Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Contribuição com o Ensino Básico / Graduação
Início do conteúdo da página

Contribuição com o Ensino Básico / Graduação

Última atualização em Sábado, 14 de Dezembro de 2024, 00h52 | Acessos: 1880

Os docentes permanentes do PPEEL possuem uma forte integração com a graduação, uma vez que todos fazem parte do corpo docente dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Telecomunicações e Engenharia de Controle e Automação, no campus sede MAracanã e nos demais campi. Esta integração se desenvolve através de quatro eixos principais:

(i) participação dos docentes nos colegiados de graduação;

(ii) participação dos docentes em comissões e conselhos de ensino;

(iii) participação dos docentes nos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs);

(iv) orientação de projetos de fim de curso de graduação;

(v) orientação de alunos de iniciação científica (tanto de graduação quanto de ensino médio).

 

Para a contribuição com o Ensino Básico e Graduação do PPEEL, podemos considerar a participação em eventos, programas e projetos de iniciação científica que incentivam a integração entre ensino, pesquisa e extensão no CEFET-RJ. Abaixo estão as iniciativas e oportunidades relevantes:

  1. SEPEX (Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão):

    • A SEPEX é um evento anual que promove a troca de conhecimentos e experiências entre alunos, professores e profissionais de diversas áreas. Participar da SEPEX permite divulgar trabalhos acadêmicos, projetos de extensão e pesquisas desenvolvidas pelo PPEEL, contribuindo para o enriquecimento do ensino básico e da graduação.
    • Link: SEPEX - CEFET-RJ
  2. JIPP (Jornada Integrada de Pesquisa e Extensão):

    • A JIPP é outro evento importante que promove a integração entre a pesquisa e a extensão, oferecendo uma plataforma para apresentação de projetos e iniciativas que envolvem alunos do ensino básico e graduação. Participar desse evento pode incentivar os alunos a se envolverem mais ativamente em atividades de pesquisa e extensão.
    • Link: JIPP - CEFET-RJ
  3. Iniciação Científica com Editais da COPET (Coordenação de Pesquisa e Extensão Tecnológica):

    • Os editais de iniciação científica da COPET oferecem bolsas e apoio a projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos de graduação e do ensino técnico. Envolver os alunos nesses editais pode fomentar o desenvolvimento acadêmico e proporcionar experiências práticas em pesquisa científica desde o início de sua formação.
    • Link: COPET - CEFET-RJ

 

 

Através da participação na graduação, os docentes do programa, em contato constante com o estado da arte de suas áreas de pesquisa, contribuem quanto à proposta pedagógica do curso, em especial no que se refere ao provimento de conteúdos de forma dinâmica e coerente com o progresso tecnológico e científico mundial. A participação destes docentes em comissões e conselhos institucionais reflete também o compromisso deste colegiado com a instituição como um todo, nos seus diferentes níveis e papéis de atuação, numa atitude ativa de fortalecimento de uma identidade institucional moderna e compromissada com a pesquisa e com o desenvolvimento tecnológico.

1) Alessandro Zachi:

  • Coordenação e cargos admnistrativos na graduação: Foi coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação (CCGAUT) do Campus Maracanã entre 2022 a 2022
  • Participação em NDE: Participou do NDE do curso CCGAUT
  • Quantitativo de Orientações de Projeto Final de Curso
    • 2021 - 2024:  5
    • Anteriores a 2020: 27
  • Quantitativo de Orientações de Iniciação Científica
    • 2021 - 2024: 4
    • Anteriores a 2020: 12

 

2) Ana Barros:

  • Coordenação e cargos admnistrativos na graduação: Não participa. É coordenadora do programa de pós-graduação PPGIO
  • Participação em NDE: Participa do NDE do curso de Física
  • Quantitativo de Orientações de outra natureza
    • 2021 - 2024: 0
    • Anteriores a 2020: 22 
  • Quantitativo de Orientações de Iniciação Científica
    • 2021 - 2024: 15
    • Anteriores a 2020: 54

3) Diego Haddad: 

  • Coordenação e cargos admnistrativos na graduação: Foi Diretor de Ensino do CEFET/RJ Campus Petrópolis entre 2021 a 2022.
  • Participação em NDE: Não participa (Curso de Engenharia de Computação - Campus Petrópolis)
  • Quantitativo de Orientações de Projeto Final de Curso
    • 2021 - 2024:  4
    • Anteriores a 2020: 5
  • Quantitativo de Orientações de Iniciação Científica
    • 2021 - 2024: 0
    • Anteriores a 2020: 5

4) Gabriel Matos 

  • Participação em NDE: Participou do NDE do curso de Engenharia de Controle e Automação Campus Nova Iguaçu até agosto de 2024.
  • Quantitativo de Orientações de Projeto Final de Curso
    • 2021 - 2024:  3
    • Anteriores a 2020: 29
  • Quantitativo de Orientações de Iniciação Científica
    • 2021 - 2024: 3
    • Anteriores a 2020: 9

 

5) João Dias

  • Participação em NDE: Fez parte do NDE do curso técnico e médio em telecomunicações até 2018.
  • EAD em Telecomunicações: Já foi coordenador de laboratórios e do curso EAD de Telecomunicações entre 2011 e 2015.
  • Quantitativo de Orientações de Projeto Final de Curso
    • 2021 - 2024: 2
    • Anteriores a 2020: 11
  • Quantitativo de Orientações de Iniciação Científica
    • 2021 - 2024: 4
    • Anteriores a 2020: 5

 

6) Josiel Gouvêa

  • Coordenação e cargos admnistrativos na graduação: 
  • Participação em NDE: 
  • Quantitativo de Orientações de Projeto Final de Curso
    • 2021 - 2024: 4
    • Anteriores a 2020: 12
  • Quantitativo de Orientações de Iniciação Científica
    • 2021 - 2024: 2
    • Anteriores a 2020: 0


7) Leandro Samyn

  • Coordenação e cargos admnistrativos na graduação: 
  • Participação em NDE: 
  • Quantitativo de Orientações de Projeto Final de Curso
    • 2021 - 2024: 3
    • Anteriores a 2020: 0
  • Quantitativo de Orientações de Iniciação Científica
    • 2021 - 2024: 6
    • Anteriores a 2020: 19

8) Leonardo (Jovem Doutor Apadrinhado)

  • Participação em NDE: x
  • Quantitativo de Orientações de Projeto Final de Curso
    • 2021 - 2024: 
    • Anteriores a 2020: 11
  • Quantitativo de Orientações de Iniciação Científica
    • 2021 - 2024:  1
    • Anteriores a 2020: 6

9) Luciana Faletti

  • Coordenação e cargos admnistrativos na graduação: Foi coordenadora do COPET entre 2021 a 2022, e é atual chefe de Gabinete do Departamento de Ensino Superior (DEPES)
  • Participação em NDE: Sempre participou do NDE do curso de Engenharia Eletrônica (CCGELT)
  • Quantitativo de Orientações de Projeto Final de Curso
    • 2021 - 2024: 0
    • Anteriores a 2020: 8
  • Quantitativo de Orientações de Iniciação Científica
    • 2021 - 2024: 0
    • Anteriores a 2020: 9

10) Luis Fabian Olivera

  • Coordenação e cargos admnistrativos na graduação: Não. Foi coordenador do PPEEL entre 2022 a 2024 (Julho)
  • Participação em NDE: Participou do NDE do curso de Engenharia Elétrica do curso do Campus de Nova Friburgo
  • Quantitativo de Orientações de Projeto Final de Curso
    • 2021 - 2024: 3 
    • Anteriores a 2020: 0
  • Quantitativo de Orientações de Iniciação Científica
    • 2021 - 2024: 8
    • Anteriores a 2020: 10

11) Maria Aparecida Martinez

  • Coordenação e cargos admnistrativos na graduação: Fez parte do Conselho Diretor do CEFET/RJ entre 2021 a 2023
  • Participação em NDE: Participa do NDE do curso de Engenharia Eletrônica (CCGELT)
  • Quantitativo de Orientações de Projeto Final de Curso
    • 2021 - 2024: 3
    • Anteriores a 2020: 10
  • Quantitativo de Orientações de Iniciação Científica
    • 2021 - 2024: 7
    • Anteriores a 2020: 29

12) Maria Thereza Giraldi

  • Participação em NDE: Participou do NDE do curso de Engenharia Eletrétrica do IME entre 2015 a 2022.
  • Quantitativo de Orientações de Projeto Final de Curso
    • 2021 - 2024: 1
    • Anteriores a 2020: 39
  • Quantitativo de Orientações de Iniciação Científica
    • 2021 - 2024: 4
    • Anteriores a 2020: 57

13) Maurício Dias

  • Participação em NDE: Participa do NDE do curso de Engenharia de Telecomunicações Campus Maracanã (CCGTEL)
  • Quantitativo de Orientações de Projeto Final de Curso
    • 2021 - 2024: 5
    • Anteriores a 2020: 10
  • Quantitativo de Orientações de Iniciação Científica
    • 2021 - 2024: 3
    • Anteriores a 2020: 6

14) Milena Pinto

  • Coordenação e cargos admnistrativos na graduação: Foi coordenadora substituta do CCGELT em 2021 e chefe de relações internacionais do CEFET entre 2021 a 2022.
  • Participação em NDE: Participa do NDE do curso de Engenharia Eletrônica (CCGELT) campus Maracanã
  • Quantitativo de Orientações de Projeto Final de Curso
    • 2021 - 2024: 12
    • Anteriores a 2020: 3 
  • Quantitativo de Orientações de Iniciação Científica
    • 2021 - 2024: 7
    • Anteriores a 2020: 2 

15) Thiago Americano

  • Coordenação e cargos admnistrativos na graduação: É coordenador substituto do curso de Engenharia Elétrica (CCGEL) do campus Maracanã
  • Participação em NDE: Participa do NDE do curso de Engenharia Elétrica (CCGEL) do campus Maracanã
  • Quantitativo de Orientações de Projeto Final de Curso
    • 2021- 2024: 
    • Anteriores a 2020: 10
  • Quantitativo de Orientações de Iniciação Científica
    • 2021 - 2024: 
    • Anteriores a 2020: 1


O desenvolvimento de projetos finais de curso, os quais são normalmente baseados em tópicos relacionados às linhas de pesquisa dos docentes orientadores, contribuem para a formação de engenheiros de formação sólida, hábeis na solução de problemas complexos e atuais e como agentes ativos da construção do próprio conhecimento. A iniciação científica, por outro lado, além de contribuir para uma maior motivação e amadurecimento dos alunos em seus cursos de graduação, atua como um importante instrumento complementar de aprendizado. Através deste recurso, o aluno realiza seus primeiros passos na investigação científica de fenômenos e problemas, sendo motivado e preparado para ser um futuro aluno de programas de pós-graduação.

A profa. Aline Gesualdi, ex-coordenadora e ex-pesquisadora do PPPEL, é a atual coordenadora do Ramo Estudantil do IEEE do CEFET/RJ desde 2016. O grupo do ramo estudantil é formado pelos alunos de graduação dos cursos de engenharia do CEFET/RJ que desenvolvem projetos tecnológicos e participam de competições estudantis no Brasil e no mundo. Em 2017, a sala de projetos do Ramo foi reformulada com recursos do Departamento de Educação Superior (DEPES) do CEFET/RJ, sob a coordenação da profa. Aline. A profa. Luciana Faletti, pesquisadora do PPEEL, é uma das professora coordenadoras do ramo IEEE, auxiliando o grupo WolfBytes. 

O ramo IEEE, coordenado pela profa. Aline Gesualdi, onde professores do PPEEL também auxiliam, foi contemplado com o Edital FAPERJ - Edital 06/2024 - Apoio a Equipes Discentes em Projetos de Base Tecnológica para Competições - 2024  


Foto: Profa Aline Gesualdi juntamente com a profa. Milena Pinto com alunos do Ramo IEEE na Escola Estadual Cardeal Câmara.



Foto: Profa. Aline Gesuladi no espaço reformado do Ramo IEEE.

 


Foto: Alunos de graduação que participam do Ramo IEEE apresentaram artigos nas conferências SBR 2024 e WRE 2024 do evento Robotica 2024 em Goiânia. Notícia: Link da notícia

Fim do conteúdo da página