Defesa de tese da discente de doutorado Kaíza Cavalcanti
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à
D E F E S A D E T E S E
COM O TÍTULO:
“O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (PCK) DO PROFESSOR DE QUÍMICA NO LABORATÓRIO DIDÁTICO: RELAÇÕES ENTRE NATUREZA DA CIÊNCIA (NDC) E QUESTÕES PEDAGÓGICAS E EPISTEMOLÓGICAS”
Por
KAÍZA MARTINS PORTO DE HOLLANDA CAVALCANTI
Resumo
Ao considerar o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de professores de química no desenvolvimento de aulas experimentais em laboratório didático de ainda pouco estudadas visto o baixo número de pesquisas sobre o tema na literatura e, ao entender que uma investigação nessa área pode contribuir de forma relevante com a compreensão dos conhecimentos que envolve a prática docente no laboratório, buscamos realizar essa pesquisa. Em face deste cenário, o presente trabalho discute as possibilidades para acessar e registrar o PCK de um professor de química ao realizar diferentes atividades experimentais no laboratório didático e ainda construir relações com as concepções de natureza da ciência (NdC) e as questões pedagógicas e epistemológicas que envolvem essas atividades. Trata-se de um estudo qualitativo que foi realizado em um campus de um Instituto Federal da rede federal de ensino no Rio de Janeiro. Foram investigadas três atividades experimentais de um professor de química que lecionou a disciplina de físico-química experimental para o curso de licenciatura em química nesse campus por sete anos. Para documentar e analisar o PCK desse professor, o desenho metodológico foi pensado e elaborado de forma a se coletar os dados de fontes variadas e diversificadas do ponto de vista de suas origens como várias entrevistas com o professor, acompanhamento e registro das atividades experimentais realizadas em laboratório, anotações em caderno de campo da pesquisadora e roteiros de procedimentos (o material didático) fornecidos pelo professor e utilizados nas aulas. Com esses dados, foi possível construir duas ferramentas de pesquisa que são largamente utilizadas para acessar o PCK: o CoRe – representação do conteúdo – e o PaP-eR – Repertório de Experiência Pedagógica e Profissional. Com as análises dessas entrevistas, das aulas e das ferramentas CoRe e PaP-eR, registramos o PCK desse professor conforme os domínios propostos pelo Modelo Consensual (CM) ou Modelo da Cúpula. Os resultados encontrados nos dão fortes indícios de que o PCK do professor sujeito da pesquisa é pouco desenvolvido para o ensino dos tópicos tratados por meio de atividades experimentais. Apesar do professor mostrar boa gestão de sala de aula e bom relacionamentos com os estudantes, assim como um conhecimento do conteúdo rico, um domínio dos conceitos desses tópicos, suas abordagens nas atividades experimentais têm pouca diversidade de estratégias instrucionais. Há evidências consideráveis de um conhecimento raso do currículo e de questões pedagógicas e de natureza da ciência relacionadas à realização de aulas práticas em laboratório. Dificuldades de compreender os objetivos dessas práticas e de diferenciá-las das aulas teóricas de temas similares. Acreditamos que a formação inicial e continuada do professor na área técnica, como engenheiro químico, não contribui para o desenvolvimento do seu PCK e será pouco útil para que ele o desenvolva sozinho, sem um trabalho coletivo voltado para questões pedagógicas. Concluímos que este trabalho mostra-se relevante para o Ensino de Química uma vez que há poucos trabalhos na literatura analisando os conhecimentos dos professores de química na realização de atividades experimentais.
Palavras-chave: PCK; NdC; Laboratório de Química; Atividades experimentais; Ensino de Química
Banca Examinadora composta pelos Doutores:
- Glória Regina Pessôa Campello Queiroz, Orientador(a)
- Cristiano Barboza Moura (MIP), CEFET/RJ
- Marcília Elis Barcellos (MIP), CEFET/RJ
- Carmen Fernandez (MEP), USP
- Maria Helena Roxo Beltran (MEP), PUC/SP
- Roberto Soares da Cruz Hastenreiter (MEP), IFRJ
Local, Data e Horário:
- Plataforma Teams (Acesse Aqui a Sala da Defesa)
- 29 de outubro de 2020
- 14:30h
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