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Defesa de Proposta de Dissertação do discente Daniel Figueira de Aquino

Última atualização em Sexta, 13 de Novembro de 2020, 14h33 | Acessos: 963

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

D E F E S A  D E  P R O P O S T A  D E  D I S S E R T A Ç Ã O

 

COM O TÍTULO:

O ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO CTS BRASILEIRO”

Por

 

DANIEL FIGUEIRA DE AQUINO

 

Resumo

 

Tomando como ponto de partida o autor Cutcliffe, esta proposta trabalho entende os estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) como um campo de estudos ativista, interdisciplinar e com orientação para os problemas que tratam de compreender e responder as complexidades da ciência moderna e da tecnologia na sociedade contemporânea. A consolidação dos trabalhos de CTS voltados para as áreas de Ensino e Educação data do início da década de 1990 Tendo esse cenário em mente, este trabalho preocupa-se em investigar como o Ensino de Biologia está posto no universo das pesquisas em ensino CTS partindo da pergunta de pesquisa Como o Ensino de Biologia está representado no universo do Ensino CTS brasileiro? Como método para a análise dos dados optou-se pelo uso da Análise de Redes Sociais tomando como fonte de dados quatro bancos de referentes a Artigos, Dissertações Acadêmicas, Dissertações Profissionais e Teses, bancos esses criados, atualizados e utilizados pelo grupo de pesquisa CTS e Educação do CEFET/RJ. Como resultados preliminares da pesquisa, foi observado o pioneirismo do Ensino de Biologia para os artigos e teses referente. Além disso, a temática ambiental se fez fortemente presente nas pesquisas de um modo geral. No que diz respeito às regiões de origem desses trabalhos, foi observada a forte predominância das Regiões Sudeste e Sul. Outro ponto característico das pesquisas analisadas foi a baixa interação entre diferentes instituições de pesquisa e uma relevante contribuição entre instituições de ensino superior com secretarias estaduais e municipais. Como nomes de destaques da área, o levantamento desta pesquisa apontou os professores Paulo Marcelo Marini Teixeira, Sidnei Quezada Meireles Leite e Manuella Villar Amado como grandes produtores e articuladores na transmissão de informações dentro das redes formadas pelas pesquisas analisadas. . O método de análise escolhido se mostrou efetivo e possibilitou um entendimento de como o Ensino de Biologia está colocado dentro do contexto do ensino CTS do Brasil.

 

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

Alvaro Chrispino, Orientador(a)

Taís Conceiçao dos Santos (MIP), CEFET/RJ Paulo Marcelo Marini Teixeira (MEP), UESB

 

 

Local, Data e Horário:

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