Defesa da discente Márcia Adriana Maroun
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à
D E F E S A D E D I S S E R T A Ç Ã O
COM O TÍTULO:
“ANÁLISE CONCEITUAL DO TERMO CONTEXTUALIZAÇÃO NOS ARTIGOS SOBRE ENSINO CTS EM PERIÓDICOS BRASILEIROS”
Por
MÁRCIA ADRIANA MAROUN
Resumo
Este trabalho procurou investigar o entendimento a respeito dos termos Cotidiano, Cotidianização, Contexto e Contextualização sob a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A proposta partiu de uma varredura nos 323 artigos encontrados em 31 revistas brasileiras de Ensino e Educação, indexadas pelo Qualis A1, A2 e B1, que constam no banco de dados do Grupo CTS e Educação do CEFET/RJ a fim de encontrar definições das quatro palavras de interesse desta pesquisa. Metodologicamente a pesquisa escolhida foi a bibliográfica e, para gerar os dados que representam a busca dos conceitos de interesse, foi utilizado o Software Atlas TI (versão 7) em um primeiro momento e depois, o Adobe Reader. Do universo analisado, identificou- se dez artigos (3,1%) que definiam Cotidiano, apenas um (0,31%) que definiu Cotidianização, nove (2,8%) que o fizeram para Contexto e trinta e dois (10%) definiram Contextualização. A partir das análises dos resultados, foi possível categorizar as diferentes concepções dos termos Cotidiano, Cotidianização, Contexto e Contextualização. Os resultados mostram que existem concepções bem diferentes dos autores CTS sobre as palavras investigadas, que não há na área o hábito da definição baseada em referênciais teóricos e que são necessários avanços nas definições das quatro palavras desta pesquisa para que a comunidade CTS passe a ter um entendimento mais uniforme, principalmente, sobre as palavras: Cotidiano e Contextualização.
Palavras-chave: Contextualização, Cotidianização, CTS, Ensino de Ciências.
Banca Examinadora composta pelos Doutores:
- Taís Conceição dos Santos, Orientador(a)
- Alvaro Chrispino, CEFET/RJ
- Manoella Villar Amado, IFES/ES
Local, Data e Horário:
- Plataforma Teams (Acesse aqui o link da sala)
- 24 de agosto de 2020
- 14:00h
Redes Sociais