Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Teses e Dissertações
Início do conteúdo da página

Teses e Dissertações

Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2024, 20h06 | Acessos: 9223

Dissertações

2016

FILOZAPEANDO: UMA EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA DE MEDIAÇÃO À DISTÂNCIA COM O USO DO APLICATIVO DE CELULAR WHATSAPP
Miguel Angelo Castelo Gomes. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Antônio Maurício Castanheira das Neves, Dr.

FILOSOFIA E ENSINO DE PERSONAGENS DE LITERATURA: UM ESTUDO DE VALORES A PARTIR DE UM CATÁLOGO DE PERSONAGENS
Rafael Alvarenga Lopes Gomes. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador:  Luis César Fernandes de Oliveira, Dr.

APRENDENDO A ESCREVER, ENSINANDO A FILOSOFAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO FILOSÓFICA COM JOVENS E ADULTOS DA EJA EM ANGRA DOS REIS
Angélica Lino Pacheco Paiva. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Filipe Ceppas de Carvalho e Faria, Dr.

UMA ESCOLA, UM MESTRE, UM MATERIAL: A IGUALDADE DAS INTELIGÊNCIAS NA PERIFERIA CARIOCA
Maria de Lourdes Bastos Lopes. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Antônio Maurício Castanheira das Neves, Dr. 

 

2017

O AGIR DO PENSAMENTO E SUA PRÁTICA: UMA DIMENSÃO FENOMENOLÓGICA
Luiz Claudio Esperança Paes. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Eduardo Augusto Giglio Gatto, Dr.

A NATUREZA DA CRISE NA EDUCAÇÃO COMO OPORTUNIDADE DO ENSINO DE FILOSOFIA: UMA PROPOSTA  A PARTIR DE HANNAH ARENDT
Wagner de Moraes Pinheiro. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientadora: Taís Silva Pereira, Dra.

A KEMET, ESCOLAS E ARCÁDEAS: A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA AFRICANA NO COMBATE AO RACISMO EPISTÊMICO E A LEI 10639/03
Katiúscia Ribeiro Pontes. Dissertação. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Renato Noguera, Dr.

A “IMAGEM´TEXTO”: ÁNALISE DA IMAGEM COMO LINGUAGEM. UMA INTRODUÇÃO Á FILOSOFIA POR MEIO DA ESTÉTICA
Celso Eduardo Santos Ramos. Dissertação. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Fabio Sampaio de Almeida, Dr.

O TEATRO DO OPRIMIDO COMO EXERCÍCIO DE RESISTÊNCIA ATRAVÉS DAS AULAS DE FILOSOFIA NA ESCOLA
Andreia da Costa Maciel. Dissertação. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Luis Cesar Fernandes de Oliveira, Dr.

MANUAL PARA GAMIFICAÇÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA: USANDO O LÚDICO EM SALA DE AULA
Gabriel Bezerra Neves. Dissertação. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: João André Fernandes da Silva, Dr. Coorientador: Felipe Gonçalves Pinto, Dr.

UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA À LUZ DO CONCEITO MARXIANO DE PRÁXIS
Leonardo Berbat de Brito. Dissertação. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientadora: Taís Silva Pereira, Dra.

ARISTÓTELES E O CONCEITO DE ESPANTO ADMIRATIVO COMO PRINCÍPIO DE ENSINO
Steve Sóstenes Silva Costa Moreira. Dissertação. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Rafael Mello Barbosa, Dr.

O ENSINO FILOSÓFICO COM O CINEMA BRASILEIRO: A EXPERIMENTAÇÃO ESTÉTICA EM SALA DE AULA
Larissa Cristina Rego Duarte. Dissertação. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientadora: Maria Cristina Giorgi, Dra. Coorientadora: Dayala Paiva de Medeiros Vargens, Dra.

DA RESISTÊNCIA À BARBÁRIE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A CAPOEIRA FILOSÓFICA COMO MOVIMENTO DE ENSINO- APRENDIZAGEM
João Paulo de Abreu e Silva Mendes. Dissertação. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientadora: Maria Cristina Giorgi, Dra. Coorientadora: Luziana Catta Preta, Dra.

FILOSOFIA EM REDE: EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM JUVENTUDES NO FACEBOOK
Thiago Jandre Garcia. Dissertação. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Fábio Sampaio de Almeida, Dr. Coorientadora: Maria Cristina Giorgi, Dra.

POP'FILOSOFIA: UM ENSINO ESTÉTICO-CONCEITUAL
Aline de Oliveira Rosa Moreira. Dissertação. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Filipe Ceppas de Carvalho e Faria, Dr.

O ENSINO DE FILOSOFIA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA POÉTICA
André Luís Borges de Oliveira. Dissertação. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Eduardo Augusto Giglio Gatto, Dr.

A EMANCIPAÇÃO INTELECTUAL: UMA PROPOSTA FILOSÓFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DOS DISCURSOS DOCENTES CONTEMPORÂNEOS
Fabiana Martins Martinheiro dos Santos. Dissertação. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Fabio Sampaio de Almeida, Dr.

PARECE MORTO: UM OLHAR FILOSÓFICO SOBRE O PAPEL DO MORCEGO VAMPIRO NO PERSPECTIVISMO AMERÍNDIO E SUA INFLUÊNCIA NA ARTE COSMOPOLITA
Shirlei Cristina Massapust. Dissertação. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Roberto Cesar Zarco Câmara, Dr.

NO COMEÇO DE TUDO: SOBRE O MAL, OS MITOS E A ÉTICA DE PAUL RICOEUR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Anne Caroline Bessa Lima da Silva. Dissertação. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Senna Guimarães, Dr.

 

2018

O ENSINO DE FILOSOFIA NOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO CEFET/RJ
Sílvio Antônio Cardoso de Castilho. 2018. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientadores: Felipe Gonçalves Pinto, Dr. e Talita de Oliveira, Dra.

O ENSINO DA FILOSOFIA COM CINEMA: CAMINHOS PARA A EMANCIPAÇÃO
Carolina Romanazzi Freire. 2018. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Rafael Mello Barbosa, Dr.

A DESCONSTRUÇÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA E A LEGISLAÇÃO ANTIRRACISTA
Fábio Borges do Rosario. 2018. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientadora: Talita de Oliveira, Dra.

O FILÓSOFO JOGADOR NIETZSCHIANO: UMA ABORDAGEM DA NOÇÃO DE JOGO NO PENSAMENTO DE NIETZSCHE
André Meirelles da Fonseca. 2018. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Eduardo Augusto Giglio Gatto, Dr.

QUESTÕES DO GÊNIO: A INAUGURAÇÃO DO INSTANTE POÉTICO
João Vitor Pestana Bentes Lopes. 2018. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Eduardo Augusto Giglio Gatto, Dr.

CRISE NA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE HANNAH ARENDT: ARTICULAÇÃO ENTRE PENSAR E AGIR
Franci Rose Jacintho de Oliveira de Araujo. 2018. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Edgar de Brito Lyra Netto, Dr.

PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE E IMAGEM NAS AULAS DE FILOSOFIA: A FOTOGRAFIA PINHOLE COMO SAÍDA FRENTE ÀS IMAGENS CLICHÊS E O DEVIR-CRIANÇA COMO EXERCÍCIO DE NOVAS FORMAS DE EXISTIR
Rogério da Silva Brunelli. 2018. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Renato Noguera, Dr.

CULTURA, ARTE E PENSAMENTO: UMA ABORDAGEM HEIDEGGERIANA PARA A ALFABETIZAÇÃO POÉTICA
Maria Aparecida de Castro Souza. 2018. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Eduardo Augusto Giglio Gatto, Dr.

DEVER OU DEVIR: UMA RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE SHAKESPEARE E PLATÃO
Gabriel Cornelio Moura. 2018. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Roberto Cesar Zarco Câmara, Dr.

 

2019

DO DIÁLOGO NA FORMAÇÃO HUMANA: UMA REFLEXÃO ENTRE HERMENÊUTICA E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE FILOSOFIA
Kenia Saldanha Constantino. 2019. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Fábio Sampaio de Almeida, Dr.

REFLEXÕES FILOSÓFICAS NO CAMPO DA ÉTICA COMO FORMA DE PREVENÇÃO AO ASSÉDIO MORAL
Valmir Martins de Barros. 2019. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Felipe Gonçalves Pinto, Dr.

O ENSINO DE FILOSOFIA EM UM AMBIENTE DE ENSINO HÍBRIDO
Daniel Vieira Inácio. 2019. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Filipe Ceppas de Carvalho e Faria, Dr.

AS DISCIPLINAS FILOSOFIA E SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Eduardo Guimarães Vieira. 2019. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Senna Guimarães, Dr.

AQUI NÃO TEM NADA? A FAVELA COMO UM PROBLEMA FILOSÓFICO A PARTIR DE UMA CARTOGRAFIA NUMA ESCOLA DE SENADOR CAMARÁ
Fabiana Melo Sousa. 2019. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Senna Guimarães, Dr. Coorientador: Luis César Fernandes de Oliveira, Dr.

ENTRE ENSINO DE FILOSOFIA, LUDICIDADE E A LEI 10639: UMA PROPOSTA AFROPERSPECTIVISTA PARA AULAS DE FILOSOFIA A PARTIR DO CARD GAME COMBATE FILOSÓFICO
Marcelo dos Santos Ribeiro. 2019. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Renato Noguera, Dr.

DISCURSOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DA V CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE ADULTOS
Ricardo Macedo Moreira de Paiva. Dissertação. 2019. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientadora: Maria Cristina Giorgi, Dra. Coorientador: Maicon Jeferson da Costa Azevedo, Dr.

FILOSOFIA E ENSINO NO CÁRCERE: LEIS, CONCEITOS, CONTEXTOS E SUJEITOS
Marcio Daniel da Costa Nicodemos. Dissertação. 2019. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Felipe Gonçalves Pinto, Dr. Coorientador: Maicon Jeferson da Costa Azevedo, Dr.

TRILHAS PARA A CATARSE FILOSÓFICA: EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO
Osvaldo Maffei Junior. Dissertação. 2019. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Eduardo Giglio Gatto, Dr. Coorientador: Roberto Zarco, Dr.

 

2020

RACISMO RELIGIOSO E EDUCAÇÃO: A FILOSOFIA COMO PRÁTICA DECOLONIAL
CAROLINA VENTURA DO ROSARIO MAIA. 2020. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Maria Cristina Giorgi, Dra. Coorientador: Fabio Sampaio de Almeida, Dr.

CONTRIBUIÇÕES DA RETÓRICA NA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR
RAFAEL DE OLIVEIRA COSTA. 2020. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Felipe Gonçalves Pinto, Dr.

NIILISMO NA FORMAÇÃO DO HOMEM
GABRIELLE COOPER ALMEIDA. 2020. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: EDUARDO AUGUSTO GIGLIO GATTO, Dr.

“IDEOLOGIA: EU QUERO UMA PRA VIVER?!” – A CANÇÃO DO CAZUZA COMO PRELÚDIO À CRÍTICA DA IDEOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
FABIO SORIANO PEREIRA. 2020. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Felipe Gonçalves Pinto, Dr.

OFICINA DE CONCEITOS, FILOSOFIA PRÁTICA E CINEMA: A PROBLEMATIZAÇÃO COMO MÉTODO E A EMANCIPAÇÃO COMO PRINCÍPIO
CARLOS ANGELO ALVES MARIANO. 2020. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: TAIS SILVA PEREIRA, Dra.

FILOSOFIA E RPG DIGITAL NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE ÉTICA
RODOLFO MARTINS LOBATO. 2020. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: TAIS SILVA PEREIRA, Dra.

COMO PENSAR O RACISMO ATRAVÉS DOS CONCEITOS DE EXISTENCIALISMO E LIBERDADE EM SARTRE: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
ELAINE CORREA GOUVEA. 2020. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: RAFAEL MELLO BARBOSA, Dr.

O ENSINO DE FILOSOFIA COMO EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA: PRESSUPOSTOS PARA SEU ENSINO
WELLISON SILVA CORREA. 2020. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: RAFAEL MELLO BARBOSA, Dr.

A DOCÊNCIA COMO PRÁTICA DE RE-EXISTÊNCIA: ASPECTOS DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA EM UMA ESCOLA DOCILIZADORA
RHUAN FRANCISCO FERREIRA TORRES. 2020. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: TAIS SILVA PEREIRA, Dra.

2021

ENSINO DE FILOSOFIA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DOS RPGs: DISCUSSÃO FILOSÓFICA POR MEIODOS JOGOS DE INTERPRETAÇÃO DE PAPÉIS NO ENSINO MÉDIO
LUCIANO MOTA BASTOS. 2021. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: TAIS SILVA PEREIRA, Dra.

GRAMÁTICAS DA EXISTÊNCIA: EXPERIÊNCIA E PALAVRA NO ENSINO DE FILOSOFIA
LUCAS LEITAO DOS SANTOS COSTA. 2021. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: TALITA DE OLIVEIRA, Dra.

O LUGAR DA FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: VIVÊNCIAS, REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES
MARCO ANTONIO BELTRI ALVES. 2021. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: FABIO SAMPAIO DE ALMEIDA, Dr.

PROCESSOS DE DIDATIZAÇÃO NO ENSINO DE FILOSOFIA. PRODUZINDO FILOSOFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PATRICIA DOS REIS COSTA DE ARRUDA. 2021. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: MAICON JEFERSON DA COSTA AZEVEDO, Dr.

FILOSOFIA VIRAL: O ENSINO DE FILOSOFIA EM TEMPOS DE IMPERATIVO DIGITAL
THIAGO CANDIDO IRIBARNE MARTINS. 2021. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: LUIS CESAR FERNANDES DE OLIVEIRA, Dr.

O ENSINO DE FILOSOFIA E A LEI 10.639 NO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA – RJ NO ENSINO FUNDAMENTAL II
ANDERSON EUGENIO SANTOS. 2021. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: RENATO NOGUEIRA DOS SANTOS JUNIOR, Dr.

LIVROS DIDÁTICOS DO COMPONENTE CURRICULAR DE FILOSOFIA APROVADOS PELA POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL ENTRE 2018 E 2020, UM DISCURSO REJEITADO PELA RESISTÊNCIA AO RACISMO NA REPRESENTAÇÃO ÉTICA-ESTÉTICA-POLÍTICA 
JOAO JOSE DO NASCIMENTO SOUZA. 2021. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: RENATO NOGUEIRA DOS SANTOS JUNIOR, Dr.

A RESISTÊNCIA AO PATRIARCADO REVELADA NA COMÉDIA DE ARISTÓFANES
JANAINA COELHO MUNIZ. 2021. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: MARCELO SENNA GUIMARAES, Dr.

O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE FILOSOFIA COM ÊNFASE NA PRÁTICA DOCENTE DO Cefet/RJ – REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES
EDSON MORENO DA SILVA. 2021. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: MARIA CRISTINA GIORGI, Dr.

DE FAMA E DIFAMA: MEMÓRIAS E CONTRA-MEMÓRIAS
HERCULES DA SILVA XAVIER FERREIRA. 2021. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: NARA MARIA CARLOS DE SANTANA, Dra.

O CONCEITO DE INVENTIO COMO MÉTODO DE ENSINO NA PATRÍSTICA
CAINAN ESPINOSA GIMENES. 2021. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: THOMAZ ESTRELLA DE BETTENCOURT, Dr.

DIVAGAR DEVAGAR: A CICLOVIAGEM COMO EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA
AMERICO VENCESLAU FREIRE JUNIOR. 2021. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: FELIPE GONÇALVES PINTO, Dr.

TOLERÂNCIA COMO RESPEITO: UMA PERSPECTIVA FILOSÓFICA DE ENSINO A PARTIR DA EDUCAÇÃO PARA TOLERÂNCIA
LEONARDO DE ARAUJO NETO. 2021. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: NARA MARIA CARLOS DE SANTANA, Dra.

Fim do conteúdo da página