teletecnológicos nos processos de ensino e de aprendizagem como, por exemplo, videoaulas, smartfones, computadores etc, bem as metodologias, conceitos e concepções inerentes a esse novo momento d encontro entre educação, ensino e tecnologias no ensino de ciências.
Docentes: Sergio Duarte, Daniel Sasaki

 

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS
O projeto tem como objetivo investigar questões relacionadas ao uso da divulgação científica em situações de ensino. Dentro dessa proposta, busca-se identificar diferentes fontes da divulgação científica como a mídia impressa, os espaços não formais, histórias em quadrinhos e documentários ambientais. Além disso, problematizamos como se dá a inserção destes recursos em propostas didáticas no ensino de ciências.
Docentes: Marcelo Borges Rocha

 

CULTURA CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA NOS CONTEXTOS FORMATIVOS CONTEMPORÂNEOS
O projeto visa investigar, a partir de uma análise de natureza psicossocial e cultural, elementos simbólicos relacionados às denominadas “tecnologias educacionais” e se as relações entre essas significações caracterizam a emergência de uma cultura científico-tecnológica nos espaços formativos e nas práticas docentes. Em particular, identificar e compreender o sistema representacional acerca das tecnologias digitais e suas relações com o ensino e as aprendizagens  do conhecimento científico. Os contextos de coleta de dados envolvem: (i) Brasil - Estado do Rio de Janeiro (Cidades: Rio de Janeiro e Nilópolis) e Estado de São Paulo (Cidades: Diadema e São Paulo); (ii) Portugal (Cidades: Aveiro e Vila Real). 
Docentes: Alcina Maria Testa Braz da Silva, Daniel Sasaki, Gloria Queiroz

 

CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE HOMENS E IDEIAS EM BRASIL E PORTUGAL (SÉCULOS XVIII-XX)
Esse projeto de pesquisa tem por objetivo articular trajetórias de grupos de intelectuais, separados cronologicamente, em contextos políticos e ideológicos distintos, contudo articulados em torno de projetos de transformação social a partir da “educação do povo”, com base na ciência em desenvolvimento nos dias lados do Atlântico: Brasil e Portugal. O primeiro grupo é caracterizado por ilustrados luso-brasileiros, que viveram entre a segunda metade do século XVIII e primeiras décadas do XIX. O segundo grupo abrange médicos educadores e engenheiros os quais sofreram forte influência do positivismo, da eugenia e dos ideais liberais de fins do século XIX e primeiras décadas do século XX.
Docentes: Maria Renilda Nery Barreto, Tereza Fachada

 

AS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA PROFISSIONAL E NOS PERCURSOS FORMATIVOS DOS PROFESSORES DAS CIÊNCIAS NATURAIS
Este projeto se propõe a fazer um diagnóstico e elaborar uma análise crítica sobre a inserção das tecnologias nos espaços da formação e da prática profissional dos professores da área das Ciências, a partir de um olhar psicossocial sobre esses espaços no cenário educacional contemporâneo. Nessa direção, serão investigadas as representações sociais acerca da tecnologia, buscando captar as significações que o termo tecnologia tem para os grupos de professores em formação, em seus respectivos cursos de Licenciatura, de professores que atuam na rede pública e particular da Educação Básica do Estado do Rio de Janeiro, e dos alunos deste segmento de ensino.
Docentes: Alcina Maria Testa Braz da Silva

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