Defesa de Tese do Discente Wladimir Barbosa da Silva
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à
D E F E S A D E T E S E
COM O TÍTULO:
“REFORMISMO SOCIAL E AÇÃO POLÍTICA DE ANDRÉ REBOUÇAS: ENSINO TÉCNICO NO BRASIL EM FINAIS DO SÉC.XIX”
Por
WLADIMIR BARBOSA DA SILVA
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar a trajetória intelectual de André Pinto Rebouças (1838-1898), entre os anos de 1870 a 1880. Integrante da elite imperial, Rebouças destoava, neste cenário, por ser negro, letrado e com educação de nível superior. Ele foi engenheiro, professor, empresário, jornalista e amante da ciência. Sua trajetória familiar, intelectual e profissional esteve interligada por uma extensa rede de sociabilidade. Rebouças sofreu com o racismo dentro de fora do Brasil, nem por isso, abandou o pensamento reformista europeu, típico da geração de 1870. Convicto em suas ideias, Rebouças apresentou sólida compreensão dos anseios sociais da época, cujo desejo por educação, trabalho e moradia repercutia em todo território brasileiro. Na segunda metade do século XIX, Rebouças problematizou a relação entre ensino, tecnologia e reforma social, destacando que o acesso a terra seria o mecanismo de ascensão social para negros e imigrantes europeus, cujo desenvolvimento estaria alicerçado no ensino técnico, respeitando as especificidades de cada região do país. Realizamos um longo trabalho de garimpagem histórica nos diários de Rebouças entre os anos de 1870 a 1876, com o fito de identificar e discutir suas produções intelectuais dedicadas ao ensino técnico e reforma social. Buscamos nos periódicos: A Nação de 1874 e 1875, Jornal do Comércio de 1871 a 1875, Mercantil de 1864 e 1875, O Novo Mundo publicado em Nova YorK de 1875, A Imigração de 1883 e 1884 e Jornal do Agricultor de 1879, foi possível identificar algumas de suas ideias. Também recorremos à obra de sua autoria: Agricultura Nacional: estudos econômicos; propaganda abolicionista e democrática. Lemos atentamente outras produções intelectuais de Rebouças, as quais se destacam: Federação Territorial, Confederação Abolicionista: programa de solução depois da lei de 13 de maio de 1888 e Imposto Territorial. Nos arquivos históricos da Escola Politécnica – RJ nos debruçamos sobre os documentos relativos ao concurso público de 1879, certame que Rebouças foi aprovado em primeiro lugar, o que lhe garantiu a entrada no seleto grupo de professores da escola. Este estudo pode contribuir para a formação de um conjunto de pesquisas acerca do intenso trabalho intelectual desenvolvido por Rebouças, o que pode fortalecer novas perspectivas sobre a História e Historiografia dos Intelectuais negros brasileiros.
Palavras-chave: Reformismo Social; Ação Política; Ensino Técnico.
Banca Examinadora composta pelos Doutores:
Tereza Maria Rolo Fachada Levy Cardoso, Orientador(a)
Maria Renilda Nery Barreto, Coorientador(a)
Andreia Guerra de Moraes (MIP), CEFET/RJ
Sheila Cristina Ribeiro Rego (MIP), CEFET/RJ
Samuel Silva Rodrigues de Oliveira (MEP), CEFET/RJ
Olival Freire Junior (MEP), UFBA
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