Defesa de Dissertação da Discente Natália Brasil da Silva
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à
D E F E S A D E D I S S E R T A Ç Ã O
COM O TÍTULO:
“EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES APONTADAS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE BELFORD ROXO (RJ)”
Por
NATÁLIA BRASIL DA SILVA
Resumo
A pandemia de Covid-19 afetou os sistemas educacionais de maneira generalizada, levando ao fechamento de instituições educacionais e ao isolamento social como formas de enfrentamento da crise sanitária a qual estamos submetidos. Em meio a este contexto desafiador, o papel da Ciência e o uso de soluções tecnológicas aliadas ao ensino têm adquirido novos contornos e promovido discussões relevantes para a construção de novas possibilidades no contexto educacional que irá se estabelecer futuramente. Buscando dialogar com estas discussões, o presente trabalho convidou cinco professores da rede pública municipal de Belford Roxo-RJ a refletirem sobre novas possiblidades apontadas por suas vivências no contexto atual, com foco na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nos conteúdos científicos. O desenvolvimento desta investigação teve como orientação metodológica a abordagem de natureza qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a entrevista reflexiva. As respostas dos professores, coletadas mediante entrevista, foram agrupadas em categorias com a finalidade de analisá-las a partir da metodologia de Análise de Conteúdo, tendo como suporte o software de análise de dados Atlas.ti. A análise dos dados levou à criação de 37 códigos a partir de 203 citações. A partir destes códigos, foi possível estabelecer quatro categorias: 1) Concepções sobre o uso da tecnologia, avaliada, a partir das experiências que os professores tiveram com o ensino emergencial remoto, como uma revolução necessária; 2) Relevância dos conteúdos científicos, percebida pelos professores como uma Ciência em ascensão e com capacidade de apresentar caminhos para superação da crise, sendo não só relevante como indispensável; 3) Especificidades da EJA, que ficaram ainda mais evidentes e representaram um ponto de incompatibilidade a mais, diante das soluções ofertadas e daquilo que já existia para a modalidade; e 4) Afetividade nas relações educacionais, característica que permeou o discurso de todos os docentes e que também se relacionou com a construção de sua identidade profissional. Longe de apresentar fórmulas prontas, os resultados apontam caminhos e oferecem reflexões que serão de extrema importância para o período que irá suceder a pandemia, principalmente para a EJA, onde os recursos utilizados tiveram impactos ainda mais significativos pelas características da própria modalidade.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Pandemia; Ensino de Ciências; Tecnologia; Afetividade.
Banca Examinadora composta pelos Doutores:
Giselle Faur de Castro Catarino, Orientador(a)
Glauco dos Santos Ferreira da Silva (MEI), CEFET/RJ
Patrícia Domingos (MEP), UERJ
Local, Data e Horário:
- Plataforma Teams (Clique Aqui para Ingressar na Sala da Defesa)
- 16 de dezembro de 2020
- 09:30h
Redes Sociais