Defesa de Proposta de Tese da Discente Priscila do Amaral
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à
D E F E S A D E P R O P O S T A D E T E S E
COM O TÍTULO:
“O ESTUDO DO CORPO HUMANO E A HISTÓRIA CULTURAL DA CIÊNCIA: DISCUTINDO PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS”
Por
PRISCILA DO AMARAL
Resumo
Estudos apontam a incompatibilidade cultural entre os estudantes e a ciência a eles apresentadas nas escolas. Um exemplo é o conteúdo sobre o corpo humano, que é trabalhado em vários momentos da vida escolar, mas que muitas vezes não existe identificação por partes dos estudantes com o corpo que está sendo estudado. Essa tese trabalha com a hipótese de que a abordagem histórica pode ser um caminho para problematizar essa incompatibilidade cultural em aulas de Ciências. Essas considerações levaram ao desenvolvimento dessa pesquisa que tem como tema o estudo do corpo humano, nos séculos XVI e XVII, adotando a História Cultural das Ciências, como vertente historiográfica. Na parte teórica da pesquisa realizamos um estudo histórico das práticas e atores sociais envolvidos na construção do conhecimento científico a respeito do corpo humano no recorte temporal do Nascimento da Ciência Moderna. Esse estudo gerou subsídios para a parte empírica da pesquisa, realizada por dois anos letivos consecutivos (8° e 9° ano) com estudantes do segundo segmento do ensino fundamental da rede pública estadual do Rio de Janeiro. Os estudantes participantes da pesquisa eram, em sua maioria, afrodescendentes. A pesquisa foi realizada utilizando a metodologia da pesquisa-ação histórica e buscou trazer para o ensino do Corpo Humano uma abordagem histórico-cultural, com o enfoque nas práticas como as dissecações públicas, o uso de lentes, produção de tratados de anatomia e nas pessoas que participavam desses estudos e de quem eram os corpos estudados. As questões ressaltadas foram trabalhadas a partir de atividades individuais e em grupo, discussões coletivas e uso de imagens produzidas no período estudado. Os estudantes trouxeram questões relacionadas à autoria e à produção coletiva do conhecimento científico, a ausência de corpos negros e femininos sendo estudados e de mulheres e negros fazendo ciência naquele período.
Palavras-chave: Corpo Humano; História Cultural da Ciência; Ensino Fundamental; Identidade Cultural; Ensino de Ciências.
Banca Examinadora composta pelos Doutores:
Andreia Guerra de Moraes, Orientador(a)
Giselle Faur de Castro Catarino (MIP), UERJ
Abigail Vital de Goes Monteiro (MEP), UGB/FERP Claudia de Alencar Serra e Sepulveda (MEP), UEFS
Local, Data e Horário:
- Plataforma Teams (Clique Aqui para Ingressar na Sala de Defesa)
- 14 de dezembro de 2020
- 14:00h
Redes Sociais