Defesa de Dissertação da Discente Taina Lanza dos Santos Muniz
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à
D E F E S A D E D I S S E R T A Ç Ã O
COM O TÍTULO:
“UMA MULHER EXTRAORDINÁRIA? ELEMENTOS PARA DISCUSSÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOBRE A PARTICIPAÇÃO FEMININA NAS CIÊNCIAS A PARTIR DA HISTÓRIA DE LAURA BASSI”
Por
TAINA LANZA DOS SANTOS MUNIZ
Resumo
É reconhecida na área de Ensino de Ciências a importância de uma discussão sobre ciências que inclua questões para além de conteúdos e produtos finais, ou seja, sobre a construção das ciências. Perspectivas recentes, apontam ainda para a necessidade de promover um ensino de ciências que não envolva exclusivamente a narrativa hegemônica de homens geniais, brancos e localizados no Norte Global. Nesse sentido, defendemos que a inclusão da perspectiva histórica conhecida como História Cultural das Ciências, em comunhão com os debates proporcionados pelas perspectivas feministas, podem ser um caminho de grande potencial para um ensino de ciências que perceba e legitime a participação das mulheres na construção histórica do conhecimento científico. A fim de discutir como a participação e os apagamentos das mulheres ocorreram, tratamos nessa dissertação de elementos da trajetória de Laura Maria Caterina Bassi (1711-1778), filósofa natural e professora da Universidade de Bolonha no século XVIII. A partir de sua história e do contexto que a circunda, levantamos problemas em torno das circunstâncias que envolviam a educação feminina, as limitações impostas às mulheres ao seguirem uma carreira acadêmica e as relações sociais que foram construídas como estratégias para permanência no meio acadêmico. Para reconstrução do episódio histórico, utilizamos fontes secundárias e primárias. Seguindo a narrativa histórica, analisamos o estudo de caso e, utilizando a literatura da Educação em Ciências em articulação com o referencial teórico, apontamos como a abordagem histórica proposta pode ser um caminho para discussão de um ensino sobre ciências orientado à diversidade e representatividade a partir das discussões sobre trajetórias femininas na ciência.
Banca Examinadora composta pelos Doutores:
Cristiano Barbosa de Moura, Orientador
Andreia Guerra de Moraes, CEFET/RJ
Maria Renilda Nery Barreto, CEFET/RJ
Letícia dos Santos Pereira, UFBA
Local, Data e Horário:
-
Plataforma Teams (Acesse aqui a Live da Defesa)
-
09/08/2021
-
14h
Redes Sociais