Defesa de proposta de dissertação da discente Juliana da Silva Magalhães
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à
D E F E S A D E P R O P O S T A D E D I S S E R T A Ç Ã O
COM O TÍTULO:
“A TECNOLOGIA E SUAS REPRESENTAÇÕES: ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO MUNÍCIPIO DE CAMOCIM-CE”
Por
JULIANA DA SILVA MAGALHÃES
Resumo
É incrível como nada sabemos. Somos aprendizes da vida, aprendemos coisas novas todos os dias. A educação tem muitas ferramentas tecnológicas disponíveis, tais como a internet, a inteligência artificial, as mídias, entre outras. Essa nova era está inclusa no processo educacional e tem sua grande parcela de contribuição na construção de nossa sociedade, e atualmente é amplamente questionada quando colocada como força mobilizadora de mudança social. A pesquisa nas áreas de Ensino de Química, Tecnologia e Teoria das Representações Sociais podem trazer significativas contribuições para o âmbito educacional. Embasada na perspectiva da TRS busca-se entender as relações entre tecnologia educacional e ensino em química. Com isso responder através das representações: “Como está representada a tecnologia por professores de Química no ensino médio?”. O universo de pesquisa deste estudo está inserido no município de Camocim- CE, localizado a 364 km da capital cearense. Podemos destacar, como questão sociocultural que as orientações curriculares vão em contraposição a lei estadual que inibe qualquer aparelho celular, ou similares, tablets, etc. Diante de tal fato, pretende-se investigar o conteúdo dos objetos definidos nas manifestações discursivas de professores que lecionam a disciplina de Química no Ensino Médio, que compõem o quadro docente estadual do município. Pretende-se atingir 14 professores atuantes na disciplina de Química no Ensino Médio do município. A proposta metodológica empregada será qualitativa, através da aplicação da técnica de análise de conteúdo, usando como recurso para coleta de dados questionário semi estruturado onde será possível avaliar o discurso dos professores de química do município de Camocim-Ceará sobre as tecnologias, em especial, as digitais.
Banca Examinadora composta pelos Doutores:
Alcina Maria Testa Braz da Silva, Orientador(a)
Sheila Cristina Ribeiro Rego, CEFET/RJ
Marcelo Borges Rocha, CEFET/RJ
Local, Data e Horário:
- Plataforma Teams (Clique aqui para ingressar na sala da defesa)
- 14 de janeiro de 2021
- 13:00h
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