Defesa de Proposta de Tese do Discente Ricardo Fagundes Freitas da Cunha
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à
D E F E S A D E P R O P O S T A D E T E S E
COM O TÍTULO:
“ASPECTOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DA APRENDIZAGEM DE GRÁFICOS EM CINEMÁTICA POR MEIO DA METODOLOGIA ATIVA PEER INSTRUCTION ASSOCIADA AO JUST-IN-TIME TEACHING”
Por
RICARDO FAGUNDES FREITAS DA CUNHA
Resumo
As aulas tradicionais, expositivas, proporcionam um baixo ganho de aprendizagem de conteúdo aos estudantes, além de pouco desenvolverem as habilidades educacionais. Alternativamente, as metodologias ativas promovem não somente uma melhor aprendizagem, mas também desenvolvem o pensamento crítico, a capacidade de argumentação e colaboração. Nesse sentido, esta pesquisa busca analisar aspectos quantitativos e qualitativos da aprendizagem de gráficos em cinemática, com a aplicação da metodologia ativa Peer Instruction (PI), associada ao Just-in-Time Teaching (JiTT), em estudantes do 2º ano do ensino médio de um colégio público federal do Rio de Janeiro. No PI, o professor faz uma breve explicação sobre uma tema e, em seguida, propõe uma questão conceitual (QC). Se o percentual de acertos for entre 30% e 70%, os alunos responderão novamente a QC, porém após a etapa central da metodologia, de interação entre pares. Em seguida, o professor explica a questão para a turma. Para potencializar os ganhos do PI, fez-se uso do JiTT, em que 72 estudantes de duas turmas diferentes tinham que realizar uma tarefa curta antes de cada aula, ao longo de todo o primeiro trimestre de 2019. A partir do feedback dessas atividades pré-aula, o professor elabora as QCs, trabalhando as misconceptions apresentadas pelos alunos. Para a análise quantitativa, 66 desses estudantes fizeram o Test of Understanding Graphs in Kinematics (TUG-K) na primeira semana de aula e 63 na 12ª e última semana do trimestre. O mesmo procedimento foi adotado no ano anterior, em que ambas as aplicações do TUG-K contaram com a participação de mais de cem estudantes, que tiveram somente aulas tradicionais. Os dados coletados dessas aplicações do TUG-K em 2018 e 2019 permitiram responder a primeira questão de pesquisa: i) os ganhos de aprendizagem dos estudantes com o PI associado ao JiTT são estatisticamente superiores aos ganhos em aulas tradicionais? A validação do teste no contexto dessa pesquisa também se faz presente na tese. Para além, dois grupos tiveram seus áudios coletados durante as aulas e posteriormente transcritos, com o objetivo de responder três perguntas de cunho qualitativo: ii) quais são os tipos de conversas na etapa de interação? iii) qual o viés de conversação de cada integrante do grupo em cada fase do discurso? iv) em quais categorias de um mapa analítico formado por fases do discurso, aspectos de processo lógico, natureza da explicação e estratégia cognitiva, se enquadram os extratos de áudio dos estudantes? As respostas a essas questões são fundamentais para a compreensão de como a interação entre pares impacta na aprendizagem dos estudantes. Por fim, a quinta e última questão de pesquisa é se as respostas obtidas são compatíveis com as publicações da área. Os ganhos de aprendizagem com as aulas ativas foram de 34%, o dobro dos 17% obtido nas aulas tradicionais. As observações preliminares dos aspectos qualitativos apontam que o tipo de diálogo impacta diretamente nas respostas às QCs e, consequentemente, na aprendizagem individual dos estudantes. Esses resultados se mostram alinhados aos trabalhos usados como referência nessa pesquisa.
Palavras-chave: Metodologias ativas; Peer Instruction; Just-in-time Teaching; TUG-K;
Banca Examinadora composta pelos Doutores:
Daniel Guilherme Gomes Sasaki, Orientador(a)
Glauco dos Santos Ferreira da Silva (MEI), CEFET/RJ – Uned de Petrópolis
Wellerson Quintaneiro da Silva (MEP), CEFET/RJ – Uned de Nova Iguaçu
Local, Data e Horário:
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- 14 de janeiro de 2021
- 14:00h
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