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Ações afirmativas

Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2024, 12h52 | Acessos: 2033

As ações afirmativas podem ser delineadas quais políticas públicas que promovem a integração de grupos sociais historicamente excluídos. Decerto são importantes para evitar que desigualdades ensejam desconformidades sociais. Diversos programas de pós-graduação do CEFET/RJ, incluindo o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPEEL), implementam critérios de ação afirmativa em seus editais de seleção. 

O edital do PPEEL estabelece ações afirmativas para o processo seletivo de alunos ingressantes com o objetivo de promover a inclusão social e a diversidade entre os candidatos. Essas ações foram introduzidas em 2022. As principais ações afirmativas mencionadas incluem:
 
  1. Cotas Étnico-Raciais: 50% das vagas são reservadas para candidatos que se autodeclararem indígenas, pretos ou pardos. Esses candidatos devem fazer essa escolha durante a inscrição, optando por concorrer pelo sistema de cotas étnico-raciais.

  2. Cotas para Pessoas com Deficiência: 10% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência. Os candidatos que desejarem concorrer a essas vagas devem apresentar um laudo médico comprovando a deficiência, com detalhes como o código da Classificação Internacional de Doenças (CID) e a causa provável da deficiência.

  3. Redistribuição de Vagas: As vagas reservadas para cotas étnico-raciais e para pessoas com deficiência que não forem preenchidas poderão ser transferidas para a demanda geral. Todos os candidatos concorrerão com base na pontuação final obtida no processo seletivo.

Essas ações afirmativas visam garantir uma seleção mais inclusiva e representativa, promovendo a diversidade dentro do programa. Mais informações sobre o processo seletivo: https://dippg.cefet-rj.br/ppeel/index.php/processo-seletivo


Importante salientar que o CFET/RJ faz parte do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), criado oficialmente em 1965 pelo Protocolo nº 55.613 e é regido, atualmente,  pela Portaria Interministerial MEC/MRE n. 7, de 4 de junho de 2024 – Regulamenta a operacionalização do Programa de Estudantes-Convênio na modalidade de Graduação – PEC-G e de Português como Língua Estrangeira – PEC-PLE.  Esse Programa tem o objetivo de oferecer oportunidade de formação superior em Instituições Brasileiras (IES) a estudantes de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico. O PPEEL teve a entrada de um aluno oriundo do PEC-G:


Outros dados importantes a serem mencionados são:

  • Ingresso de mulheres no processo seletivo:
    • 2020: 5
    • 2021: 5
    • 2022: 1
    • 2023: 0
    • 2024: 2


É importante notar que é necessário mais ações afirmativas para atrair mulheres para a pós-graduação. Assim, os docentes estão envolvidos em ações para diminuir essa desigualdade:

      1) Projeto de fomento envolvendo o auxílio

  • Edital FAPERJ N 09/2021 Programa Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação Junho de 2021 - Participação da professora Milena Faria Pinto (PPEEL) e coordenado pela professora Rafaelli de Carvalho Coutinho.

      2) Envolvimento de docentes do PPEEL com o ramo IEEE, especialmente com a extensão Woman in Engineering (WIE):

     3) PPPEL também tem feito palestras para disseminar conhecimento e aproximar a comunidade para temáticas da Engenharia Elétrica:

     4) Participação em eventos que promovem a igualdade de gênero:

 

O colegiado do PPEEL é composto por um grupo diversificado e ativo de 15 docentes, dos quais 5 são professoras altamente engajadas, com trajetórias acadêmicas e científicas notáveis. Destacam-se:

  • Ana Lucia Ferreira de Barros, D.Sc: É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C, Cientista do Nosso Estado - FAPERJ, já foi coordenadora do PPEEL, e teve diversos projetos de fomento aprovados.
  • Luciana Faletti Almeida, D.Sc.: É uma das coordenadoras do ramo IEEE do CEFET/RJ, atual chefe de Gabinete da Graduação, possui diversos projetos de fomento já aprovados, e foi coordenadora do PPEEL.
  • Maria Aparecida Gonçalves Martinez, PhD.: Já teve diversos projetos de fomento aprovados, participou de organizações de conferência, e já foi bolsista de Produtividade em Pesquisa.
  • Maria Thereza Miranda Rocco Giraldi, D.Sc.: É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, já organizou diversas conferências, e possui diversos projetos de fomento aprovados. 
  • Milena Faria Pinto, D.Sc.: É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ, já organizou diversas conferências, e possui diversos projetos de fomento aprovados. 

Essas professoras são essenciais para o sucesso do PPEEL, contribuindo ativamente para o avanço da pesquisa e o fortalecimento do programa.

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