Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Defesas > Defesa de Mestrado da aluna Thayza Marcela Van Der Laan Melo
Início do conteúdo da página

Defesa de Mestrado da aluna Thayza Marcela Van Der Laan Melo

Última atualização em Quinta, 09 de Janeiro de 2025, 12h47 | Acessos: 377

Defesa de mestrado da aluna Thayza Marcela Van Der Laan Melo

 

Título: Otimização de Sistema de Controle TMD em Turbinas Eólicas Flutuantes do Tipo Barcaça sob Condições Adversas Utilizando Computação Evolucionária. 

Palavras-Chaves: Turbinas eólicas Offshore; Controle Estrutural Passivo; Amortecedor de Massa Sintonizado; Otimização; Computação Evolucionária.

Resumo:

As turbinas eólicas offshore têm um grande potencial para se tornarem uma peça fundamental na transformação da matriz energética brasileira e mundial, nos próximos anos. No entanto, para alcançar maior competitividade em relação a outras fontes de energia, esses aerogeradores necessitam apresentar maior viabilidade e confiabilidade em seus projetos. Para possibilitar a geração de energia em águas profundas com maior eficiência, qualidade e em larga escala, foram desenvolvidas as plataformas flutuantes para turbinas eólicas offshore. Entretanto, essas estruturas enfrentam desafios consideráveis devido às intensas cargas de ventos e ondas. Uma estratégia promissora para reduzir essas interferências negativas envolve a aplicação de técnicas de controle estrutural, amplamente utilizadas em arranha-céus e pontes. Entre essas técnicas, os controles estruturais passivos do tipo amortecedores de massa sintonizados (Tuned Mass Dampers - TMDs) têm sido implementados para atenuar as cargas em simulações de turbinas eólicas offshore. Este trabalho propõe a aplicação de controle estrutural passivo em uma Turbina Eólica Offshore Flutuante (FOWT) do tipo barcaça, visando mitigar os impactos causados por cargas de efeito pendular. O sistema proposto consiste na instalação de dois TMDs na nacele, orientados nas direções frente-ré e lateral-lateral, para análise do seu desempenho. A otimização dos parâmetros desses TMDs foi realizada por meio de técnica de computação evolucionária (Algoritmo Genético – AG), utilizando a fadiga da torre como função de aptidão. A fadiga foi avaliada pela média ponderada dos desvios padrões da deflexão estrutural em ambas as direções. No entanto, a otimização tradicional dos TMDs revelou que o curso resultante é inviável para instalação devido ao espaço limitado na nacele. Para contornar esse problema, foi considerada a inclusão de batentes limitadores de curso nos TMDs. Com essa modificação, a otimização foi conduzida sob condições adversas de ventos e ondas, visando melhorar a operação do sistema e adaptar o curso às dimensões da nacele. As simulações foram realizadas considerando condições turbulentas de ventos e ondas, conforme as recomendações da norma internacional IEC 61400-3. Nos ciclos de otimização e nos testes da FOWT, as simulações foram feitas através do software FAST-SC (Fatigue, Aerodynamics, Structures, and Turbulence – Structural Control). Por fim, o desempenho do sistema proposto foi comparado com uma FOWT sem TMDs, alcançando uma redução na fadiga da estrutura. Também foram realizadas comparações com sistemas otimizados por outros algoritmos e métodos, constatando-se uma melhora na eficiência do sistema com a adição do controle proposto.  Essa análise comparativa possibilitou uma avaliação mais abrangente da eficácia do controle estrutural passivo na mitigação de cargas em turbinas eólicas offshore flutuantes.

 

Banca Examinadora:

Luciana Faletti Almeida (orientadora e presidente)

Juan Guillhermo Lazo Lazo (Co-orientador) (Universidad Del Pacífico)

Karla Tereza Figueiredo Leite (UERJ)

Gabriel Matos Araujo (Cefet-RJ)

 

Data/Hora: 27/02/2025 (quinta-feira), às 10:00 hs
Defesa será realizada remotamente através do Link: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_OWQ3MWUzYzctMWM3YS00ZTZkLTllNWEtMDYyOWVkNDZhNDBj%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%228eeca404-a47d-4555-a2d4-0f3619041c9c%22%2c%22Oid%22%3a%224538307d-3853-466a-9358-f9988969c35c%22%7d

 

 

Fim do conteúdo da página