Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Projetos de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Projetos de Pesquisa

Última atualização em Terça, 03 de Setembro de 2024, 22h05 | Acessos: 97

Alinhados a cada linha de pesquisa, há projetos desenvolvidos individualmente ou em conjunto por professores do programa. O PPCTE conta com diversos projetos financiados pelos principais órgãos financiadores nacionais / do estado do Rio de Janeiro (CAPES, CNPq e FAPERJ). Alguns docentes fazem parte, ainda, de ações internacionais de pesquisa, financiadas por instituições de outros países. A seguir, listamos alguns desses projetos.

 

DIFERENÇAS E CULTURAS VISUAIS
O projeto tem por objetivo desenvolver pesquisas fundamentadas no reconhecimento da necessidade de um Ensino de Ciências e Matemática que considere a justiça social como ponto de partida para o respeito às diferenças, de modo a estabelecer diálogos entre a epistemologia da ciência moderna e outras epistemologias. Nesta concepção, a cultura material e visual são tidas como destaque nas pesquisas por possibilitarem a construção dos diálogos interculturais.
Docentes: Sheila Cristina Ribeiro Rego (responsável), Andreia Guerra

 

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS
O projeto tem como objetivo investigar questões relacionadas ao uso da divulgação científica em situações de ensino. Dentro dessa proposta, busca-se identificar diferentes fontes de divulgação científica como a mídia impressa, os espaços não formais, histórias em quadrinhos e documentários ambientais. Além disso, a problemática como se dá a inserção destes recursos em propostas didáticas no ensino de ciências.
Docentes: Marcelo Borges Rocha

 

ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA E AS NOVAS MIDIAS: CONCEITOS E FERRAMENTAS CONTEMPORÂNEAS
O presente projeto busca conhecer mais sobre o uso de artefatos tecnológicos e teletecnológicos nos processos de ensino e de aprendizagem como, por exemplo, videoaulas, smartfones, computadores etc, bem as metodologias, conceitos e concepções inerentes a esse novo momento d encontro entre educação, ensino e tecnologias no ensino de ciências.
Docentes: Sergio Duarte, Daniel Sasaki

 

HISTÓRIA, CIÊNCIA, CULTURA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
Esse projeto visa desenvolver pesquisas no âmbito da educação básica e formação de professores que busquem investigar as relações entre ciência e cultura através da história e na contemporaneidade e seus potenciais para a educação científica.
Docentes: Andreia Guerra (responsável), Cristiano Barbosa de Moura, Marcília Barcellos e Sheila Cristina Ribeiro Rego.

 

MAPEAMENTO DAS ABORDAGENS CTS POR REDES SOCIAIS
O presente projeto busca mapear as Abordagens CTS utilizando-se de softwares de Redes Sociais. Espera-se conhecer os autores, instituições, palavras chaves e referências utilizadas em artigos, teses e dissertações brasileiras, permitindo conhecer a área e propor ações de intervenção e gestão de conhecimento na área. A pesquisa será ampliada com a comparação de Redes Sociais sobre CTS na Ibero-América, América do Norte e outras bases de dados.
Docentes: Alvaro Chrispino (responsável), Taís Conceição dos Santos, Thiago Brañas de Melo.

 

MODELOS E MODELAGEM NO ENSINO STEM
Linha que visa investigar a construção de modelos explicativos por estudantes envolvidos em projetos de investigação STEM. A linha tem base na Teoria dos Campos Conceituais.
Docentes: Juliana Machado (responsável), Marco Braga

 

N@MELAB - NOVOS AMBIENTES E MÍDIAS EDUCACIONAIS STEM
O projeto visa desenvolver e pesquisar sobre novos ambientes educacionais STEM (laboratórios, makerspaces, oficinas de robótica). A partir da Teoria Ator-Rede e do conceito de inteligência coletiva/colaborativa, procura-se estudar as redes de conhecimento configuradas nesses ambientes pelos atores humanos (professores e alunos) e não-humanos (dispositivos, artefatos, mídias e ferramentas).
Docentes: Marco Antônio Barbosa Braga (responsável), Tarliz Liao.

 

NOVAS ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Estudo de práticas não formais de educação ambiental
Docentes: Marcelo Borges Rocha (responsável), Taís Conceição dos Santos

 

PERCURSOS FORMATIVOS E PRÁTICAS DOCENTES NOS CONTEXTOS SOCIOCULTURAIS CONTEMPORÂNEOS
O projeto visa investigar, com base em um diagnóstico psicossocial e cultural, os contextos contemporâneos da formação e das práticas docentes em diferentes realidades socioculturais. Nesta direção, a pesquisa tem por objetivos identificar e analisar as significações atribuídas aos conceitos de tecnologia e de ciência, as relações simbólicas entre os saberes e as questões sobre cidadania e inclusão social e como tais questões estão inseridas nesses espaços de formação e das práticas docentes no âmbito da Educação Científica. Além desses objetivos norteadores, se busca compreender a rede de significados que constitui a noção de qualidade de vida para os grupos sociais envolvidos e propor uma agenda de intervenções sociais que articule as instâncias da educação e da qualidade de vida.
Docentes: Alcina Maria Testa Braz da Silva.

 

PRÁTICA DOCENTE E ENSINO DE FÍSICA

O Projeto faz parte do Grupo de Pesquisa também intitulado Prática Docente e Ensino de Física que se desenvolve no âmbito da formação inicial e continuada de professores de Física e se justifica pela necessidade de repensar práticas docentes e processos formativos em situações educacionais que visem à formação de cidadãos participativos e ativos. Pesquisando o desenvolvimento de trabalhos colaborativos, tanto na formação inicial quanto na continuada de professores de Física, as atividades desenvolvidas se voltam para a análise do impacto de estratégias na formação de professores para atuarem em situações educacionais ampliadas, de forma dialógica e coerente com as atuais demandas socioculturais e educacionais. O grupo é composto por duas linhas de pesquisa intituladas Formação Inicial de Professores de Física e Ensino de Física e Experimentação.
Docentes: Giselle Faur de Castro Catarino (responsável) e Glauco dos Santos Ferreira da Silva.

 

PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS CTS
Investigação sobre o impacto de Políticas Públicas, materiais didáticos e Sequências de Ensino nas relações CTS e no Ensino CTS.
Docentes: Alvaro Chrispino (responsável), João Paulo Fernandes, Marcelo Borges Rocha, Taís Conceição dos Santos e Thiago Brañas de Melo.

 

Fim do conteúdo da página