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Defesa Thiago da Silva Peron

Última atualização em Terça, 13 de Outubro de 2020, 15h12 | Acessos: 1023

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

D E F E S A  D E  T E S E

 

COM O TÍTULO:

 

“ENSINO DE CIÊNCIAS E A VALIDAÇÃO DO SABER CIENTÍFICO: um estudo sob a ótica da

História Cultural da Ciência e da Sociologia e Filosofia de Bruno Latour”

Por

 

THIAGO DA SILVA PERON

 

Resumo

 

Discutimos nesta tese como o Ensino de Ciências, pautado na História das Ciências, permite fomentar em salas de aula da educação básica debates sobre o fazer científico, além de contemplar as ciências como manifestações da cultura e da sociedade de determinado tempo e espaço. O projeto foi inicialmente planejado a partir do referencial teórico da História Cultural das Ciências, que nos orientou a olhar as práticas científicas em detrimento das grandes realizações ou dos grandes nomes. Dessa forma, concentramos nossos estudos na prática de publicação científica e dos processos envolvidos na validação do conhecimento científico. A linha historiográfica que adotamos nos direcionou a pensar a validação do conhecimento como um processo que possui historicidade, ou seja, que possui característistas que remetem ao seu local e época. Assim, elaboramos o conceito do que chamamos de Validação Cultural das Ciências e descrevemos como este olhar nos aproximou de outro referencial teórico, a saber, a Sociologia de Bruno Latour. O paralelo que traçamos entre as duas linhas teóricas e o foco no conceito de Validação Cultural, embasaram a construção de um curso de Física para o terceiro ano do Ensino Médio no uqla, todo o conteúdo ministrado, foi realizado a partir das publicações originais daqueles conceitos. Neste curso, visando fornecer elementos que permitissem os estudantes a entenderem as Ciências como elemento social e cultural, dedicamos maior atenção a dois conceitos, especificamente. Através das citações dos trabalhos seminais de Louis de Broglie de Ampère, observamos como os conceitos de dualidade onda-partícula de entidades materiais e de corrente elétrica foram se tornando, nos termos de Latour, um caixa-preta nas ciências, ou seja, quais os caminhos que levaram à Validação Cultural daqueles conceitos, considerando as publicações que os citaram. Neste sentido, apresentamos na tese duas pesquisas, uma documental, que analisa os artigos originais daqueles autores, e uma segunda empírica, que procura responder quais argumentos que as aulas planejadas forneceram aos alunos, para que eles contemplassem o fazer científico como ação social.

Palavras-chave: Ensino de Ciências; História Cultural das Ciências; Sociologia e Filosofia de Bruno Latour; Validação do conhecimento científico.

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

  • Andreia Guerra de Moraes, Orientador(a)
  • Giselle Faur de Castro Catarino (MEI), UERJ / CEFET/RJ 
  • José Claudio de Oliveira Reis (MEI), UERJ / CEFET/RJ Ivã Gurgel (USP)
  • Nathan Willig Lima (UFRGS)
  • Thaís Cyrino de Mello Forato (UNIFESP)

Local, Data e Horário:

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