Proposta de Tese da Discente Fernanda Costa da Cruz de Pontes
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à
D E F E S A D E P R O P O S T A D E T E S E
COM O TÍTULO:
“DIÁLOGOS ENTRE FILOSOFIA DA CIÊNCIA E O CONCEITO DE NATUREZA DA CIÊNCIA NA LITERATURA DE ENSINO BRASILEIRA”
Por
FERNANDA COSTA DA CRUZ DE PONTES
Resumo
A Natureza da Ciência (NDC) se tornou um dos conceitos mais debatidos na literatura de ensino de ciências. A NDC foi formulada como uma proposta de se ensinar sobre ciências, um ensino que permitisse uma melhor compreensão do empreendimento científico em seus processos, ideias, métodos e interações com a sociedade. A NDC é, essencialmente, uma proposta epistemológica, que visa desenvolver a alfabetização científica. É descrito na literatura que as crenças epistemológicas dos professores influenciam sua maneira prática de ensinar, sendo um dos elementos importantes que impactam a relação ensino-aprendizagem. Sendo a NDC como proposta trabalhada por diferentes grupos de pesquisadores e professores, é possível que sua estrutura estejam presentes visões epistemológicas e suas respectivas decisões. Em nosso trabalho investigaremos se é possível perceber opções epistemológicas relativas ao realismo científico associadas à NDC. Esta presença poderia indicar que essa visão epistemológica realista está sendo comunicada juntamente com as práticas de ensino que utilizam a NDC como estrutura teórica. Para isso, iremos utilizar a análise textual discursiva como metodologia de análise em artigos de ensino publicados em revistas brasileiras. Como lente teórica, utilizaremos o Realismo de Entidades de Ian Hacking, dada sua notoriedade como teoria e sua válida aproximação com as propostas da NDC. Espera- se compreender melhor esse instrumento da NDC e contribuir para o desenvolvimento de propostas de ensino mais completas, uma necessidade já apontada em diversos trabalhos e pertinente no momento atual, aonde a ciência ocupa um papel importantíssimo no desenvolvimento de nossa sociedade.
Palavras-chave: Natureza da Ciência; Ensino de Ciências; Epistemologia; Realismo de Entidades.
Banca Examinadora composta pelos Doutores:
José Claudio de Oliveira Reis, Orientador(a)
Glória Regina Pessoa Campello Queiroz (MIP), UERJ Marco Antonio Barbosa Braga (MIP), CEFET/RJ Antonio Augusto Passos Videira (MEP), UERJ
Local, Data e Horário
- Plataforma Teams (Acesse Aqui a Sala da Defesa)
- 01 de outubro de 2020
- 14:00h
Redes Sociais