Defesa de Dissertação da Discente Amanda Ribeiro dos Santos
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à
D E F E S A D E D I S S E R T A Ç Ã O
COM O TÍTULO:
“A INTERDISCIPLINARIDADE COMO OBJETO PARA FORMAÇÃO CIDADÃ: UM ESTUDO DE CASO BASEADO NO FILME AVATAR”
Por
AMANDA RIBEIRO DOS SANTOS
Resumo
Esta dissertação teve como objetivo investigar se a partir da fala interdisciplinar do professor em sala de aula os alunos do nono ano de uma escola particular de Duque de Caxias poderiam produzir enunciados que estivessem de acordo com a formação cidadã. O referencial de cidadania utilizado foi o de Cortina (2005) que defende a cidadania cosmopolita. A atividade proposta foi pensada de maneira interdisciplinar e com a utilização de uma abordagem CTS-ARTE, visto que a arte é uma importante ferramenta para compreensão do mundo, tendo o filme “Avatar” sido i escolhido por conter diversas temáticas socioambientais relacionadas com a atualidade. Os debates gerados em sala de aula, mesmo que de maneira online, foram capazes de fomentar nos alunos discursos interdisciplinares relacionados à cidadania e ao papel social da escola. Esta é uma investigação qualitativa baseada no estudo de caso e na pesquisa-ação e que teve seus dados analisados via análise de conteúdo com suporte do software Atlas Ti.
Palavras-chave: Cidadania; CTS-ARTE; Interdisciplinaridade
Banca Examinadora composta pelos Doutores:
Glória Regina Pessoa Campello Queiroz, Orientador(a)
Taís Conceição dos Santos (MEI), CEFET/RJ
Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira (MEP), UFPA
Local, Data e Horário:
- Plataforma Teams (Acesse Aqui a Sala da Defesa)
- 22 de setembro de 2020
- 14:00h
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