Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Artigo dos professores do PPEEL recebe prêmio de melhor artigo da conferência WRE 2025
Início do conteúdo da página

Artigo dos professores do PPEEL recebe prêmio de melhor artigo da conferência WRE 2025

Última atualização em Sexta, 24 de Outubro de 2025, 19h01 | Acessos: 195

O trabalho intitulado “A Low-Cost Social Robot for Gesture-Based Educational Activities and Human-Robot Interaction in Learning Environments” foi premiado com o primeiro lugar no Workshop on Robotics in Education (WRE) 2025.

O artigo tem como autores Ana Caroline de O. Bastos, aluna de graduação do CEFET/RJ – Campus Nova Iguaçu; Milena F. Pinto, professora do PPEEL/CEFET-RJ; Rafaelli C. Coutinho, docente do PPCIC/CEFET-RJ; Fabricio L. Silva, professor do curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Nova Iguaçu; Amaro A. de Lima, professor do PPGIO/CEFET-RJ; e Gabriel M. Araújo, também professor do PPEEL/CEFET-RJ. O trabalho evidencia o potencial das parcerias entre diferentes programas de pós-graduação e cursos de graduação do CEFET/RJ, promovendo a integração entre áreas como engenharia elétrica, ciência da computação, automação e robótica educacional. 

O trabalho premiado reforça esse potencial ao propor um robô social de baixo custo, voltado a atividades baseadas em gestos e interação humano-robô, contribuindo para a democratização do acesso à tecnologia e para a inovação pedagógica em ambientes de ensino. O trabalho apresenta os resultados da elaboração e construção de um robô social para atuar como mascote do projeto Meninas na Robótica do CEFET/RJ (https://eic.cefet-rj.br/meninasnarobotica/). Um robô do gênero feminino idealizado para promover, através da robótica, a atração para as áreas tecnológicas de meninas estudantes do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas do Rio de Janeiro. A estética da mascote teve como base um desenho fruto de atividade lúdica com crianças participantes do projeto, que, após algumas adaptações para viabilizar a construção da "simpática robôzinha", foi concretizada pelas mãos de uma ex-bolsista do projeto em seu trabalho de conclusão de curso.

Os autores do trabalho agradecem ao CEFET/RJ, PPEEL do CEFET/RJ, CAPES, CNPq e FAPERJ por apoio ao trabalho. 

Os organizadores do WRE 2025 (Prof. Eduardo Todt e Prof. Amaury Jr.) entregando o prêmio a profa. Milena.



Fim do conteúdo da página