Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Defesas > Defesa de Proposta de Tese da Discente Priscila do Amaral
Início do conteúdo da página

Defesa de Proposta de Tese da Discente Priscila do Amaral

Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 04h27 | Acessos: 918

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

D E F E S A  D E  P R O P O S T A  D E  T E S E

 

COM O TÍTULO:

 

“O ESTUDO DO CORPO HUMANO E A HISTÓRIA CULTURAL DA CIÊNCIA: DISCUTINDO PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS”

Por

PRISCILA DO AMARAL

Resumo

 

Estudos apontam a incompatibilidade cultural entre os estudantes e a ciência a eles apresentadas nas escolas. Um exemplo é o conteúdo sobre o corpo humano, que é trabalhado em vários momentos da vida escolar, mas que muitas vezes não existe identificação por partes dos estudantes com o corpo que está sendo estudado. Essa tese trabalha com a hipótese de que a abordagem histórica pode ser um caminho para problematizar essa incompatibilidade cultural em aulas de Ciências. Essas considerações levaram ao desenvolvimento dessa pesquisa que tem como tema o estudo do corpo humano, nos séculos XVI e XVII, adotando a História Cultural das Ciências, como vertente historiográfica. Na parte teórica da pesquisa realizamos um estudo histórico das práticas e atores sociais envolvidos na construção do conhecimento científico a respeito do corpo humano no recorte temporal do Nascimento da Ciência Moderna. Esse estudo gerou subsídios para a parte empírica da pesquisa, realizada por dois anos letivos consecutivos (8° e 9° ano) com estudantes do segundo segmento do ensino fundamental da rede pública estadual do Rio de Janeiro. Os estudantes participantes da pesquisa eram, em sua maioria, afrodescendentes. A pesquisa foi realizada utilizando a metodologia da pesquisa-ação histórica e buscou trazer para o ensino do Corpo Humano uma abordagem histórico-cultural, com o enfoque nas práticas como as dissecações públicas, o uso de lentes, produção de tratados de anatomia e nas pessoas que participavam desses estudos e de quem eram os corpos estudados. As questões ressaltadas foram trabalhadas a partir de atividades individuais e em grupo, discussões coletivas e uso de imagens produzidas no período estudado. Os estudantes trouxeram questões relacionadas à autoria e à produção coletiva do conhecimento científico, a ausência de corpos negros e femininos sendo estudados e de mulheres e negros fazendo ciência naquele período.

 

Palavras-chave: Corpo Humano; História Cultural da Ciência; Ensino Fundamental; Identidade Cultural; Ensino de Ciências.

 

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

Andreia Guerra de Moraes, Orientador(a) 

Giselle Faur de Castro Catarino (MIP), UERJ

Abigail Vital de Goes Monteiro (MEP), UGB/FERP Claudia de Alencar Serra e Sepulveda (MEP), UEFS

Local, Data e Horário:

Fim do conteúdo da página