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Proposta de Tese do discente Armando Gil Ferreira dos Santos

Última atualização em Quarta, 09 de Setembro de 2020, 18h39 | Acessos: 962

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

D E F E S A D E P R O P O S T A D E T E S E

 

COM O TÍTULO:

“A PRAXIS DA CODODÊNCIA E DA CO-APRENDIZAGEM PELOS CAMINHOS DA INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS”

Por

ARMANDO GIL FERREIRA DOS SANTOS

 

Resumo

 

Nesses últimos anos têm sido frequentemente discutido o papel da pesquisa na formação de professores, as suas relações com o ensino e o compromisso com a responsabilidade social de futuros docentes. Essa investigação é um estudo de caso realizada em uma universidade pública situada no Rio de Janeiro, no contexto de uma disciplina de Estudos e Desenvolvimento de Projetos a partir de diálogos interdisciplinares: Consciência Planetária, Processos Fundamentais para a Vida Complexa, Condições para a Vida na Terra e Educação para os Direitos Humanos. As experiências de aprendizagem no processo de formação inicial de professores ou em exercício possibilita contribuir e defender a tese de que a codocência e a co- aprendizagem são construídas e potencializadas a partir de um conjunto de possibilidades de interações, parcerias e colaborações. Os nossos sujeitos de pesquisa na modalidade codocência são duas professoras de diferentes áreas do conhecimento, sendo uma delas da Física e a outra da Biologia e quinze licenciandos dos cursos de Pedagogia (6), Física (4) e Biologia (5), compartilhando o Laboratório Interdisciplinar Educação em Ciências (LIEC) como espaço de formação inicial. Os atores sociais-professoras são capazes de atrair a atenção dos estudantes para os problemas ou vicissitudes da sua inserção social criando caminhos para que os sujeitos em formação possam situar-se criticamente e com autonomia para enfrentar os problemas de questões atuais, como: meio ambiente, diferenças sociais, interculturalidade e direitos à vida saudável. Para auxiliar na compreensão dos conceitos nesse trabalho buscamos dialogar com alguns autores como: Pombo, Leontiev, Engeström, Roth & Tobin e Bakhtin. Utilizamos no percurso metodológico para coleta de dados, os recursos da videogravação das aulas em ação codocente, junto aos licenciandos, durante o período de dois semestres consecutivos. A partir dos dados, buscamos na Teoria da Atividade o aporte teórico-metodológico para construirmos elementos fundamentais que nos ajudam a compor a análise dos temas desenvolvidos no processo de formação. Para realçar a análise, constituímos episódios como abordagens que difundem a importância do papel do outro na constituição dos sujeitos, por meio das interações a partir da linguagem destacada na forma de enunciados em um evento social, reconhecendo a historicidade dos sujeitos e o contexto imediato e conjuntural, repleto de contradições e aberto ao dialogismo. A aprendizagem expansiva se fez efetiva ao promovermos a interação de alunos das ciências humanas e das ciências da natureza em torno de questões e temas interdisciplinares. Esse é um caminho para o empoderamento dos sujeitos de forma coletiva, a partir do conhecimento construído, favorecido pela ação pedagógica realizada. Nesta aprendizagem não encapsulada, os alunos demonstraram um desenvolvimento conceitual e atitudinal tendo a vida como foco, caracterizando uma aprendizagem expansiva. A vontade ideológica inspira a ação, logo seria um desperdício perder essa oportunidade de apresentar análises que possibilitam construir o conjunto de uma obra sobre a práxis da codocência e da co-aprendizagem e permitir que ela fique sempre inacabada, porém ativamente disponível para outros atores pensarem em projetos interdisciplinares na formação de futuros professores.

Palavras-chaveCodocência; Formação Inicial; Interdisciplinaridade; Teoria da Atividade; Dialogismo.

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

Gloria Regina Pessoa Campello Queiroz, Orientador(a)

Giselle Faur de Castro Catarino (MIP), UERJ / CEFET/RJ

Glauco dos Santos Ferreira da Silva (MIP), CEFET/RJ

Cristiano Rodrigues de Mattos (MEP), USP

 

Local, Data e Horário:

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