Defesa de Tese de Doutorado da Discente Gisele Pereira de Oliveira
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA
DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à
D E F E S A D E TESE
COM O TÍTULO:
“MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: um estudo em representações sociais”
Por
GISELE PEREIRA DE OLIVEIRA XAVIER
Resumo
O presente trabalho decorreu da inquietação sobre o papel desempenhado pelo professor/tutor online, especificamente buscando analisar as representações sociais sobre a mediação pedagógica em comunidades virtuais de aprendizagem. A investigação ocorreu com professores da área das ciências naturais e exatas (Química, Física, Biologia e Matemática) participantes de um curso de extensão sobre “Abordagens Pedagógicas Online” ofertado em parceria com Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários (DEAC) do Centro Federal de Educação Ciência e Tecnologia Celso Suckow da Fonseca (CEFET RJ). Os dados para composição das análises foram coletados por meio dos registros no ambiente de formação do curso e por meio de um grupo focal realizado com os participantes da pesquisa. Como referencial teórico, adotamos a Teoria das Representações Sociais. A metodologia de pesquisa assumida é baseada na análise de conteúdo de Laurence Bardin (1977), que possibilita a organização do material, exploração com base em decisões tomadas a partir da definição de categorias, codificação, e, tratamento dos dados de forma qualitativa e quantitativa. Como suporte para análise categorial temática e elaboração de redes semânticas foi utilizado o software ATLAS ti. À luz da Teoria das Representações Sociais foi possível perceber que a mediação pedagógica se constitui como um objeto de representações sociais. E que a interação aparece como uma representação desse objeto. A revisão bibliográfica possibilitou compreender que a mediação pedagógica precisa ser pensada e planejada com base nas necessidades e especificidades de cada modelo formativo. E que apenas a transposição para um cenário e/ou utilização de um recurso não são suficientes para efetivação da aprendizagem. Olhar para o objeto de representação, para os sujeitos e o cenário de formação da representação permitiu entender um sistema de representações sociais em torno dos modelos formativos, mediador e tecnologia. Nesse sentido, os resultados remetem alguns conteúdos representacionais apoiados na dimensão atitudinal, algumas representações negativadas, positivadas, representações de dualidade e distorcidas que permitiram a reflexão sobre como professores entendem objeto. Já em relação aos elementos representacionais em torno de quem é mediador e/ou tutor pedagógico, observou-se que não há um conceito formalizado. Não fica claro para o grupo se o tutor poderia ser o mediador e vice-versa. Dessa forma, a discussão teórica e as análises realizadas corroboraram para o desenvolvimento de uma discussão a respeito do papel do mediador, da importância da mediação pedagógica e da configuração de ações didáticas para promoção da docência online.
Palavras-chave: Mediação Pedagógica Online; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Representações Sociais.
Banca Examinadora composta pelos Doutores:
Alcina Maria Testa Braz da Silva, Orientador(a)
Glória Regina Pessôa Campello Queiroz (MEI), UERJ / CEFET/RJ
Leydervan de Souza Xavier (MEP), CEFET/RJ
Marco Antonio Barbosa Braga (MEI), CEFET/RJ
Agnaldo da Conceição Esquincalha (MEP), UFRJ
Edna Maria Querido de Oliveira Chamon (MEP), UNESA
Local, Data e Horário:
- Plataforma Teams (Clique aqui para entrar na reunião)
- 03 de maio de 2021
- 14:00h
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