Defesa de Dissertação da Discente Taciana Novello Gatto
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à
D E F E S A D E D I S S E R T A Ç Ã O
COM O TÍTULO:
“AVALIAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS STEM: UMA ANÁLISE DA
CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE MATURIDADE APLICADO NA HORTA
ESCOLAR URBANA DO CEFET/RJ - MARIA DA GRAÇA”
Por
TACIANA NOVELLO GATTO
Resumo
O tema de que trata esta Dissertação de Mestrado é bastante conhecido no âmbito educacional, mas não com o enfoque dado nesta pesquisa. O objetivo foi a criação de um modelo de maturidade, ferramenta de gestão do conhecimento, importante para uma visão estratégica de ensino, de análise para trabalhos com projetos (PBL), como o das hortas escolares. Levamos em consideração cinco parâmetros importantes a serem avaliados e seus resultados revisitados para fins de analisar sua evolução, sendo eles: Cultura de Inovação/Maker; Difusão de Habilidades e Competências; Resolução de Problemas; Além dos Muros da Escola; Eixos do Ensino e Prática Reflexiva. A análise dos dados foi estabelecida a partir do modelo de maturidade aplicado na Horta do CEFET/RJ – Maria da Graça, baseados nos trechos selecionados dos questionários e depoimentos do site de alunos participantes do projeto. Com a aplicação desta matriz, como exemplo, acreditamos no uso desta ferramenta para analisar outras Hortas e trabalhos por projetos e contribuir para o desenvolvimento das dimensões mensuradas. Observamos que na Horta do CEFET houve variação, entre as Dimensões, nos Níveis 3,0 a 4,0, não atingindo o Nível 5,0 (mais avançado) em nenhuma Dimensão. Este fato é importante para evidenciar os aspectos a serem aperfeiçoados ao longo do projeto. Destacamos, ainda, a relevância do tema e as suas respectivas contribuições, como a identificação dos pontos significativos para continuidade do trabalho.
Banca Examinadora composta pelos Doutores:
Marco Antonio Barbosa Braga, Orientador
Maicon Jefferson Azevedo, Co-orientador
Marcelo Borges Rocha, CEFET/RJ
Maria Cristina Ferreira dos Santos, UERJ
Local, Data e Horário:
- Plataforma Teams (Acesse aqui a Live da Defesa)
- 20 de maio de 2021
- 9:30h
Redes Sociais