Proposta de dissertação do Discente Pedro Paulo Abalada Linhares Ferreira
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à
D E F E S A D E P R O P O S T A D E D I S S E R T A Ç Ã O
COM O TÍTULO:
“O ECLIPSE DE SOBRAL DE 1919 A PARTIR DA HISTÓRIA CULTURAL DA CIÊNCIA: um desvio no
caminho para uma educação em ciências problematizadora”
Por
PEDRO PAULO ABALADA LINHARES FERREIRA
Resumo
No campo da educação em ciências, diversos são os estudos que expõem a relevância de serem estabelecidas no ensino discussões sobre a ciência e os seus processos de construção. Um dos possíveis caminhos indicados para realização de tal empreendimento se faz através da inclusão da História da Ciência nas aulas da educação básica. Inspirados nesse pensamento, a pesquisa desenvolvida, à luz da abordagem historiográfica da História Cultura da Ciência, analisa e discute o episódio histórico de observação do eclipse solar total de 1919, na cidade de Sobral, no Ceará. A investigação tem o intuito de construir subsídios capazes de promover respostas à seguinte pergunta de pesquisa: quais questões sobre a ciência nacional podem ser trabalhadas na educação em ciências de nível básico, a partir do estudo da participação brasileira na expedição do eclipse de Sobral de 1919? Buscando possíveis respostas para tal pergunta, estudamos estudos (nacionais e internacionais) produzidos sobre o episódio e diferentes fontes primárias como, relatórios, cartas, notícias e fotografias, através das lentes da História Cultura da Ciência, visando elencar diferentes atores sociais que, mesmo sendo colocados em condição de invisibilidade, contribuíram para o sucesso da prática de observação realizada em Sobral, indicando questões sobre a ciência que podem ser trabalhadas, especialmente, na educação em ciências. Com o objetivo de estabelecer uma conexão entre a discussão do episódio histórico que será feita nesse trabalho e as questões referentes ao ensino que podem ser levantadas, faremos também uma revisão da literatura sobre educação em ciências que dialoga com o tema. Ciência.
Banca Examinadora composta pelos Doutores
- Andreia Guerra de Moraes, Orientador(a)
- Cristiano Barbosa de Moura (MIP), CEFET/RJ
- Heráclio Duarte Tavares (MEP), USP/FAPESP
Local, Data e Horário:
- Plataforma Teams (Acesse Aqui o Link da Defesa)
- 20 de outubro de 2020
- 14:00h
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