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Defesa de Proposta de Dissertação do Discente André Lucas Freitas dos Santos

Última atualização em Terça, 29 de Dezembro de 2020, 01h14 | Acessos: 814

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

D E F E S A  D E  P R O P O S T A  D E  D I S S E R T A Ç Ã O

 

COM O TÍTULO:

 

UM PANORAMA SOBRE CTS E INTERDISCIPLINARIDADE NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES”

Por

 

ANDRÉ LUCAS FREITAS DOS SANTOS

 

Resumo

 

Nas últimas décadas a abordagem tradicional focada na memorização e resolução de exercícios vem sendo criticada, aparecendo como opções frente ao panorama tradicional as perspectivas CTS e interdisciplinar, assim como as metodologias de aprendizagem ativas. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar a percepção dos docentes sobre os desafios e potencialidades enfrentados quando estes desenvolvem práticas interdisciplinares, baseadas nos pressupostos CTS com utilização das metodologias ativas. Nessa perspectiva, o trabalho pode ser classificado como uma pesquisa de estudo de campo e a metodologia escolhida pertence aos moldes de uma pesquisa qualitativa, em que será analisada as respostas das amostras coletadas pelo questionário usado. A pesquisa foi realizada com a utilização de um questionário, em virtude da pandemia, oferecido pela plataforma google chamada de google forms e tem como público alvo(amostragem) professores que atuam em sala de aula, ou que já atuaram, na área de Ciencias da Natureza e Matemática. O questionário contém perguntas abertas e fechadas e visa obter como respostas a quantidade de professores que utiliza os pressupostos CTS em concomitância com as metodologias ativas, assim como o relato de suas experiencias em sala de aula. Junto a essa pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico das revistas de qualis A1 e A2 da plataforma sucupira, que possuíam como palavra-chave os termos Interdisciplinaridade e Metodologias ativas, com a intenção de dar suporte teórico a pesquisa. Esperamos que os resultados ofereçam um bom panorama sobre a percepção dos professores sobre a relação CTS e interdisciplinaridade com as Metodologias de aprendizagem ativa, além de futuramente servir como base para um futuro trabalho envolvendo uma sequência didática dentro de sala de aula, para analisar uma proposta nos mesmos moldes.

 

 

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

Taís Conceiçao dos Santos, Orientador(a) 
Alvaro Chrispino, CEFET/RJ
Glauco dos Santos Ferreira da Silva, CEFET/RJ

 

  

Local, Data e Horário: 

Plataforma Teams (Clique aqui para ingressar na sala da defesa)
07 de janeiro de 2021
14:00h

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