Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Defesas > Defesa de proposta de dissertação da discente Carla Felizardo
Início do conteúdo da página

Defesa de proposta de dissertação da discente Carla Felizardo

Última atualização em Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 19h51 | Acessos: 858

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

D E F E S A D E P R O P O S T A D E D I S S E R T A Ç Ã O

 

COM O TÍTULO:

 

“ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: UMA PROPOSTA DE REINVENÇÃO DO CURRÍCULO”

Por

 

CARLA GONÇALVES FELIZARDO TORRES

 

Resumo

 

Esta pesquisa visa compreender um pouco da dinâmica imposta pelo ensino remoto durante a pandemia da COVID-19, em uma escola pública do Rio de Janeiro e as tentativas de reinvenção curricular, por meio da narrativa de uma professora de matemática. Trata-se de um estudo desenvolvido por meio de um diário de bordo relatando todos os entraves e interferências ocasionadas na prática docente e discente durante o isolamento social. Mediante a exclusão revelada por uma implementação emergencial de ensino, a busca pela superação dos desafios encontrados pela professora pesquisadora evidenciou possibilidades de novas práticas pedagógicas que se aproximam verdadeiramente dos interesses dos alunos, a fim de contribuir para uma educação transformadora em tempos de pandemia. Por meio das teorias de currículo, buscou-se problematizar a construção de novas práticas pedagógicas de forma coletiva, considerando fatores sociais e econômicos. Os resultados preliminares da pesquisa, evidenciam que a transposição de ambientes, do presencial para o virtual, no processo de ensino-aprendizagem, ocasionaram fatores determinantes para a evasão escolar; e que o trabalho por meio de projetos interdisciplinares, com foco no diálogo entre educador e educando, promovem uma educação mais libertadora.

 

Palavras-chave: Ensino Remoto; Pandemia Covid-19; Reinvenção Curricular.

 

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

        Marcília Elis Barcellos, Orientador(a) 

       Andreia Guerra de Moraes (MIP), CEFET/RJ

       Elisabeth Gonçalves de Souza (MEP), CEFET/RJ – Uned de Petrópolis

 

 

Local, Data e Horário:

Fim do conteúdo da página