Defesa de Dissertação da Discente Natasha Obeid El Jamal
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à
D E F E S A D E D I S S E R T A Ç Ã O
COM O TÍTULO:
“O LADO INVISÍVEL DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA: DISCUTINDO A AUSÊNCIA DE MULHERES NA CIÊNCIA POR MEIO DA VISIBILIDADE DE MARIE CURIE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS”
Por
NATASHA OBEID EL JAMAL
Resumo
A dissertação é elaborada por uma interseção entre história da ciência, feminismo e ensino. A pesquisa tem o objetivo de discutir as invisibilidades das mulheres na ciência e sociedade por meio da construção histórica da visibilidade de uma personagem feminina na História da Ciência (Marie Curie), com resultados que potencializam a visão crítica sobre ciência e ações sociopolíticas – a luta por condições melhores para as mulheres - na educação em ciências. E é feita sob uma fundamentação teórico metodológica, que percorre todo o texto, com revisões bibliográficas sobre estudos de gênero, patriarcado, feminismo, educação em ciências, identidade cultural, participação feminina na História da Ciência e sobre Marie Curie. Escolhemos Marie Curie porque a cientista é reconhecida como uma das mulheres mais importantes da história do ocidente moderno para além do mundo científico, sendo muitas vezes lembrada pelos movimentos feministas. Entretanto, a sua reincidência na literatura revela que ela ainda é uma exceção enquanto mulher na história e na historiografia da ciência e que faltam exemplos diversos de mulheres na ciência. A visibilidade de Marie Curie em detrimento de outras mulheres invisíveis na ciência se deve às condições necessárias que permitam mais mulheres participarem das práticas científicas que sustentam a ciência moderna. Para estudar quais condições levaram Marie Curie à visibilidade, a narrativa histórica utiliza a lente historiográfica da História da Ciência Cultural que foca nas práticas científicas. Pensando na educação em ciências que busca discutir a participação de mulheres na ciência, a visibilidade e excepcionalidade do caso Marie Curie demonstra que é importante tanto compreender o contexto sociocultural no qual Marie esteve inserida, quanto a necessidade de buscar outros exemplos de mulheres na ciência que dialoguem mais com a nossa cultura, atores sociais historicamente invisíveis e subjugados. A crítica à invisibilidade de outras mulheres na ciência também pode ser potente para que as alunas compreendam a necessidade de lutar por condições melhores para que mais mulheres possam participar de práticas científicas.
Banca Examinadora composta pelos Doutores:
Andreia Guerra de Moraes, Orientadora
Cristiano Barbosa de Moura, CEFET/RJ
Tania de Oliveira Camel, FIOCRUZ/RJ
Marinês Domingues Cordeiro, UFSC
Local, Data e Horário:
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Plataforma Teams (Acesse aqui a Live da Defesa)
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24 de maio de 2021
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14h
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