Defesa de Dissertação de Lorrene Andrade Lima de Carvalho
Defesa de Dissertação de Mestrado
Lorrene Andrade Lima de Carvalho
Obstáculos epistemológicos, erros e dificuldades: Concepções de professores de Matemática
Visando discutir as concepções de professores de Matemática acerca dos termos obstáculos, erros e dificuldades desenvolvidos por estudantes durante o processo de aprendizagem da Álgebra, o presente estudo tem como objetivo responder às seguintes perguntas de partida norteadora dessa pesquisa: Quais as concepções dos professores de Matemática sobre os termos: obstáculo, erro e dificuldade? Quais razões e/ou origens dos erros os professores atribuem aos estudantes no estudo da Álgebra? Para alcançarmos nosso objetivo, buscamos identificar e analisar tais concepções a partir da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas e individuais com cada professor participante. Os referenciais teóricos adotados nessa pesquisa foram Gaston Bachelard (1996), filósofo e epistemólogo responsável por introduzir a noção de obstáculo epistemológico no ensino da Matemática, Guy Brousseau (1996), matemático francês responsável por pesquisar sobre a didática matemática, em especial, a Teoria das Situações Didáticas e Gérard Vergnaud (1990), psicólogo e matemático responsável pelas pesquisas da Teoria dos Campos Conceituais. Em relação ao questionário aplicado, ele foi dividido em três partes: Parte A, que buscou analisar o perfil do docente; Parte B, em que tivemos como base os trabalhos de Gagatsis e Kyriakides (2000) como inspiração para elaboração das perguntas fechadas, por meio de uma escala likert, para compreender as razões dos erros dos estudantes na visão dos professores. E parte C, que consistiu em perguntas abertas (discursivas), nas quais tivemos como base o trabalho de Kikuchi (2012) para compreender, a partir dos modelos de respostas dos estudantes em questões que envolvem a Álgebra, como os professores identificam ou não as razões e origens dos erros e das possíveis dificuldades dos estudantes. Em relação à entrevista semiestruturada, as respostas foram identificadas e separadas em unidades de análise e, posteriormente, foram categorizadas a partir da análise de conteúdo segundo Bardin (2002). Os resultados da análise dos dados indicaram que, de maneira geral, os docentes não estão familiarizados com o conceito de obstáculo, ou seja, desconhecem que o obstáculo é inerente ao próprio conhecimento e atribuem às razões para a ocorrência dos erros exclusivamente ao estudante, acreditando que as principais razões estão atreladas à falta de conhecimento, compreensão, interpretação e ao domínio dos conteúdos básicos da matemática.
Palavras-chave: Obstáculos Epistemológicos; Bachelard; Erros; Dificuldades; Ensino da Matemática.
Banca Examinadora
Juliana Machado, Orientadora
Elizandro Maurício Brick, PPGECT/UFSC
Sheila Cristina Ribeiro Rego, CEFET/RJ
Tarliz Liao (suplente, UNIRIO)
Local, data e horário:
28/08/2023 (segunda-feira)
Auditório V - Bloco E (CEFET/RJ)
14h
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