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Atendimento às Demandas da Sociedade

Última atualização em Sexta, 07 de Maio de 2021, 17h05 | Acessos: 2529

O PPRER visa a formação de recursos humanos qualificados no campo das Relações Étnico-Raciais, a partir de uma abordagem interdisciplinar, capacitando pesquisadores e profissionais capazes de resolver problemas do mundo real ligados à questão do racismo estrutural na sociedade brasileira. Nesse sentido, por meio de um diálogo profícuo entre pesquisa básica e aplicada de orientação interdisciplinar, os trabalhos produzidos no PPRER possuem amplo alcance de inserção social. Um número significativo de dissertações é resultado de investigações realizadas em contextos aplicados, tais como o educacional, o cultural, o artístico e o da saúde.

Cabe pontuar que temos recebido alunos de diferentes regiões do Brasil e de diferentes países atraídos pela temática do programa, pela interdisciplinaridade proposta, por reconhecerem o CEFET/RJ como uma instituição de credibilidade e pelo pioneirismo do PPRER no campo das relações étnico-raciais. Nesse sentido, o programa insere-se socialmente em contextos mais amplos, extrapolando os limites do Estado do Rio de Janeiro, considerando que, uma vez formados, esses estudantes levarão os conhecimentos adquiridos durante o mestrado para sua atuação profissional e acadêmica em seus locais de origem.

Destacamos, também, que um dos mais importantes indicadores de inserção social do PPRER é sua interface com a Educação Básica. Boa parte do corpo docente do programa atua no Ensino Médio-Técnico do CEFET/RJ não apenas ministrando aulas, mas também orientando projetos de iniciação científica do Programa PIBIC-EM, com oferta de bolsas do CNPq e do próprio CEFET/RJ. Essa atividade, além de contribuir para a formação dos alunos, também permite que eles possam interagir com discentes da Graduação e Pós-Graduação, promovendo a verticalização do ensino e despertando o seu espírito investigativo. A integração com a Educação Básica também se materializa por meio da atuação profissional dos discentes e egressos do PPRER, visto que, em sua maioria, são professores de escolas públicas e privadas em diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro e levam os conhecimentos adquiridos no curso de mestrado para suas salas de aula, contribuindo, assim, para a promoção de uma educação antirracista.

 

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