Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Defesas > Defesa de Dissertação do Discente Washington Luiz Raposo da Silva
Início do conteúdo da página

Defesa de Dissertação do Discente Washington Luiz Raposo da Silva

Última atualização em Segunda, 28 de Junho de 2021, 22h06 | Acessos: 941

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

 

D E F E S A   D E   D I S S E R T A Ç Ã O

 

 

COM O TÍTULO:

 

“CIÊNCIA E ARTE EM UM CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL: A CULTURA DA QUARTA DIMENSÃO NO INÍCIO DO SÉCULO XX E AS AMPLAS POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE ARTE E CIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA NA LICENCIATURA EM FÍSICA”

Por

 

Washington Luiz Raposo da Silva

 

Resumo

 

No presente trabalho, defendemos que a abordagem de ciência e arte, em uma perspectiva histórico-cultural, pode representar uma forma significativa de promover uma formação mais abrangente e contextualizada para os alunos de licenciatura em física. Nesse sentido, procuramos dialogar com os referenciais teórico-didáticos que corroboram com a ideia de ciência como cultura e com a ideia de que a aproximação entre ciência e arte pode contribuir para a formação dos futuros docentes. Em nosso trabalho, defendemos que a ciência e a arte de determinada época devem ser discutidas em seu contexto cultural original. Entendemos que esta exigência pode contribuir para discussões de Ndc, para apresentar a ciência como cultura e ajudar a diluir a visão, ainda persistente, de Duas Culturas. Tendo em vista estas ideias, organizamos o arcabouço teórico necessário para a construção de uma abordagem de ciência e arte, em seu contexto histórico-cultural, em uma disciplina de uma licenciatura em física. Nessa fundamentação teórica, buscamos um conceito de cultura que fosse adequado para nossa proposta, descrevemos nossos princípios/objetivos elementares para tal atividade, levantamos os requisitos didático-pedagógicos e histórico-epistemológicos fundamentais para abordagens que tratem de ciência e arte e tenham como base a perspectiva histórico-cultural. Elegemos o conceito de quarta dimensão como o tema central para discutirmos a Teoria da Relatividade, a filosofia do hiperespaço, a literatura de ficção científica e as artes plásticas neste período, entre o final do século XIX e primeira metade do século XX. Por fim, descrevemos nossas ideias e ponderações para uma futura utilização destas discussões e da nossa temática, amparadas pelas bases teóricas que apresentamos, em uma proposta didática para uma licenciatura em física. Levantamos, também, algumas questões importantes que poderão ser respondidas com a realização de uma pesquisa de campo, durante a realização desta proposta didática.

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

 José Claudio de Oliveira Reis (UERJ-CEFET/RJ) (orientador)

        Giselle Faur de Castro Catarino (UERJ-CEFET/RJ)

        Ana Paula Bispo da Silva (UEPB)

        Marlon Cesar de Alcantara (IF SUDESTE MG)

        Cristiano Barbosa de Moura (CEFET/RJ)

 

Local, Data e Horário:

Fim do conteúdo da página