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Defesa de Proposta de Dissertação do Discente Raphael Bonfim Moraes Pinto

Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 02h35 | Acessos: 803

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

 

D E F E S A D E P R O P O S T A D E D I S S E R T A Ç Ã O

 

 

COM O TÍTULO:

 

A REPRESENTATIVIDADE DO ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO CTS BRASILEIRO”

Por

 

 

RAPHAEL BONFIM MORAES PINTO

 

 

Resumo

 

Este trabalho busca compreender o perfil do Ensino de Química sob a ótica do Ensino CTS brasileiro em artigos científicos, teses, dissertações acadêmicas e profissionais. Foram selecionadas as obras, autores e palavras-chaves mais relevantes para a pesquisa do Ensino de Química no Ensino de CTS, a fim de analisar por meio da Análise de Redes Sociais (ARS) as relações estabelecidas pelo Ensino de Química no Ensino CTS brasileiro, além de identificar as referências mais citadas em artigos. Para tanto, utilizou-se os quatro bancos de dados do grupo de pesquisa CTS e Educação do CEFET-RJ, sendo estes: artigos acadêmicos publicados entre os anos de 1996 e 2018, teses defendidas entre os anos de 2002 e 2018, dissertações acadêmicas defendidas entre os anos de 1992 e 2016 e dissertações profissionais defendidas entre os anos de 2002 e 2018. Metodologicamente, o tratamento de dados coletados nesses quatro bancos foi realizado bibliometricamente e cientometricamente, através da ferramenta de ARS, utilizando a extensão NodeXL do Microsoft Excel. Em relação ao banco de dados composto por artigos, foram analisados 368 artigos, encontrados em 31 periódicos de ensino e educação, por indexações com Qualis A1, A2 e B1 (triênio 2010-2012) de acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (CAPES). A fim de estabelecer um recorte metodológico, pesquisou-se, neste conjunto de artigos, trabalhos relacionados ao Ensino de Química, utilizando os buscadores de interesse desta pesquisa. Após este recorte foram analisados 55 artigos, 11 teses, 44 dissertações acadêmicas e 55 dissertações profissionais.

 

Palavras-chaves: CTS; Ensino de Química; Redes Sociais.

 

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

Taís Conceição dos Santos, Orientador(a) 

Alvaro Chrispino (MIP), CEFET/RJ

Carmem Lúcia Costa Amaral (MEP), UNICSUL

 

Local, Data e Horário:

 

Plataforma Teams (Acesse Aqui o Link da Defesa)

05 de novembro de 2020

14:00h

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