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Linhas e Projetos de Pesquisa

Última atualização em Sexta, 24 de Janeiro de 2025, 18h09 | Acessos: 6707

O Programa de Mestrado Profissional em Filosofia e Ensino do CEFET/RJ está alocado na grande área da filosofia. Considerando a natureza de formação e pesquisa desenvolvida neste programa, pode-se afirmar que ele é único no país, suprindo, com isso, uma das principais lacunas da pós-graduação na área. O lugar que o PPFEN ocupa é singular não só devido ao seu objeto de investigação e do perfil das pessoas que são egressas do Programa, mas também por conta da atuação docente da maioria dos/das professores/as do programa, que para além da pós-graduação e da graduação, também atuam no ensino básico, o que resulta não em um saber sobre o ensino de filosofia, mas em um saber desde o ensino de filosofia. A experiência contínua dos/as docentes deste programa no ensino médio, implica na valorização do saber advindo da prática, o que permite um diálogo mais próximo entre docentes e discentes (que em geral são também professores/as da educação básica) reforçando a singularidade deste programa.

 

O PPFEN está estruturado em três linhas de pesquisa visando uma sólida e global formação dos estudantes:

Linha de pesquisa 1 – Teoria e Prática do Ensino de Filosofia

Linha de pesquisa 2 – Questões Políticas, Sociais e Culturais envolvidas no Ensino de Filosofia

Linha de pesquisa 3 – Percursos Temáticos para o Ensino de Filosofia

 

 

LINHA 1 – TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA (veja aqui as disciplinas da linha 1)

Descrição: Se Filosofia é uma atividade reflexiva, ensinar Filosofia também deve ser uma atividade reflexiva. Isto significa que o/a professor/a de Filosofia deve pesquisar tanto problemas clássicos para a Filosofia (e aspectos da História da Filosofia), quanto problemas relativos ao seu ensino. Dessa maneira, fica claro que o/a professor/a de Filosofia deve se dedicar tanto às questões do ensino, pois isso concerne à sua atividade profissional, quanto às questões próprias à história da Filosofia, pois isso lhe concerne enquanto Filósofo e Filósofa. No aprofundamento da formação de professores/as de Filosofia, é preciso incentivar a sólida formação nesses dois eixos: História da Filosofia e Ensino de Filosofia. Esta linha de pesquisa pretende, propor projetos educacionais e discutir tópicos concernentes à história do ensino de filosofia no Brasil e em outros países; concernentes à  presença da Filosofia nos diversos sistemas escolares nacionais; concernentes às abordagens teóricas, filosóficas e pedagógicas, sobre o ensino de filosofia e sobre a filosofia como disciplina escolar;  concernentes ao o  currículo em filosofia, às concepções sobre o ensino (por problemas, por conceitos, por temas e pela história da disciplina), seus objetivos, sua realização e estratégias didático-pedagógicas e de avaliação.

Projetos de pesquisa vinculados: 

Arte, Filosofia e Ensino - participam os professores Eduardo Giglio Gatto e Luís César Fernandes de Oliveira;

Ensino de Filosofia no Brasil – História, Teorias e Métodos - participam os professores Edgar Lyra, Felipe Gonçalves Pinto, Filipe Ceppas, Marcelo Guimarães, Renato Noguera;

Produção e Avaliação de Material Didático em Ensino de Filosofia - participam a professora Taís Silva Pereira e os professores João André Fernandes da Silva, Rafael Mello Barbosa e Roberto César Zarco Câmara.

 

 

LINHA 2 – QUESTÕES POLÍTICAS, SOCIAIS E CULTURAIS ENVOLVIDAS NO ENSINO DE FILOSOFIA (veja aqui as disciplinas da linha 2)

Descrição: O professor e a professora de Filosofia são profissionais que estão inseridos em um contexto político e social do qual eles não podem simplesmente desviar sua atenção sob pena de acabar se encontrando em sérias dificuldades de lidar com a reformulação do seu conhecimento, com o seu público/auditório (sobretudo no caso do ensino na educação básica), com o currículo que se espera que ele e ela ministrem e com a instituição em que lecionam. Não é incomum que tais profissionais acabem se isolando e sendo isolados da vida escolar, apesar de terem muito que contribuir para as relações éticas e políticas deste mesmo ambiente, além de ser-lhes inerente o diálogo direto com outras ciências. Esta linha de pesquisa pretende propor projetos educacionais e discutir questões concernentes à inserção destes profissionais de Filosofia na instituição escolar enquanto professor/a, pesquisador/a e agente político.

Projetos de pesquisa vinculados: 

Discurso de Sala de Aula e a Formação do Professor-Pesquisador - participam as professoras Bárbara Romeika, Maria Cristina Giorgi e Talita de Oliveira e os professores Fabio Sampaio de Almeida e Maicon Jeferson da Costa Azevedo; 

Pensamento Político Brasileiro Contemporâneo - participa a professora Bárbara Romeika e o professor Leonardo Diniz do Couto.

 

 

LINHA 3 – PERCURSOS TEMÁTICOS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA (veja aqui as disciplinas da linha 3)

Descrição: Se a Filosofia é a prática da atividade teórica, então o seu ensino envolve, por um lado, aprender tal prática e, por outro lado, não deixar de praticá-la. De outra maneira, ainda que seja possível fazer Filosofia sem ensinar Filosofia, não é possível ensinar Filosofia sem fazer Filosofia. Paulo Freire assinala que não há ensino sem pesquisa. (Pedagogia da Autonomia, 1996, p.15); o/a professor/a deve ser igualmente um/a pesquisador/a. A reunião destes dois itens, ensino e pesquisa, que pode soar como índice de qualidade em algumas disciplinas, é absolutamente necessária em Filosofia, de tal maneira que o primeiro não seria sem o exercício do segundo. Além de expedientes didáticos e pedagógicos para que o/a professor/a possa conseguir levar para perto dos/as estudantes temas de início bastante abstratos quanto os trabalhados pela Filosofia, para que ele/a possa pensar de maneira autônoma em métodos e instrumentos pedagógicos adequados para ensinar tal assunto a tal grupo, é preciso que o/a professor/a conheça em profundidade os assuntos a ensinar ou que seja capaz de neles se aprofundar suficientemente. O/a professor/a de Filosofia terá uma fala vazia caso não tenha ele/a mesmo/a refletido e experimentado as questões sobre as quais vai tratar, e nenhum recurso pedagógico poderá remediar esse afastamento. Esta linha de pesquisa pretende, em consideração com necessidades dos diversos níveis de ensino, produzir projetos educacionais e investigar questões fundamentais concernentes aos temas da filosofia ao longo de sua história, tendo em vista sua reatualização nos contextos formativos. Esta linha de pesquisa, tal como sua anterior, pretende, em consideração com necessidades dos diversos níveis de ensino, produzir projetos educacionais e investigar questões fundamentais concernentes à História da Filosofia segundo diferentes temas: ontologia, epistemologia, lógica, ética, estética, filosofia política, filosofias e decolonialidades.

Projetos de pesquisa vinculados: 

Metafísica: problemas e limites - participam os professores: Edgar Lyra, Eduardo Giglio Gatto, Felipe Gonçalves Pinto, Fellipe Pinheiro de Oliveira, João André Fernandes da Silva, Marcelo Guimarães, Rafael Mello Barbosa, Roberto Cesar Zarco Câmara e Thomaz Estrella Bettencourt;

Os desafios de pensar e fazer política hoje - participam a professora Taís Silva Pereira e os professores Filipe Ceppas, Leonardo Diniz do Couto, Luis César Fernandes de Oliveira e Renato Nogueira.

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