Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Defesas > Defesa de Dissertação da Discente Taciana Novello Gatto
Início do conteúdo da página

Defesa de Dissertação da Discente Taciana Novello Gatto

Última atualização em Terça, 18 de Maio de 2021, 13h30 | Acessos: 748

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

 

D E F E S A D E D I S S E R T A Ç Ã O

 

 

COM O TÍTULO:

 

“AVALIAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS STEM: UMA ANÁLISE DA
CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE MATURIDADE APLICADO NA HORTA
ESCOLAR URBANA DO CEFET/RJ - MARIA DA GRAÇA”

Por

 

TACIANA NOVELLO GATTO

 

Resumo

 

O tema de que trata esta Dissertação de Mestrado é bastante conhecido no âmbito educacional, mas não com o enfoque dado nesta pesquisa. O objetivo foi a criação de um modelo de maturidade, ferramenta de gestão do conhecimento, importante para uma visão estratégica de ensino, de análise para trabalhos com projetos (PBL), como o das hortas escolares. Levamos em consideração cinco parâmetros importantes a serem avaliados e seus resultados revisitados para fins de analisar sua evolução, sendo eles: Cultura de Inovação/Maker; Difusão de Habilidades e Competências; Resolução de Problemas; Além dos Muros da Escola; Eixos do Ensino e Prática Reflexiva. A análise dos dados foi estabelecida a partir do modelo de maturidade aplicado na Horta do CEFET/RJ – Maria da Graça, baseados nos trechos selecionados dos questionários e depoimentos do site de alunos participantes do projeto. Com a aplicação desta matriz, como exemplo, acreditamos no uso desta ferramenta para analisar outras Hortas e trabalhos por projetos e contribuir para o desenvolvimento das dimensões mensuradas. Observamos que na Horta do CEFET houve variação, entre as Dimensões, nos Níveis 3,0 a 4,0, não atingindo o Nível 5,0 (mais avançado) em nenhuma Dimensão. Este fato é importante para evidenciar os aspectos a serem aperfeiçoados ao longo do projeto. Destacamos, ainda, a relevância do tema e as suas respectivas contribuições, como a identificação dos pontos significativos para continuidade do trabalho.

 

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

Marco Antonio Barbosa Braga, Orientador
Maicon Jefferson Azevedo, Co-orientador
Marcelo Borges Rocha, CEFET/RJ
Maria Cristina Ferreira dos Santos, UERJ

 

Local, Data e Horário:

Fim do conteúdo da página