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Defesa de dissertação do discente João Fernando

Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2023, 01h19 | Acessos: 286

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DO TEMA TECNOLOGIA EM ARTIGOS ACADEMICOS SOBRE CTS NO BRASIL

João Fernando Rodrigues de Siqueira 

 

Data: 05 de julho de 2023

Horário: 15:00

Link: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3a97211ea741d74714b7f06056b095d96f%40thread.tacv2/1687269841235?context=%7b%22Tid%22%3a%228eeca404-a47d-4555-a2d4-0f3619041c9c%22%2c%22Oid%22%3a%22e2d2019d-bb51-464b-b092-4f69587a7423%22%7d 

 

O presente trabalho tem como proposta a análise do tema Tecnologia nos artigos acadêmicos sobre CTS no Brasil, através de uma pesquisa qualitativa nos artigos cadastrados no banco de dados do grupo CTS e Educação, do CEFET-RJ, publicados entre 1998 e 2021. O tema Tecnologia tem sido pouco explorado nos artigos sobre CTS apesar de ser um elemento importante na tríade que compõe CTS e na sociedade tecnológica em que vivemos. Foi verificado que ainda existem crenças inadequadas sobre o tema Tecnologia demonstrando uma necessidade de alfabetização tecnológica e cientifica mais adequada ao nosso tempo. Por isso, o trabalho que se segue busca contribuir para estas questões, realizando um levantamento de como o tema Tecnologia é entendido, de quais as diferentes interpretações e quais as crenças ingênuas sobre Tecnologia foram abordadas nos artigos sobre CTS no Brasil. A pesquisa foi realizada com o apoio do software NVIVO na versão 12 para ajudar na busca e codificação de trechos de texto, nos artigos sobre CTS, que contivessem as palavrastecnologia”, “tecnológico” e suas variações. A análise foi realizada por meio da interpretação de gráficos. Foram analisados mais de 509 artigos catalogados pelos integrantes do grupo de pesquisa CTS e Educação do CEFET/RJ.  Destes foram selecionados 25 artigos que abordaram o tema Tecnologia e deles inferiu-se que: Os artigos são de 3 tipos: revisões bibliográficas, intervenções didáticas e projetos de tecnologia social sendo 10 artigos como revisões bibliográficas, 13 como intervenções didáticas e 3 como projetos de Tecnologia; as regiões sul e sudeste são as regiões com maior produção de artigos sobre o tema Tecnologia sendo as regiões norte e nordeste as que menos produziram artigos CTS sobre o tema Tecnologia; Os artigos CTS sobre o tema Tecnologia foram publicados entre o período 2007 a 2021 sendo o ano de 2016 o ano com maior número de artigos publicados, tendo publicado 8 artigos; A UTFPR foi a instituição com maior número de artigos CTS sobre Tecnologia publicados, tendo 8 artigos publicados; O periódico Revista Tecnologia e Sociedade foi o que teve maior número de artigos abordando o tema tecnologia, num total de 6 artigos publicados; Diferentes categorizações sobre o tema Tecnologia foram consideradas nos artigos CTS, sendo categorizações propostas por pesquisadores da filosofia da Tecnologia como Andrew Feenberg, Estéfano Vizconde Verastzo, Carl Mitcham, Walter Antônio Bazzo e Maria de Fátima Reis e Luiz Augusto Hayne Francisco; e que dentre as categorizações encontradas nos artigos as categorizações de Reis (1995)  Verastzo (2009) possuem 4 categorias de tecnologia que se aproximam semanticamente; e que as 10 palavras com maior frequência nos artigos da amostra foram: Tecnologia, ciência, educação, ensino, social, sociedade, desenvolvimento, ciências e pesquisa e sociais; e finalmente foi verificado que os pares de categorizações com maior grau de similaridade foram: Tecnologia Instrumentalista / Tecnologia como Artefato e Tecnologia Utilitarista / Tecnologia Intelectualista.  

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