Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Defesas > Dissertação do Discente de mestrado Kleber Mendes Pereira Dias
Início do conteúdo da página

Dissertação do Discente de mestrado Kleber Mendes Pereira Dias

Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 23h30 | Acessos: 842

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

D E F E S A D E D I S S E R T A Ç Ã O

 

COM O TÍTULO:

“METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ”

Por

 

KLEBER MENDES PEREIRA DIAS

 

Resumo

 

A literatura mostra que as condições atuais de formação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) não estão oferecendo uma alternativa concreta para os estudantes brasileiros, o que se reflete na elevada evasão escolar nessa modalidade de ensino. Algumas causas do fracasso e da desistência escolar relatadas são relacionadas com as crenças dos estudantes de que os métodos de ensino, o apoio dos colegas e professores, o tipo de trabalho em sala de aula e o reconhecimento e a motivação são inadequados. Por outro lado, a metanálise dos artigos que tratam sobre a aplicação da metodologia ativa Peer Instruction (PI) de 1991 à 2015, majoritariamente em turmas de graduação e de ensino médio na área STEM (Science, Tecnology, Engineering and Mathematics), relata uma influência direta nas crenças e atitudes dos alunos pesquisados, em aspectos convergentes às necessidades expressadas pelos alunos da EJA. Baseada neste cenário, esta pesquisa objetivou avaliar os efeitos do uso da metodologia ativa PI, associada à metodologia ativa Just in Time Teaching (JiTT), nas crenças e atitudes de alunos do primeiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Pedro II, Campus Centro/RJ, em relação às aulas de matemática. Para tal, os alunos receberam aulas regulares expositivas nos meses de abril, maio e junho de 2019 e aulas com as metodologias ativas PI + JiTT nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro do mesmo ano, visando a comparação de ambas. Os dados foram coletados com os seguintes instrumentos: (i) questionário, quali-quantitativo, com o objetivo de avaliar as crenças e atitudes dos alunos ao compararem as aulas regulares expositivas com as aulas de PI + JiTT; (ii) entrevista com o professor, para avaliar a percepção do mesmo sobre as metodologias ativas empregadas e seu impacto na turma;

  1. observações do pesquisador durante o decorrer das aulas. Para a análise quantitativa dos dados foi escolhido o teste de hipótese, através do software Minitab 18, e para a análise qualitativa foi utilizada a análise de conteúdo. Por fim, usamos as observações do pesquisador para a triangulação dos resultados. Tanto os resultados quantitativos, quanto os qualitativos sugerem que o PI influenciou as crenças e atitudes dos alunos de forma positiva. Além disso, foi possível estabelecer uma conexão entre os achados na metanálise dos artigos de PI, as conclusões provenientes da literatura relativa aos alunos da EJA e as crenças e atitudes dos alunos das turmas desse estudo. Por fim, elencou-se sugestões para futuras investigações que visam o aprofundamento e a ampliação do conhecimento e das possibilidades de aplicação do PI + JiTT em diferentes segmentos de ensino.

 

Palavras-chave: EJA; Metodologias Ativas; PI; JiTT.

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

Daniel Guilherme Gomes Sasaki, Orientador(a) 

Glauco dos Santos Ferreira da Silva (MEI), CEFET/RJ 

Vitor Luiz Bastos de Jesus (MEP), IFRJ

 

Local, Data e Horário:

Fim do conteúdo da página