Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Defesas > Proposta de Tese da Discente Fernanda Costa da Cruz de Pontes
Início do conteúdo da página

Proposta de Tese da Discente Fernanda Costa da Cruz de Pontes

Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 23h30 | Acessos: 860

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

D E F E S A   D E   P R O P O S T A   D E    T E S E

 

COM O TÍTULO:

 

“DIÁLOGOS ENTRE FILOSOFIA DA CIÊNCIA E O CONCEITO DE NATUREZA DA CIÊNCIA NA LITERATURA DE ENSINO BRASILEIRA”

Por

 

FERNANDA COSTA DA CRUZ DE PONTES

 

Resumo

 

A Natureza da Ciência (NDC) se tornou um dos conceitos mais debatidos na literatura de ensino de ciências. A NDC foi formulada como uma proposta de se ensinar sobre ciências, um ensino que permitisse uma melhor compreensão do empreendimento científico em seus processos, ideias, métodos e interações com a sociedade. A NDC é, essencialmente, uma proposta epistemológica, que visa desenvolver a alfabetização científica. É descrito na literatura que as crenças epistemológicas dos professores influenciam sua maneira prática de ensinar, sendo um dos elementos importantes que impactam a relação ensino-aprendizagem. Sendo a NDC como proposta trabalhada por diferentes grupos de pesquisadores e professores, é possível que sua estrutura estejam presentes visões epistemológicas e suas respectivas decisões. Em nosso trabalho investigaremos se é possível perceber opções epistemológicas relativas ao realismo científico associadas à NDC. Esta presença poderia indicar que essa visão epistemológica realista está sendo comunicada juntamente com as práticas de ensino que utilizam a NDC como estrutura teórica. Para isso, iremos utilizar a análise textual discursiva como metodologia de análise em artigos de ensino publicados em revistas brasileiras. Como lente teórica, utilizaremos o Realismo de Entidades de Ian Hacking, dada sua notoriedade como teoria e sua válida aproximação com as propostas da NDC. Espera- se compreender melhor esse instrumento da NDC e contribuir para o desenvolvimento de propostas de ensino mais completas, uma necessidade já apontada em diversos trabalhos e pertinente no momento atual, aonde a ciência ocupa um papel importantíssimo no desenvolvimento de nossa sociedade.

 

Palavras-chave: Natureza da Ciência; Ensino de Ciências; Epistemologia; Realismo de Entidades.

 

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

José Claudio de Oliveira Reis, Orientador(a)

Glória Regina Pessoa Campello Queiroz (MIP), UERJ Marco Antonio Barbosa Braga (MIP), CEFET/RJ Antonio Augusto Passos Videira (MEP), UERJ

Local, Data e Horário

Fim do conteúdo da página