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Defesa de Proposta de Dissertação do Discente José Anderson De Oliveira

Última atualização em Sexta, 15 de Janeiro de 2021, 02h48 | Acessos: 873

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

D E F E S A  D E PROPOSTA DE DISSERTAÇÃO

 

COM O TÍTULO:

 

 

“A ATIVIDADE DE CONTROVÉRSIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: O
 DEBATE COMO FOCO DE POTENCIALIDADE DIALÓGICA”

 

Por

 

JOSÉ ANDERSON DE OLIVEIRA

 

Resumo

 

Este trabalho, de abordagem qualitativa, tem como objetivo a constituição de uma base teórica para compreender de que forma as controvérsias sociocientíficas são potencialmente promotoras de mudanças, hábitos e valores nos sujeitos para a tomada de decisões na sociedade, numa perspectiva democrática. Acreditamos que através das controvérsias sociocientíficas exista a possibilidade para o desenvolvimento de habilidades fundamentais ao sujeito, a fim de agir e interagir na sociedade. Tais habilidades são fundamentais e urgentes, à medida que as pós-verdades proliferam e ameaçam o desenvolvimento humano, além da manutenção de sua realidade circundante. Assim, o confronto por meio da técnica de controvérsia controlada surge como elemento principal, pois é através dele que a visão de ciência democrática se revela. Além disso, acreditamos que por meio da produção de enunciados, na condição sociointerativa, e portanto coletiva, exista a emergência de novos percepções/conhecimentos. Para construção de nossa base teórica utilizaremos algumas das ideias de Bakhtin assim como as de Leontiev (a partir da Teoria da Atividade). Descreveremos o desenvolvimento de uma Atividade de Controvérsia em uma escola privada para a elaboração sobre a compreensão da potencialidade das controvérsias sociocientíficas no ensino de ciências.

 

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

Glauco dos Santos Ferreira da Silva, Orientador(a) 

Giselle Faur de Castro Catarino, Coorientador(a)

Cristiano Barbosa de Moura (MEI), CEFET/RJ – Uned de Petrópolis

Juliano Camillo (MEP), UFSC

 

 

Local, Data e Horário:

 

 

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