Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Defesas > Defesa da discente Márcia Adriana Maroun
Início do conteúdo da página

Defesa da discente Márcia Adriana Maroun

Última atualização em Quarta, 26 de Agosto de 2020, 21h23 | Acessos: 867

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

D E F E S A  D E  D I S S E R T A Ç Ã O

 

COM O TÍTULO:

“ANÁLISE CONCEITUAL DO TERMO CONTEXTUALIZAÇÃO NOS ARTIGOS SOBRE ENSINO CTS EM PERIÓDICOS BRASILEIROS”

Por

 

MÁRCIA ADRIANA MAROUN

 

Resumo

 

Este trabalho procurou investigar o entendimento a respeito dos termos Cotidiano, Cotidianização, Contexto e Contextualização sob a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A proposta partiu de uma varredura nos 323 artigos encontrados em 31 revistas brasileiras de Ensino e Educação, indexadas pelo Qualis A1, A2 e B1, que constam no banco de dados do Grupo CTS e Educação do CEFET/RJ a fim de encontrar definições das quatro palavras de interesse desta pesquisa. Metodologicamente a pesquisa escolhida foi a bibliográfica e, para gerar os dados que representam a busca dos conceitos de interesse, foi utilizado o Software Atlas TI (versão 7) em um primeiro momento e depois, o Adobe Reader. Do universo analisado, identificou- se dez artigos (3,1%) que definiam Cotidiano, apenas um (0,31%) que definiu Cotidianização, nove (2,8%) que o fizeram para Contexto e trinta e dois (10%) definiram Contextualização. A partir das análises dos resultados, foi possível categorizar as diferentes concepções dos termos Cotidiano, Cotidianização, Contexto e Contextualização. Os resultados mostram que existem concepções bem diferentes dos autores CTS sobre as palavras investigadas, que não há na área o hábito da definição baseada em referênciais teóricos e que são necessários avanços nas definições das quatro palavras desta pesquisa para que a comunidade CTS passe a ter um entendimento mais uniforme, principalmente, sobre as palavras: Cotidiano e Contextualização.

 

 

Palavras-chave: Contextualização, Cotidianização, CTS, Ensino de Ciências.

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

  • Taís Conceição dos Santos, Orientador(a) 
  • Alvaro Chrispino, CEFET/RJ
  • Manoella Villar Amado, IFES/ES

 

Local, Data e Horário:

Fim do conteúdo da página