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Defesa de dissertação do discente Rômulo Gonçalves

Última atualização em Quinta, 26 de Novembro de 2020, 21h22 | Acessos: 814

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

D E F E S A D E D I S S E R T A Ç Ã O

 

COM O TÍTULO:

“A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DOS PERIÓDICOS NACIONAIS NA ÁREA DE CTS”

Por

 

RÔMULO GONÇALVES PAES LEME BAPTISTA

 

Resumo

 

A Educação Ambiental e o Ensino CTS são áreas de conhecimento que se desenvolveram de forma independente, porém ao longo da história estas duas áreas se cruzaram, evidenciando um conjunto de perspectivas de articulações que demandam um estudo mais aprofundado. Neste sentido, esta pesquisa apresenta uma revisão bibliográfica de publicações em periódicos a partir do mapeamento de palavras-chave e autores mais citados sobre a Educação Ambiental com enfoque CTS no Brasil. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram consultados 323 artigos encontrados em 31 revistas brasileiras de ensino e educação, indexadas com Qualis A1, A2 e B1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), publicados de 1996 a 2017. A fim de estabelecer um recorte metodológico, pesquisou-se neste conjunto trabalhos relacionados a Educação Ambiental, resultando em 108 artigos que constituíram o objeto desta pesquisa. A partir da análise das informações, verificou-se que o acrônimo CTS foi a palavra-chave de maior relevância dentro da área. Além disso, foi feito um estudo sobre a comunicação entre os autores desses artigos, com destaque para os pesquisadores Sidnei Quezada Meireles Leite e Manuella Vilar Amado, que são os que mais se conectaram com outros autores e que publicaram sobre EA no contexto do ensino CTS. O estudo realizado revelou ainda que a região Sudeste foi a que mais teve pesquisadores envolvidos em levantar discussões sobre EA e CTS/CTSA.

 

 

Palavras-chave: Educação Ambiental, CTS, Redes Sociais, Ensino de Ciências.

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

Taís Conceição dos Santos

Marcelo Borges Rocha (MEI), CEFET/RJ 

Sidnei Quezada Meireles Leite (MEP), IFES

 

Local, Data e Horário:

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