Proclama de Defesa de Tese da discente Renata Barbosa Dionysio
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA
DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à
D E F E S A D E TESE
COM O TÍTULO:
“IMAGENS FIXAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: ENTRE CORPOS E PERCEPÇÕES”
Por
RENATA BARBOSA DIONYSIO
Resumo
No ambiente educacional, enfatiza-se a linguagem verbal em detrimento da linguagem visual ao longo da escolarização. Tal fato se potencializa quando estamos no cenário Surdo, onde as crianças se constituem pela visualidade. Será que as imagens utilizadas nos materiais didáticos para Surdos são escolhidas tendo em vista determinados objetivos? Quais são essas intencionalidades? Quais são seus critérios de escolha e uso? Diante dos múltiplos cenários de investigações que o Ensino de Ciências pode oportunizar, esta tese lança olhares sobre a utilização de imagens fixas– como, por exemplo, desenhos, figuras e fotografias – nos materiais didáticos para o ensino de Ciências direcionado a alunos Surdos, desde que construído por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto da Educação de Surdos, em uma proposta de ensino bilíngue: Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Língua Portuguesa. Deste modo, fundamentando-nos em estudos sobre a função didática da imagem, a mediação e percepção semiótica e a necessidade de Alfabetismo Visual, pretendemos responder a seguinte questão de pesquisa: Qual o papel das imagens fixas nos materiais didáticos impressos destinados ao ensino de Ciências Naturais para alunos Surdos dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Por meio da análise de materiais didáticos e de conversas narrativas com uma professora ouvinte, autora destes materiais, que atua no Instituto Nacional de Educação de Surdos, na educação de Surdos em um contexto bilíngue, tivemos como objetivo geral investigar as finalidades com que as imagens fixas eram escolhidas e usadas, buscando esquadrinhar suas funções didáticas e semióticas. Para isso: estudamos o perfil dos docentes Surdos e ouvintes do Ensino Fundamental I do INES, na disciplina Ciências; descrevemos, de forma analítica, os materiais didáticos para Ensino de Ciências construído por uma docente de Ciências ouvinte das séries iniciais do Ensino Fundamental do INES; discutimos o critério de escolha e o uso das imagens dos materiais elaborados por essa docente, tendo em vista as funções didáticas e semióticas das imagens e por fim relacionamos o uso de imagem fixa com o ensino de Ciências a partir da prática docente relatada em seu discurso. Com a análise, verificamos que não havia professores surdos atuando no ensino de ciências para o ensino fundamental I na instituição pesquisada e que a maioria das imagens presentes no material didático eram ilustrações. Percebemos que as imagens fixas são utilizadas de forma central nas propostas didáticas de Ensino de Ciências para os alunos Surdos. Constatamos que o conhecimento sobre a importância do Alfabetismo Visual na educação de Surdos e sobre as potencialidades e funções semióticas e didáticas da imagem fixa nos materiais de ensino podem fomentar situações de ensino e aprendizagem a construir para uma visualidade aplicada.
Palavras-chave: Educação de Surdos. Imagem Fixa. Material Didático. Semiótica. Ensino de Ciências.
Banca Examinadora composta pelos Doutores:
Sheila Cristina Ribeiro Rego, Orientador(a)
Alvaro Chrispino, CEFET/RJ
Andreia Guerra de Moraes, CEFET/RJ
Lucia Helena Pralon de Souza, UNIRIO
Tiago Ribeiro Silva, INES
Local, Data e Horário:
- Plataforma Teams (Clique aqui para entrar na reunião)
- 14 de abril de 2021
- 14:00h
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