Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > [23/05/2023] PPCTE realiza 1º Seminário de Integração de 2023
Início do conteúdo da página

[23/05/2023] PPCTE realiza 1º Seminário de Integração de 2023

Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2023, 01h11 | Acessos: 197

Na tarde desta terça-feira (23), o Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) promoveu o 1º Seminário de Integração do ano de 2023. O evento, ocorrido no auditório V, da Unidade Maracanã, teve a presença do Diretor de Pesquisa e Pós-graduação (DIPPG), da Coordenação do Programa, Docentes e Discente, além da participação de outros Programas de Pós-graduação. Também houve a realização de palestra.
Na abertura, o Diretor da DIPPG fez um relato sobre o crescimento e consolidação dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu do Cefet/RJ, destacando a avaliação na última Quadrienal da CAPES (2017 – 2020) obtida pelo PPCTE que obteve nota 6, considerado de excelência acadêmica, sendo a maior nota obtida por um PPGSS da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.



Após a fala inicial do Diretor da DIPPG, a Coordenadora do Programa deu as boas vindas aos participantes do evento e apresentou o PPCTE desde sua criação em janeiro de 2010, com o curso de mestrado até sua consolidação até os dias atuais. A Coordenadora destacou o objetivo do Programa e o que esperar de um profissional formado por esse curso.
- O programa conta com dois cursos - Mestrado Acadêmico em Ciência, Tecnologia e Educação e Doutorado Acadêmico em Ciência, Tecnologia e Educação. Nós estamos falando do primeiro Programa de Pós-Graduação do CEFET/RJ a abrir um curso de Doutorado e em menos de 15 anos atingimos a excelência em nível internacional – celebrou Taís.



Após a abertura do evento, a palestrante Paula Mendonça, docente da Universidade Federal de Ouro Preto e editora-chefe da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, realizou a palestra “Ciência Aberta e as publicações na pesquisa em ensino de ciências”, sob a mediação da profª Andreia Guerra, docente do PPCTE Cefet/RJ. A palestra abordou a questão do movimento Ciência Aberta e seus eixos centrais a partir das experiências da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. Durante o encontro, serão apresentados desafios futuros quanto ao compartilhamento dos dados suplementares das pesquisas na área de educação em ciências.


Auditório V

 


Palestrante: Profª Drª Paula Mendonça

 

Palestrante Profª Drª Paula Mendonça e Profª Andreia Guerra

 


Palestrante: Profª Drª Paula Mendonça

 


Parte do Corpo Docente do PPCTE

Fim do conteúdo da página