Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > Palestra do doutorando Alexandrino Lopes na UFRRJ
Início do conteúdo da página

Palestra do doutorando Alexandrino Lopes na UFRRJ

Última atualização em Quarta, 24 de Maio de 2023, 19h20 | Acessos: 235

Sobre o Evento

A palestra faz parte do Seminário de Educação e Sociedade, do curso de Pedagogia da UFRRJ, do Instituto Multidisciplinar, no Departamento de Educação e Sociedade. O evento está sendo organizado pela Coordenação do Curso de Pedagogia, com o apoio do Laboratório de Estudos Afro-brasileiros (LEAFRO). O evento é alusivo aos 20 anos da Lei 10.639/2003. O ciclo de debates tem como objetivo, pensar as múltiplas possibilidades que a lei nos permite em relação à educação.

 

Tema de Palestra

 (Etno)ciência Africana: Uma Epistemologia a Partir do Pensamento dos Dogons". A ideia do palestrante nesse contexto é refletir e mostrar  a importância da etnociência na legitimação de uma epistemologia de conhecimento produzido por pessoas subalternizadas pelo pensamento ocidental, com destaque para os povos Dogons da região do platô central do Mali. Com isso podemos refletir sobras as seguintes perguntas: Como os conhecimentos produzidos pelos povos Dogons podem contribuir para uma epistemologia não eurocêntrica?  De que forma, a etnociência pode ser utilizada para legitimar saberes produzidos por pessoas subalternizadas? Quais são os principais desafios para a valorização e reconhecimento dos conhecimentos produzidos por povos africanos?


A palestra ocorrerá no Auditório do Instituto Multidisciplinar na UFRRJ.

 

Necessário realizar inscrição até o dia 30 de maio, através do link:  https://docs.google.com/forms/d/1DXVw93CX42ne7LOECeKVCU3bVt_QWJpTMmzyimvQi_4/edit

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página