[08 a 10/07/2024] PPCTE no Seminário Ibero-Americano CTS
Entre os dias 8 e 10 de julho de 2024, aconteceu o IX Seminário Ibero-Americano CTS & XIII Seminário CTS, presencialmente na Universidade de Aveiro (Portugal) e e online na plataforma http://cts.eventqualia.net, com o tema “Desafios da Educação CTS e Objetivos da Agenda 2030”.
O grupo CTS e Educação do PPCTE marcou presença com apresentação de 10 trabalhos aprovados. Além disso, o professor Dr. Alvaro Chrispino esteve no painel “Seminários CTS: História e perspectivas futuras” e na mesa redonda “Natureza e História da Ciência, Currículos e Educação CTS”.
Para a mestranda Bárbara Mulè Gonçalves, que esteve presencialmente no evento:
“A vivência de um evento científico é por si só rica em trocas de conhecimento. Mas, participar de um evento de alcance internacional como o IX Seminário Ibero-americano CTS (IX SIACTS) foi extraordinário. As palestras proporcionaram um olhar para o passado e a tudo que possibilitou o estabelecimento da área CTS que conhecemos hoje, mas também permitiram um vislumbre ao futuro e a todos as perspectivas e os desafios que despontam no horizonte. Apresentar um trabalho na modalidade comunicação oral, este desenvolvido ao longo de uma disciplina do PPCTE, foi uma oportunidade incrível de intercâmbio de ideias em um contexto de vasta pluralidade cultural e epistemológica, cenário mais do que favorável ao debate dos temas que permeiam o campo CTS. De fato, participar do IX SIACTS foi uma experiência ímpar e enriquecedora para a docente e pesquisadora que sou e desejo ser.”
O discente Cassiano de Oliveira Amorim também esteve em Aveiro, apresentando resultados da sua recém defendida dissertação, e, segundo ele:
"Participar do IX SIACTS em Aveiro, Portugal, foi uma experiência transformadora para minha trajetória acadêmica. Ter a oportunidade de dialogar diretamente com minhas referências e apresentar minhas pesquisas mais recentes enriqueceu imensamente meu conhecimento e visão profissional. A troca de ideias e a interação com especialistas do campo proporcionaram insights valiosos e novas perspectivas sobre minha área de estudo. Retorno ao Brasil com muito entusiasmo, repleto de ideias inovadoras e inspirações tanto para minha carreira acadêmica quanto para as salas de aula onde leciono. As discussões e feedbacks recebidos durante o evento não apenas ampliaram meu entendimento sobre os temas abordados, mas também estimularam o desenvolvimento de novas abordagens e metodologias para aplicar em minhas aulas."
Trabalhos apresentados:
• A relação entre interdisciplinaridade e CTS: um olhar sobre as teses e dissertações brasileiras na área de ensino. Bárbara Mulè Gonçalves; Taís Conceição dos Santos; Alvaro Chrispino.
• Reaproveitamento de resíduos da casca da laranja em experimentos químicos: Estratégias para o ensino de química verde no ensino médio. Juliana Barreto Brandão; Júlia Damazio Bouzon; Alvaro Chrispino.
• Ciência, Tecnologia e Sociedade na Iberoamérica: primeiros passos de um mapeamento. Rafael Schepper Gonçalves; Alvaro Chrispino.
• A inclusão de jovens do Programa do Portal do Futuro no mercado de trabalho através da educação CTS. Cristiana Rodrigues Carvalho; Matheus Liduino Moreira; Taís Conceição dos Santos; João Paulo Fernandes.
• Um panorama sobre CTS, interdisciplinaridade e metodologias ativas na concepção de professores. André Lucas Freitas dos Santos; Taís Conceição dos Santos.
• Promoção da alfabetização científica a partir do desenvolvimento da técnica da controvérsia controlada: Um relato de experiência. Matheus Moebus Farias; João Paulo Fernandes.
• Discussões, caminhos e alternativas para a abordagem do tema experimentação em animais: um debate com alunos de ensino médio. André Gomes Vieira; João Paulo Fernandes; Thiago Brañas de Melo.
• Mobilização do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade e das Questões Sociocientíficas sob lentes freireanas na relação estabelecida entre universidade-escola. João Paulo Fernandes; Jonathan Bull Ribeiro da Silva; Bruna Karl Rodrigues da Silva; Marcília Elis Barcellos.
• CTS e Freire: Uma análise de redes a partir das citações. Cassiano de Oliveira Amorim; Thiago Brañas de Melo.
• CTS e Ensino de Física: um mapeamento das publicações brasileiras. Thiago Brañas de Melo; Rafaela Bianca Ferreira Moço; Matheus Liduino Moreira; Rafael Schepper Gonçalves; Julio Cesar dos Santos Moreira.
Redes Sociais