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Defesa de Proposta de Dissertação da discente Tainá Lanza dos Santos Muniz

Última atualização em Sexta, 04 de Setembro de 2020, 21h19 | Acessos: 1055

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

D E F E S A D E P R O P O S T A D E D I S S E R T A Ç Ã O

 

COM O TÍTULO:

UMA MULHER EXTRAORDINÁRIA? ELEMENTOS PARA DISCUSSÃO SOBRE A PARTICIPAÇÃO FEMININA NAS CIÊNCIAS A PARTIR DA HISTÓRIA DE LAURA BASSI

Por

 

TAINÁ LANZA DOS SANTOS MUNIZ

 

Resumo

 

É reconhecida na área de Ensino de Ciências a importância de uma discussão sobre ciências que inclua questões para além de conteúdos e produtos finais, ou seja, sobre a construção das ciências. Perspectivas recentes, apontam ainda para a necessidade de promover um ensino de ciências que não envolva exclusivamente a narrativa hegemônica de homens geniais, brancos e localizados no Norte Global. Nesse sentido, defendemos que a inclusão da perspectiva histórica conhecida como História Cultural das Ciências, em comunhão com os debates proporcionados pelas perspectivas feministas, podem ser um caminho de grande potencial para um ensino de ciências que perceba e legitime a participação das mulheres na construção histórica do conhecimento científico. A fim de discutir como a participação e os apagamentos das mulheres ocorreram, tratamos nessa dissertação de elementos da trajetória de Laura Maria Caterina Bassi (1711-1778), filósofa natural e professora da Universidade de Bolonha no século XVIII. A partir de sua história e do contexto que a circunda, levantamos problemas em torno das circunstâncias que envolviam a educação feminina, as limitações impostas às mulheres ao seguirem uma carreira academia e as relações sociais que foram construídas como estratégias para permanência no meio acadêmico. Para reconstrução do episódio histórico, utilizamos fontes primárias e secundárias, bem como a análise de imagens. Pretende-se apontar como a abordagem histórica proposta em associação com os elementos defendidos na dissertação pode ser um caminho para discussão de um ensino sobre ciências orientado à diversidade e representatividade a partir das discussões sobre trajetórias femininas na ciência.

 

Palavras-chave: História Cultural das Ciências, Epistemologias feministas, gênero, Ensino de Ciências e Laura Bassi.

 

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

Cristiano Barbosa de Moura, Orientador(a) Andreia Guerra de Moraes (MIP), CEFET/RJ Maria Renilda Nery Barreto (MIP), CEFET/RJ

 

Local, Data e Horário:

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