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Defesa de Dissertação do Discente Marcelo Gonzaga

Última atualização em Sábado, 22 de Maio de 2021, 01h12 | Acessos: 742

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

 

D E F E S A   D E   D I S S E R T A Ç Ã O

 

 

COM O TÍTULO:

 

“CONTRIBUIÇÕES DA EPISTEMOLOGIA DE BAS C. VAN FRAASSEN AO ENSINO DE CIÊNCIAS”

Por

 

MARCELO GONZAGA RODRIGUES

 

Resumo

 

O trabalho de pesquisa tentou responder ao seguinte problema: quais as contribuições do empirismo construtivo para o ensino de ciências? Na tentativa de responder a essa pergunta, a pesquisa selecionou três categorias de pensamento encontradas na epistemologia produzida por Bas C. van Fraassen: adequação empírica, pragmática da explicação e distorções virtuosas. No decorrer da pesquisa, tentamos refletir os modelos em cima delas com intuito de correlacionar com o ensino de ciências e encontrar potenciais contribuições. O percurso metodológico trilhado por nós foi a revisão de duas obras que consideramos onde estão mais claras as categorias de pensamento selecionadas: a imagem científica e representações científicas: paradoxos de perspectiva. Após a revisão das duas obras, fizemos a revisão do artigo de Collins (2015) e Gilbert e Treagust (2009) que contribuíram com o desenvolvimento do problema de pesquisa. Da literatura encontrada na pesquisa em ensino de ciências vale enfatizar o trabalho de Greca e Freire Jr. (2011) que ajudaram a pesquisa encontrar uma conclusão mais adequada para defender o potencial do empirismo construtivo ao ensino de ciências. As correlações que tentamos traçar em paralelo às categorias de pensamento utilizadas visaram tratar essencialmente da problemática entre teoria e prática encontrada no ensino de ciências. É notório se deparar com perspectivas ingênuas para explicar a correlação entre a projeção do modelo teórico e o resultado experimental em aulas práticas. Analisar esse problema sob o empirismo construtivo nos permitiu vislumbrar uma outra maneira de olhar para o erro. Conseguir dar uma resposta sob um viés de natureza empirista diferente das tendências no ensino tornou o trabalho interessante a ser realizado ao mesmo tempo que colocou ele um risco de não dar conta do problema. Compreendemos que conseguimos responder o problema quando entendemos a natureza controversa da ciência.

 

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

Juliana Machado, Orientadora
Marco Antonio Barbosa Braga, CEFET/RJ
Fábio André Sangiogo, UFPEL
Sheila Cristina Ribeiro Rego, CEFET/RJ

 

Local, Data e Horário:

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