Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Anúncios das Defesas > DEFESA DE TESE DE DOUTORADO DENYS PESTANA VIANA
Início do conteúdo da página

DEFESA DE TESE DE DOUTORADO DENYS PESTANA VIANA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INSTRUMENTAÇÃO E ÓPTICA APLICADA
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Instrumentação e Óptica Aplicada tem a satisfação de
convidá-lo para assistir à
DEFESA DE TESE DE DOUTORADO
TÍTULO:
“ANÁLISE DE REGRESSÃO BASEADO EM APRENDIZADO DE MÁQUINA PARA A CARACTERIZAÇÃO DA SEVERIDADE DE FALHAS EM MOTORES DIESEL”
DENYS PESTANA VIANA


Este estudo visa identificar falhas em motores a diesel para aprimorar a manutenção preditiva. Desenvolvemos um modelo de simulação de falhas com base na análise das variações de pressão nos cilindros e na resposta de vibração torcional do virabrequim, criando uma base de dados pública. Utilizamos técnicas de processamento de sinais para extrair características de pressão, temperatura e vibração, aplicando-as em métodos de aprendizado de máquina como Perceptron multicamada (MLP), Random Forest (RF), Máquina de Vetores de Suporte (SVM) e Modelos de Regressão de Processo Gaussiano (GPRM). O GPRM apresentou o melhor desempenho na estimativa da severidade das falhas com um Root Mean Square Error (RMSE) de 0,015 ± 0,001%.
Nosso framework quantitativo combina processamento de sinais e técnicas de regressão para avaliar a condição de saúde do motor durante o processo de deterioração, ao invés de identificar apenas padrões específicos de falhas. A abordagem mostrou ser mais eficaz na prática, com a extração de parâmetros estatísticos dos sinais dos cilindros e a análise da resposta em frequência da vibração torcional, proporcionando uma predição rápida e precisa da severidade das falhas.
A análise em diferentes níveis de ruído branco destacou a robustez do GPRM, que foi o regressor mais estável com menor RMSE. Embora o SVM tenha se mostrado eficaz com baixo ruído, seu desempenho diminuiu com o aumento do nível de ruído, necessitando ajustes específicos. O random forest apresentou desempenho próximo ao GPRM em níveis de ruído entre 0 e 15 dB, mas com maior dispersão nos resultados da validação cruzada.


Banca Examinadora composta pelos Doutores:
Prof. Ph.D. Amaro Azevedo de Lima, Orientador, CEFET/RJ
Prof. Dr. Diego Barreto Haddad, Coorientador, CEFET-RJ
Profa. Dra. Ana Lucia Ferreira de Barros, CEFET/RJ
Prof. Dr. Felipe da Rocha Henriques, CEFET/RJ
Prof. Dr. Ulisses Admar Barbosa Vicente Monteiro, COPPE/UFRJ
Prof. Dr. Ricardo Homero Ramírez Gutiérrez, UEA


Local e data: 26 de junho de 2023 às 14h00 - Quarta-feira, na Sala de aula online – Plataforma Teams.


https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3aa14ec65ff4ce4f679b5462ec4839407e%40thread.tacv2/1717765801626?context=%7b%22Tid%22%3a%228eeca404-a47d-4555-a2d4-0f3619041c9c%22%2c%22Oid%22%3a%22c6b50fc8-9e2f-450d-9a17-10209945fd95%22%7d

 

Fim do conteúdo da página