Defesa de Dissertação do Discente Daniel Figueira de Aquino
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA
DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à
D E F E S A D E DISSERTAÇÃO
COM O TÍTULO:
“O ENSINO DE BIOLOGIA NAS PESQUISAS EM ENSINO NA ÁREA CTS”
Por
DANIEL FIGUEIRA DE AQUINO
Resumo
A presente dissertação tem como objetivo identificar o perfil e as relações estabelecidas pelos estudos dedicados ao Ensino de Biologia no contexto das pesquisas de Ensino do CTS brasileiro. Para tal, foram coletados dados a partir de quatro bancos de textos do grupo de pesquisa CTS e Educação do CEFET/RJ. Esses dados correspondem a quatro grupos de textos: artigos, dissertações de mestrados acadêmicos, dissertações de mestrados profissionais e teses. Fazendo uso de buscadores previamente selecionados, foram obtidos dentro desses bancos de textos 85 (oitenta e cinco) artigos, 65 (sessenta e cinco) dissertações de mestrados acadêmicos, 37 (trinta e sete) dissertações de mestrados profissionais e 25 (vinte e cinco) teses. Para que se cumprissem os objetivos desta pesquisa, os dados foram submetidos à análises bibliométricas e à Análise de Redes Sociais tendo como base alguns parâmetros bibliométricos como palavras-chave, autores, ano de publicação, instituição de origem e principais referências. Como resultado, pode-se observar grande expressividade das pesquisas em Ensino de Biologia dentro do quadro geral das pesquisas em Ensino da área CTS. Outro ponto característico observado foi a aproximação do Ensino de Biologia com as temáticas ambientais e com a alfabetização científica. Ainda sobre os temas abordados, observou-se pontos característicos e de convergência para cada um dos grupos de textos, sendo as dissertações de mestrados acadêmicos as mais distantes. Também foi possível observar o IFES, a UFSC a UESB e a UnB, como importantes instituições, sendo as últimas duas as grandes responsáveis pela expansão dos trabalhos analisados para as suas respectivas regiões. Para os autores, se pode levantar como nomes proeminentes, entre outros, os professores Paulo Marcelo Marini Teixeira e Sidnei Quezada Meireles Leite. Os dois últimos são destacados, pois suas contribuições e movimentações foram de grande importância para o fluxo e estabelecimento de relações dentro das redes. No que diz respeito as redes de comunicação, foi possível observar redes conexas para as palavras-chave, mas com alto grau de desconexão para a rede de autores e de instituições, o que evidencia baixa colaboração entre esses atores. Para as referências mais citadas, os dados deste trabalho mostraram que as pesquisas de Ensino de Biologia seguem as tendências observadas para as pesquisas em Ensino da área CTS, mas também trazem consigo nomes específicos do Ensino de Biologia como é o caso da pesquisadora Myriam Krasilchik. Ao final das análises foi possível concluir que há um movimento de expansão das pesquisas analisadas para além do eixo Sudeste-Sul, ainda que essa expansão seja concentrada em uma instituição. Além disso, verificou-se a necessidade de que sejam incluídas discussões referentes à tecnologia. Para as referências, ficou apontado a necessidade que se traga para o diálogo autores considerados fontes primárias de CTS. Os métodos de levantamento e de análises de dados empregados nesta pesquisa foram eficientes para que se cumprissem os objetivos estipulados para esta pesquisa.
Banca Examinadora composta pelos Doutores:
Alvaro Chrispino, Orientador
Taís Conceição dos Santos, CEFET/RJ
Paulo Marcelo Marini Teixeira, UESBA
Local, Data e Horário:
- Plataforma Teams (Clique aqui para entrar na reunião)
- 03 de setembro de 2021
- 14h
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