Interação com a Indústria
O CEFET/RJ é uma Instituição Federal de Ensino Superior, que tem mais de 100 anos de história, e que ao longo desses anos estabeleceu uma identidade própria associada ao desenvolvimento tecnológico e à formação de quadros profissionais reconhecidos pela sociedade fluminense, em particular pelos segmentos da indústria regional, assim como a Universidade Federal Fluminense.
No que tange à interação com a Indústria, os docentes do Programa participam em projetos junto ao Centro de Pesquisa da Petrobras (CENPES). As empresas trazem problemas complexos que demandam a aplicação do método científico para sua resolução. Os alunos interessados em participar desses problemas podem desenvolver temas de doutorado. A partir dos projetos, são oferecidas bolsas de pesquisa para alunos, tornando o ciclo de pesquisa virtuoso. Por fim, os resultados podem tanto se transformar em artigos científicos quanto serem absorvidos pela empresa associada.
Particularmente, o PPGIO busca a interação com a indústria/setor produtivo da seguinte forma:
- No caso do CEFET, credenciar uma Fundação de apoio.
- Estimular a apresentação em congressos associados à indústria de Óleo e Gás (OTC, Rio Pipeline, OMAE etc.)
- Acelerar o processo de cadastramento dos laboratórios.
- Participar de editais de fomento ligados à indústria e inovação, como o edital de pesquisa da Light/ANEEL, e inovação Fiocruz.
Como exemplo, cinco projetos atuais fomentados em parceria com a indústria:
- Com a empresa Light Serviços de Eletricidade S/A, uma parte do projeto está sendo desenvolvida na UFF e outra parte em parceria com a TRACEL Ltda. O objetivo central do projeto de pesquisa é desenvolver um equipamento que auxilia as equipes de combate às perdas comerciais a identificarem fraudes causadas por consumidores de baixa tensão. Este projeto está sendo desenvolvido junto ao grupo de docentes de óptica aplicada da UFF.
- A empresa CEMIG - Companhia Energética de Minas Gerais - é uma holding composta por mais de 174 empresas e com participações em consórcios e fundo de participações, além de possuir ativos e negócios em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal. Com a CEMIG, a UFF, junto com a UFRJ, vem desenvolvendo um projeto cujo objetivo é identificar diversas causas que provocam a interrupção do fornecimento de energia elétrica em áreas rurais. Hoje, diversas destas causas são denominadas como “não identificadas”, o que acarreta multas para a empresa. Parte do projeto está sendo desenvolvida pela empresa AXIOM, com sede em Belo Horizonte, e que é responsável por desenvolver uma interface entre o banco de dados criado pelos equipamentos e o data center da CEMIG.
- Eletronorte: A Eletronorte é uma empresa estatal do grupo ELETROBRAS. O projeto com a Eletronorte tem o objetivo de desenvolver um equipamento para a identificação e localização de descargas parciais em equipamentos energizados. O projeto vem sendo desenvolvido com a equipe da UFF e com a empresa TRACEL. O equipamento faz uso de sensores ópticos interferométricos que detectam as vibrações causadas pelas descargas parciais (descargas elétricas internas aos equipamentos).
- Prefeitura Municipal de Niterói (PMN) - A PMN lançou no início de 2020 o PDPA – programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados. O PDPA tem por objetivo implementar soluções para as demandas do Plano Estratégico de Niterói denominado “Niterói que Queremos-2033”. O Edital tem por objetivo promover soluções relacionadas aos desafios prioritários do município nas diferentes Áreas de Resultado que integram o Plano Estratégico 2033 e propor a resolução de problemas públicos concretos da cidade de Niterói, de forma a contribuir de maneira efetiva e inovadora para o desenvolvimento socioeconômico sustentável das diversas regiões do município. O PPGIO está participando do projeto denominado “Desenvolvimento de Sistema de Monitoramento Remoto de Áreas de Alagamento em Vias Públicas com Mitigação de seus Efeitos Através de Intervenção Viária”, que tem por objetivo o desenvolvimento de um sistema de monitoramento de pontos de alagamentos que interrompem o trânsito na cidade de Niterói. O sistema permite detectar o ponto de alagamento e, por meio de interação com os navegadores eletrônicos de trânsito, rotear o trânsito, impedindo que os motoristas fiquem presos em congestionamentos causados pelos alagamentos. O projeto conta com a participação de alunos de IC, doutorado e pós-doutorado.
- Em 2021, a Empresa AS3 Engenharia participou como suporte junto à equipe do Edital Faperj Nº 12/2021 – Apoio A Projetos Científicos e Tecnológicos em Geração e Armazenamento de Energia – 2021, Faixa A, intitulado: “Nanomateriais funcionais baseados em catalisadores de heterojunção acionados por luz visível para produção foto (eletro) catalítica de H2 e redução de CO2”. A importância do projeto proposto é a produção de energia limpa de interesse global; assim como a obtenção de dispositivos patenteáveis ou métodos de fabricação de novos materiais, além do potencial de aplicação de dispositivos como armazenamento e conversão de energia. Este projeto tem como objetivo principal a síntese e fabricação de novos catalisadores de heterojunção para aplicações foto(eletro)catalíticas de produção de hidrogênio verde.

Redes Sociais