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Proposta de dissertação da discente Thayane da Cruz Baptista

Última atualização em Quinta, 26 de Novembro de 2020, 21h22 | Acessos: 816

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

D E F E S A D E P R O P O S T A D E D I S S E R T A Ç Ã O

 

COM O TÍTULO:

 

“A REPRESENTAÇÃO DA BIODIVERSIDADE EM IMAGENS: DIÁLOGOS ENTRE OS LIVROS DIDÁTICOS E A CULTURA INDÍGENA TERENA”

 

Por

 

THAYANE DA CRUZ BAPTISTA

 

Resumo

 

A biodiversidade é um dos temas citados nas discussões ambientais, e sua preservação é essencial para o equilíbrio da biosfera. Sabendo que o ambiente escolar, através das práticas pedagógicas, atua na formação social e política do aluno, podendo estimular uma formação crítica e atuante na sociedade, a abordagem dos conteúdos através de imagens pode contribuir para a compreensão de assuntos complexos como os socioambientais, de forma didática e com discussões contextualizadas, onde o aluno possa questionar sua realidade, se posicionando criticamente sobre a preservação da biodiversidade. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar imagens presentes em dois materiais didáticos impressos construídos para ou por públicos diferentes com a finalidade de responder a seguinte questão: Como a biodiversidade pode ser abordada em imagens levando-se em conta a compreensão de povos indígenas? Partindo deste objetivo geral, delimitam-se como objetivos específicos: analisar as imagens presentes nos dois materiais didáticos, analisar as relações entre imagem e texto verbal nos materiais e verificar as possibilidades de diálogo entre as compreensões sobre biodiversidade de povos nativos e as construídas pela ciência escolar. Nosso olhar para as imagens se baseará em estudos da Semiótica. Buscamos com esse trabalho promover reflexões sobre a preservação e conservação da biodiversidade no ensino de ciências, considerando também os saberes de povos tradicionais indígenas na construção de conhecimentos científicos.

 

Palavras-chave: biodiversidade, ensino de ciências, livros didáticos, cultura indígena, Terena.

 

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

Sheila Cristina Ribeiro Rego, Orientador(a)

Marcelo Borges Rocha (MIP), CEFET/RJ

Mauro Guimarães (MEP), UFRRJ

 

 

Local, Data e Horário:

 

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