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Defesa de Dissertação da Discente Karoline Cristina Arruda Sanches

Última atualização em Segunda, 09 de Novembro de 2020, 16h31 | Acessos: 1023

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

D E F E S A D E D I S S E R T A Ç Ã O

 

COM O TÍTULO:

“UMA PROPOSTA INICIAL DE CARACTERIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DO CONTEÚDO DA SUPERVISÃO DE ESTÁGIO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA”

Por

 

KAROLINE CRISTINA ARRUDA SANCHES

 

Resumo

 

Nesta pesquisa trataremos do assunto do estágio supervisionado a partir da ótica do supervisor. A supervisão de estágio é uma atividade que está prevista em lei desde 1962 e mesmo com o supervisor mesmo sendo considerado pela legislação um indivíduo importante para o desenvolvimento do estágio, as pesquisas que se debruçam sobre a temática de maneira central são escassas. Discutimos as funções e atribuições do supervisor, a escassez da recorrência de trabalhos sobre o tema e atenção periférica voltada para a figura do supervisor. Apresentamos por meio do PCK a importância de se estabelecer um conjunto de conhecimentos para caracterizar a docência e propomos uma adaptação do Modelo da Cúpula do PCK para a supervisão. Esta pesquisa se objetiva a propor uma caracterização dos conhecimentos relativos a supervisão de estágio. Para proceder com esse objetivo, realizamos um estudo de caso com um docente de física que atuou em parceria com uma IES do Estado do Rio de Janeiro na supervisão de estágio na Licenciatura em Física. Por meio de entrevistas reunimos o conjunto de dados que foi categorizado e discutido à luz da adaptação do Modelo da Cúpula do PCK. O modelo da Cúpula nos auxiliou na sistematização e categorização de conhecimentos. Como resultado da investigação, foi possível elaborar um conjunto de conhecimentos relacionados à supervisão. A discussão contribui com o aumento do quantitativo dos trabalhos empíricos de sobre o desenvolvimento de conhecimentos segundo o PCK e também sobre a supervisão de estágio ampliando a discussão. Defendemos que pensar sobre a forma que esse conhecimento foi desenvolvido possibilita pensar a formação do supervisor e que a relação entre universidade-escola apresenta um potencial de formação integrada para todos os indivíduos envolvidos no estágio.

 

Palavras-chave: Supervisão de Estágio; Conhecimentos da supervisão, PCK.

 

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

 

Glauco dos Santos Ferreira da Silva, Orientador(a) João Paulo Fernandes, Coorientador(a)

Cristiano Rodrigues de Mattos (MEP), USP

Glória Regina Pessoa Campello Queiroz (MEI), UERJ

 

 

Local, Data e Horário:

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