Defesa de Proposta de Dissertação da Discente Taciana Novello Gatto
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à
D E F E S A D E PROPOSTA DE DISSERTAÇÃO
COM O TÍTULO:
“A CULTURA DE INOVAÇÃO NAS HORTAS: ANÁLISE A PARTIR DE UM MODELO DE MATURIDADE APLICADO NA HORTA ESCOLAR URBANA DO CEFET/MARIA DA GRAÇA”
Por
TACIANA NOVELLO GATTO
Resumo
O tema de que trata esta Dissertação de Mestrado é bastante conhecido no âmbito educacional, mas não com o enfoque dado nesta pesquisa. O objetivo é compreender se há uma cultura de inovação nas hortas. Para isso, desenvolvemos um modelo de maturidade, ferramenta de gestão do conhecimento, importante para uma visão estratégica, de análise das hortas escolares. Levamos em consideração cinco parâmetros importantes a serem avaliados nas hortas e seus resultados revisitados para fins de analisar sua evolução, sendo eles: Aprendizagem Baseada em Projetos; Cultura de Inovação/Maker; Eixos do Ensino e Prática Reflexiva; Além dos Muros da Escola; e Difusão de Habilidades e Competências. A análise dos dados foi estabelecida a partir do modelo de maturidade aplicado na Horta do CEFET/RJ – Maria da Graça, baseados nos trechos selecionados dos questionários e depoimentos do site de alunos participantes do projeto. Espera-se, a partir da matriz elaborada, como ferramenta de análise das hortas, seja possível contribuir para uma visão estratégica de ensino, identificando os aspectos a serem melhorados. Com a aplicação desta matriz na Horta do CEFET, como exemplo, acreditamos no uso desta ferramenta para analisar outras Hortas e contribuir para o desenvolvimento das dimensões mensuradas. Destacamos, ainda, a relevância do tema e as suas respectivas contribuições.
Palavras-chave: cidades sustentáveis, hortas, agricultura urbana, aprendizagem baseada
em projetos, inovação, maker, modelo de maturidade.
Banca Examinadora composta pelos Doutores:
Marco Antonio Barbosa Braga, Orientador(a)
Marcelo Borges Rocha (MEI), CEFET/RJ
Maicon Jeferson da Costa Azevedo (MEP), CEFET/RJ
Maria Cristina Ferreira dos Santos (MEP), UERJ
Local, Data e Horário:
- Plataforma Teams (Clique aqui para ingressar na sala da defesa)
- 25 de fevereiro de 2021
- 09:00h
Redes Sociais