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Defesa de proposta de dissertação da discente Juliana da Silva Magalhães

Última atualização em Sexta, 15 de Janeiro de 2021, 02h48 | Acessos: 864

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

D E F E S A D E P R O P O S T A D E D I S S E R T A Ç Ã O

 

COM O TÍTULO:

 

A TECNOLOGIA E SUAS REPRESENTAÇÕES: ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO MUNÍCIPIO DE CAMOCIM-CE”

 

Por

 

JULIANA DA SILVA MAGALHÃES

 

Resumo

 

É incrível como nada sabemos. Somos aprendizes da vida, aprendemos coisas novas todos os dias. A educação tem muitas ferramentas tecnológicas disponíveis, tais como a internet, a inteligência artificial, as mídias, entre outras. Essa nova era está inclusa no processo educacional e tem sua grande parcela de contribuição na construção de nossa sociedade, e atualmente é amplamente questionada quando colocada como força mobilizadora de mudança social. A pesquisa nas áreas de Ensino de Química, Tecnologia e Teoria das Representações Sociais podem trazer significativas contribuições para o âmbito educacional. Embasada na perspectiva da TRS busca-se entender as relações entre tecnologia educacional e ensino em química. Com isso responder através das representações: “Como está representada a tecnologia por professores de Química no ensino médio?”. O universo de pesquisa deste estudo está inserido no município de Camocim- CE, localizado a 364 km da capital cearense. Podemos destacar, como questão sociocultural que as orientações curriculares vão em contraposição a lei estadual que inibe qualquer aparelho celular, ou similares, tablets, etc. Diante de tal fato, pretende-se investigar o conteúdo dos objetos definidos nas manifestações discursivas de professores que lecionam a disciplina de Química no Ensino Médio, que compõem o quadro docente estadual do município. Pretende-se atingir 14 professores atuantes na disciplina de Química no Ensino Médio do município. A proposta metodológica empregada será qualitativa, através da aplicação da técnica de análise de conteúdo, usando como recurso para coleta de dados questionário semi estruturado onde será possível avaliar o discurso dos professores de química do município de Camocim-Ceará sobre as tecnologias, em especial, as digitais.

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

Alcina Maria Testa Braz da Silva, Orientador(a) 

Sheila Cristina Ribeiro Rego, CEFET/RJ 

Marcelo Borges Rocha, CEFET/RJ

 

 

Local, Data e Horário:

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